sábado, 8 de outubro de 2016

ARTES E OFÍCIOS - XXIV

6.24.24 - Artes e Ofícios - Publicidade - IV



Bolachas Triunfo – Nossas mães compravam latas grandes, cúbicas e em chapa, de bolacha Maria. Muitos anos mais tarde quando foi inaugurado o Cubo na Ribeira, o povo chamou-lhe de imediato a caixa de bolachas Maria.




F. da Silva Cunha & Filhos - Espelho da Moda



1933


Mudou, depois, para o início da Rua de Santa Catarina com o nome Porfírios.



O chamado Preto da Casa Africana.


Um conjunto de artistas extraordinários!



A Fábrica de Produtos Coração foi instalada no Porto em 1928, por Albrecht Löbe. As escolhas do nome "Coração", bem como da insígnia com um coração trespassado por uma seta, feitas por este cidadão alemão, atribuem-se ao facto de se ter apaixonado em Portugal. Se este facto é verdadeiro é agora difícil comprová-lo, mas fica sempre bem no início de uma história.
Em 1938, a fábrica passou a ser gerida pela empresa Albrecht Löbe & C.ª e, a partir de 1945, em nome individual por Alberto Guimarães. Na década de 1950, esta fábrica, nas mãos de Alberto Guimarães, encontrava-se na rua de D. António Barroso, n.º 229, onde se manteve até quase aos anos de 1980. 
Tendo o registo da marca "Limpa Metais Coração" caducado, registou-se como seu titular, em 2008, Paulo José Carvalho dos Santos, que em 2011, com novo sócio, constituiu a empresa "Solarine Coração", em Braga.
Manteve-se assim a produção deste conhecido limpa metais de atractivas embalagens que nos remetem para o imaginário nacional.


Quem se não lembra destes produtos que faziam reluzir os metais – 1950

Esta factura foi passada â firma Santos & Irmãos, L.da, muito popular na cidade, que vendia molduras para quadros e fotos e designada Santos & Irmãos Douradores.



No "arranha céus" da Praça D. João I, hoje um banco.


Depois da guerra de 39/45 todos os táxis eram deste modelo – pequeno motor a diesel adaptado a automóveis – a matrícula é alemã pelo que deve ser dos primeiros anúncios – tinham cerca de 30 cv.



1960






1945


Sobre este célebre café ver o nosso lançamento de 22/11/2013



Desde 1905 foi o clube que mais vezes animou o Carnaval. Ver o nosso lançamento de 30/12/2013 sobre o Carnaval no Porto.


Tintas Barbot - 1940


Filme de Manoel de Oliveira – 1942

«A história é simples, real, ambientada no mesmo cenário de Douro, Faina Fluvial a zona ribeirinha do porto e Gaia. Dois garotos, o Carlos e o Eduardo, gostam da mesma miúda, a Teresinha. Um é audacioso, brigão, atrevido; o outro é tímido, bom, sossegado. A rivalidade vai-se acentuando e, um dia, para agradar à sua (namorada), Carlos rouba, uma boneca. Teresinha sente-se inclinada para ele até que um dia, numa inocente brincadeira, Eduardo escorrega por um talude e cai ao lado de um comboio que passa. Todos pensam que Carlos o empurrou e todos passam a afastar-se dele, enquanto Eduardo sofre numa cama de hospital. Carlos pensa fugir num barco ancorado no cais de Massarelos mas tudo se esclarece por intervenção do dono da "loja das tentações" que vira o acidente e que, no final tira todas as suspeitas de cima de Carlos. E os garotos poderão de novo jogar aos polícias e ladrões, ao jogo do Aniki-Bobó». - Por Luís de Pina in Breve História do cinema Português.
Recordámo-nos que, quando vimos este filme, ficámos muito impressionados e na cena da queda para a linha o susto foi tal que até chorámos. No entanto gostámos muito da história e admirados com a interpretação dos pequenos actores, pouco mais novos do que nós. 

Aniki – Bòbò - vídeo

Entrevista com os protagonistas, com 80 e 70 anos - delicioso!

Filme completo

3 comentários:

  1. Boa noite, amigo Rui Cunha!
    Duas notas acerca desta entrada:
    Residi na freguesia de Frossos, concelho de Braga, onde se situa a fábrica dos "Produtos Coração", ainda sob o nome da firma Alberto Guimarães (precisamente o meu nome), pelo que recebi inúmeras chamadas telefónicas por engano!
    Outra nota: tenho a honra de ter como grande amigo, desde os bancos do Externato Vieira de Castro (naquele tempo conhecido por "Pilha-Galinhas"), do Dr. Luís Portela, presidente da BIAL!
    Grande abraço tripeiro, com desejos de um bom Domingo!
    Alberto Guimarães

    ResponderEliminar
  2. Quando escrevemos este lançamento ainda nos perguntámos se seria seu familiar o proprietário da Coração....
    Grande abraço
    Maria José e Rui Cunha

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Como me lembro de tanta desta publicidade...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar