domingo, 5 de março de 2017

AUTOCARRO II E TROLEICARRO

6.26.10.2 - O Autocarro II e o Troleicarro


Recolha da Carcereira


Circunvalação – Asprela, onde depois foi construída a recolha dos autocarros - Foto de Teófilo Rego


Autocarro articulado


Autocarro descapotável usado na campanha eleitoral de Rui Rio para a C.M.P. - 2009

STCP – vídeo com locução do inesquecível Fernando Pessa


Perigo!


Autocarro da linha 78 o eléctrico da linha 1 na Praça de Gonçalves Zarco – ainda se encontra a proa do Jackob Maersk junto da praia do Castelo do Queijo.



Autocarro para turistas - Yellow bus


Panorama do Porto


Projecto de Edgar Cardoso para adaptação da passagem dos troleicarros na ponte Luis I


Troleicarro 35 no terminal da linha de Campo Alegre (Lordelo) - 1960


Os troleicarros circularam de 1959 a 1997

“Em meados da década de 1950, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, operadora dos transportes públicos da cidade, defrontava-se com alguns problemas operacionais e de segurança uma vez que o sistema de alimentação de energia dos carros eléctricos que atravessam o rio Douro com destino a Vila Nova de Gaia pela ponte metálica de Ponte Luís I estaria alegadamente a provocar uma corrosão eletrolítica acelerada nos pilares da ponte, impondo-se a sua substituição por outro meio de transporte que não originasse tal efeito. Para além disso, a própria infraestrutura do sistema de carros eléctricos existente em Vila Nova de Gaia apresentava um evidente desgaste físico que impunha a sua substituição.
Atendendo à existência de várias infraestruturas de distribuição de energia elétrica para transporte público, nessa zona, optou-se por manter a tração elétrica, pelo que a solução foram os troleicarros, veículos que já circulavam com sucesso no país, em Coimbra, desde 1947.
Embora aquando do seu aparecimento tenha tido um enorme sucesso, as dificuldades operacionais começaram a aparecer na década de 1990, devido ao elevado tráfego automóvel existente na cidade. A rede acabou por ser encerrada totalmente na noite de 27 de Dezembro de 1997.
Após mais de dois anos estacionados na Estação de Recolha da Areosa, no Porto, o seu tradicional e, nos últimos anos, exclusivo depósito, 23 dos 25 troleicarros Efacec foram vendidos. Esta venda sucedeu após diversas e goradas tentativas para diversos países e cidades. E, um facto incompreensível para todos os que se interessam por este meio de transporte, foi o completo desinteresse manifestado pelos SMTUC de Coimbra, o remanescente operador de troleicarros no País e, até agora, a única cidade onde circula(va)m troleicarros deste modelo: Apenas dois dos troleicarros do Porto circulam ainda hoje pelas ruas de Coimbra.
Felizmente ficaram preservados e em perfeito estado de funcionamento um exemplar de cada um dos modelos que circularam na cidade, para constituírem um futuro Museu do Troleicarro do Porto (à semelhança do Museu do Carro Eléctrico). Assim, poderão ser vistos o primeiro troleicarro do Porto, o BUT n.º 1, o BUT n.º 23 — um dos com 3 portas — o Lancia de um piso n.º 49, o Lancia de 2 pisos n.º 102, o Efacec simples n.º 64 e o Efacec articulado n.º 167”. In Wikipédia


“Um troleicarro Efacec, na rua de Sá da Bandeira, na década de 1980.
Inicialmente servida por autocarros, a linha 49 (Alfândega - hospital de São João) foi posteriormente convertida para a utilização de troleicarros. 
Finalmente, em dezembro de 1997, os troleicarros foram substituídos pelos autocarros na 49 (Bolhão - hospital de São João) - A 49 foi a última linha de tróleis da Invicta”. In Porto Desaparecido


Na ponte Luis I


Em Ermezinde


Troleicarro de 2 andares



S. Pedro da Cova - 1985


Troleicarro de 2 pisos em S. Pedro da Cova – linha 11 – 1987

Troleicarros do Porto – fotos do livro de António Vasconcelos 


Linhas de eléctricos, autocarros e troleicarros em 1965
Eléctricos – a amarelo
Autocarros – a verde
Troleicarros – a vermelho 

O Porto e os transportes – locução de Fernando Pessa

Sem comentários:

Enviar um comentário