terça-feira, 7 de março de 2017

O METRO

6.26.11 - O Metro


Símbolo em vidro na estação da Casa da Música


“1995 Dezembro, 21 - É lançado o Concurso Público Internacional de Pré-Qualificação para a concepção, construção, equipamento e operação do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto. Apresentam-se a concurso quatro consórcios.
1997 Novembro, 25 - É tomada a decisão de adjudicação do projecto ao Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) Normetro.
2000 Outubro - Inicia-se a produção do primeiro de setenta e dois veículos da frota do Metro do Porto. Incorporando componentes fabricados em Portugal, em Itália e em Inglaterra, o Eurotram é montado nas instalações da Bombardier na Amadora.
2002 Dezembro, 7 - É inaugurada a Linha A (Azul) e o Sistema de Metropolitano da Área Metropolitana do Porto. A cerimónia oficial tem lugar na Estação da Casa da Música, sendo presidida pelo Primeiro-Ministro, Dr. José Manuel Durão Barroso. Cerca de mil pessoas acompanham o dia 1 do Metro do Porto. Por decisão do Conselho de Administração, até ao final de 2002 a circulação no Metro é gratuita.


A "Micas a abrir o túnel na Avenida dos Aliados


Em 3/9/2003 a Ponte Luis I esteve fechada ao trânsito porque no dia 4 iriam começar as obras para a passagem do Metro

2003 Novembro, 3 - Conclusão do Túnel Trindade/Ponte. Estão escavados todos os túneis, com quase 7 quilómetros, da primeira fase da rede”. Site da Metro do Porto


Tratou-se de uma iniciativa lançada no primeiro mandato do então presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes e por sua iniciativa. No momento, tal foi considerado por muitos um projecto irrealizável.




Estação da Trindade – vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=J2NZBbrXalo

A primeira linha do Metro do Porto — ligando Senhor de Matosinhos à estação da Trindade (linha A) — foi inaugurada no dia 7 de Dezembro de 2002 pelo então primeiro-ministro Durão Barroso, circulando em regime experimental no final desse ano. Nesta primeira fase, a rede possuía apenas 11,8 km e 18 estações, todas de superfície, sendo o antigo túnel ferroviário da Lapa, reconvertido para a rede do metro, o único percurso subterrâneo.


Na abertura da estação do Campo 24 de Agosto foram descobertas as ruínas da antiga arca de água de Mijavelhas.


Estação de Campanhã



A 5 de Junho de 2004, a linha foi estendida até ao Estádio do Dragão, pronta para o Campeonato Europeu de Futebol, o Euro 2004, que decorreu nesse ano em Portugal. A rede ganhou 3,8 km de linha e 5 novas estações no centro do Porto, em túnel subterrâneo aberto propositadamente para o metro.

Metro do Porto

Em 13 de Março de 2005, abriu o primeiro troço da segunda linha, a linha B, aumentando a rede em quase 7 quilómetros e 5 novas estações de superfície, ligando Pedras Rubras, a partir da Estação da Senhora da Hora já existente para a linha A, ao Estádio do Dragão. Esta nova linha usa o canal ferroviário da Linha da Póvoa, aberto no século XIX, e que ligava a Póvoa de Varzim ao Porto. 

Linha da Póvoa


Uma outra nova linha, a Linha C, abriu meses depois no dia 30 de Julho chegando até ao centro da cidade da Maia, o que significou um novo aumento de 6 km de linha e 6 novas estações de superfície, parte da linha C, foi construída no antigo canal da linha ferroviária da Trofa.


A Linha D (amarela) abriu no dia 18 de Setembro de 2005 e liga o centro de Vila Nova de Gaia ao extremo Norte do concelho do Porto, junto ao pólo universitário. Abrindo 5,7 km de rede e dez novas estações, quase todas elas subterrâneas.


Estação do metro de S. Bento

S. Bento à Estação dos Combatentes 

Existiram sérios constrangimentos nas escavações do túnel da linha D no centro do Porto que atrasou a abertura desta linha.


Ponte do Infante



Atravessando a ponte Luis I

A linha obrigou à construção de uma nova travessia rodoviária sobre o Douro — a Ponte do Infante — uma vez que o tabuleiro superior da Ponte D. Luís teve de ser fechado ao trânsito automóvel e convertido para o metro.


Em 10 de Dezembro, a linha estendeu-se mais 804 metros em Vila Nova de Gaia, abrindo também uma nova estação (João de Deus). Nesta data estava prevista também a abertura das estações IPO e Hospital de São João. No entanto, devido a problemas de segurança levantados pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (São João), os carris do metro passam a apenas 50 cm dos portões desta faculdade, o governo decidiu suspender a abertura até que todas as questões de segurança fossem ultrapassadas.


Após vários e longos adiamentos, a abertura oficial do troço principal da linha Vermelha até à Póvoa de Varzim abriu a 18 de Março de 2006, aumentando a rede em mais de 17,2 km e 15 novas estações.



O cartão Andante Gold também se alterou, passando a ser possível carregá-lo em máquinas multibanco e tendo duas modalidades: o normal e o social (com descontos até 50%) que, apesar de terem sido feitas por pressão dos utentes da linha da Póvoa, ficaram disponíveis para os utentes de toda a rede.


Metro na estação do aeroporto Francisco de Sá Carneiro

Em 27 de Maio considerou-se concluída a primeira fase da rede, com a entrada em funcionamento da linha Violeta (linha E), que passou a ligar a Baixa do Porto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sendo a primeira rede de metropolitano em Portugal a fazer tal tipo de ligação e a segunda na Península Ibérica. Esta nova linha usa o canal da linha B, acrescentando apenas 1.480 m e 3 novas estações. 

Metro do Porto 


Interior de uma carruagem do Metro do Porto. 

Em 2015 registou-se o melhor ano de sempre em termos de procura – 57,7 milhões de clientes transportados (um crescimento de 1,4% face ao ano anterior) - e uma receita tarifária de 40,9 milhões de euros (a maior de sempre, subindo 3,3% em relação a 2014).



Metro rápido da linha da Póvoa

Ir a Gaia de metro e ver o Porto

Terminal intermodal de Campanhã – apresentação em Dezembro 2015 

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