sábado, 11 de janeiro de 2014

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - XXXVII

3.5.14 - Festas de S. João - III


Outra das grandes diversões era, e ainda é, o lançamento dos tradicionais balões, mas nem todos eram bem sucedidos – 2009 – foto JN


Este parece ter êxito


Sobe, sobe, balão sobe

Balões de S. João
https://www.youtube.com/watch?v=TemkM8KSLRM

https://www.youtube.com/watch?v=Yilk4wf454c


Miragaia – 2008 – foto JN


Um “outro” S. João muito animado é o dos pequenos bairros ou ilhas. Os vizinhos juntam-se e decoram as ruas e casas com balões e festões iluminados em que põem o maior entusiasmo. Na noite de S. João punham música do rádio muito alto e comiam, bebiam (por vezes demasiado), dançavam e cantavam com alegria; hoje convidam ou formam uma pequena banda. São momentos em que as amizades se estreitavam. Quantos amores e casamentos não saíram da noite de S. João!


Em Miragaia - blog Chuviscos


1966 - foto JN

Cascata frente à C.M.P. - 1990 - Foto JN


Noite de S. João na Avenida dos Aliados – 2001 – foto JN


Ribeira - esperando o começo do fogo de artifício



Á meia-noite há fogo no rio ou na Avenida dos Aliados, por cima da Câmara.


YouTube – Noite de S. João no Porto – 4 vídeos 






Noivos de S. João – foi tradição o casamento de S. João na Sé – 1967 – foto JN


Rusgas do S. João de 1957 – Tiveram início neste ano – foto JN

Cantavam-se louvores ao S. João como esta que ficou célebre:

São João santo bonito,
Bem bonito que ele é.
Com os seus caracóis de oiro,
E seu cordeirinho ao pé.
Não há nenhum assim,
Pelo menos para mim
Nem mesmo São José.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Rusga de Massarelos – 2007 e 2008

Grande marcha de S. João – 2010


Rusga da Victória – 2011

Rusga de Paranhos – 2011

Rusga do Bonfim – 2011 e 2012


Rusga do Orfeão da Foz – 2012



Foto afasoft



24/6/2012

“Dezoito barcos rabelos regressam ao rio Douro para participar, no próximo dia 25, na tradicional regata anual do Dia de S. João. Um evento único no Mundo que completará 23 edições.
De velas içadas e numa luta empenhada pela conquista do primeiro lugar, os 18 barcos rabelos da XXIII Regata do Vinho do Porto vão navegar, em cerca de uma hora, o percurso entre a Foz do Douro e a Ponte D. Luís I, para lembrar tempos passados, em que eram o único meio de transporte do vinho do Douro.
"Uma vez por ano, estes barcos históricos navegam desde a Foz do rio Douro até à ponte Luís I com as velas desfraldadas, constituindo um espectáculo de invulgar beleza e significado", salienta a Confraria do Vinho do Porto, em comunicado. Os barcos rabelos eram utilizados no transporte dos barris de vinho do Porto desde a região do Douro, onde o vinho é produzido, até às caves das empresas exportadoras, em Gaia. A última viagem de um barco rabelo da Régua até Gaia teve lugar no ano de 1964.
Desde então, as embarcações permanecem ancoradas no Douro, junto às caves das respectivas empresas, "como símbolo de um passado de tradições e de prestígio". Um dia por ano, os rabelos erguem as velas e deixam o cais, impulsionados pelo vento, num desafio tradicional que rasga as águas do Douro. No ano passado, o rio fez um bicampeão. A vitória destacada pertenceu à embarcação da Warre's Port e ao timoneiro Dominique Symington”. JN – Junho de 2006

Regata de barcos rabelos no dia de S. João


Em 24/6/1905 “Na casa comercial de Miguel Pacheco, ao largo de S. Bento, expõe-se um tão curioso como notável trabalho – uma procissão de S. João, constituída por 400 figuras feitas de rolhas de cortiça e vestidas a preceito em seda, trabalho de dois pacientes amadores que foi muito apreciado”. In O Tripeiro, Série V, Ano XI.

Sem comentários:

Enviar um comentário