quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CONVENTOS DE RELIGIOSOS - VII

3.12.4 – Convento de Santo Agostinho da Serra – Serra do Pilar - II





Foto de Manoliveira


Cúpula – foto de Porto Monumental e Artístico


Foto de Manoliveira

Curiosidade: Já lemos que um arquitecto estrangeiro foi escolhido para construir a cúpula da Igreja da Serra do Pilar. Para tal teria recebido metade do ajustado. Quando acabada, o povo e outros arquitectos terão receado que dado o seu tamanho e forma não se aguentasse quando retirados os altos troncos que a escoravam. O próprio arquitecto talvez também não tivesse total confiança na sua obra pois, foi adiando a sua retirada. Não recebendo o restante do seu pagamento, decidiu certa noite fugir do Porto, o que reforçou esse receio. Por esta razão a Igreja não foi utilizada durante muitos anos. Com o tempo os troncos, apodrecidos, desabaram, mas a cúpula manteve-se firme e resistiu mesmo aos bombardeamentos dos Miguelistas durante o cerco do Porto, 1832/33. Será isto verdade ou lenda?


A – Igreja; B – Claustro - Desenho de A. Haupt


Claustro em 1900 – atrás da coluna pode ver-se a base do chafariz.

Segundo Eugénio Andrea da Cunha Freitas “...prova-se que o claustro circular do Mosteiro da Serra se começou em 1576 e estava concluído em 1583”. Tem 36 colunas.


1950

“Os amigos do Mosteiro da Serra do Pilar” criados em 1925, começaram por restaurar este claustro, que estava completamente renovado em 1926.




Interior do claustro – foto A Cidade Surpreendente


Em 1925, foi constituída a Comissão dos Amigos do Mosteiro da Serra do Pilar, que, através de grandes sacrifícios, conseguiu não só realizar muitas beneficiações na igreja, como também alcançou restaurar o lindo claustro do convento, construído em 1602, em forma redonda, como a igreja, e único no país com tal disposição.
Também foram restauradas outras dependências do mosteiro, que jaziam em ruínas, de forma a poderem servir para a guarda de muitas raridades que nelas foram recolhidas”.


Anos 50 do séc. XX

1 comentário:

  1. Olá
    Sem dúvida...um local que merece ser visitado...demoradamente visitado.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar