terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ELÉCTRICO XI

6.26.7 - O Eléctrico XI - O baú da comida dos empregados, Livrete do eléctrico, Carros de Socorro, O último dia do eléctrico no Porto


No passado era habitual o eléctrico reduzir a velocidade, mesmo fora das paragens estabelecidas, e uma mulher ou um rapazito entregar ao guarda-freio um baú em chapa, que continha a sua refeição ou a de um seu colega.Preparada em casa e comida na hora de descanso. Sobre este tema, lemos, no site do Museu do Carro Eléctrico, um extraordinário testemunho do antigo inspector Carlos Moreira que, pela forma extraordinária como nos conta uma história repleta de memórias e de significados a partir de um simples objecto, não resistimos a partilhar:

“MEMÓRIAS DA STCP 
BAÚ 
“Eu sou o BAÚ do guarda-freio n.º 824! É como chamavam à fotografia inserida no ITINERARIUM STCP SA n.º 17. Tinha muitos colegas, todos identificados com a categoria e número que o patrão tinha na Empresa! Sou de uma família que em devido tempo ocupou na sociedade diversas funções. Desde servir para transporte de mercadorias diversas, ou mesmo ser o guardião de ricas jóias e valores. Claro, que nem todos tinham a mesma história que eu! A minha função, como a de tantos meus colegas, era o transporte da refeição para o meu patrão. Todavia, durante o nosso percurso de vida, uns tiveram mais sorte do que outros, encontraram pessoas mais aptas e propiciadas a lidarem connosco, outros nem por isso. Naturalmente que uns, foram mais nobres na refeição que transportaram – era essa a nossa função – outros, mais modestas! Uns estavam mais bem conservados, sempre de pintura fresca e bonita, outros a acusarem a falta de conservação! Tudo isto valia para a nossa auto – estima. 
Recordo, que normalmente o nosso destino a partir da linha mais próxima da morada do patrão, era: Bolhão, Praça da Liberdade, Praça da Batalha, Cordoaria, Boavista e Massarelos. 
As patroas, esposas dos funcionários, sobretudo do MOVIMENTO, mas também as de alguns das oficinas, ou via e obras, dirigiam-se ao guarda freio que conduzia o eléctrico que coincidia com o horário indicado pelo meu patrão e, pediam ao guarda – freio para me deixar no local previamente com ele combinado, onde ele me iria levantar. Após isso, dirigia-se para onde houvesse o refeitório mais próximo – Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados, Boavista e Massarelos – e lá tomava a refeição que eu guardava no meu interior. Alguns guarda-freios eram amáveis, acolhiam-me com simpatia e deixavam-me onde a minha patroa pedia. Outros, recusavam-se terminantemente, – não a transportar-me, – mas a desembarcar-me no local pedido; não assumiam o compromisso de me desembarcar, se não estivesse lá alguém à minha espera para o fazer. Havia outros, que, apesar de toda a simpatia e boa vontade, se esqueciam de mim e eu lá continuava a viajar no cantinho da plataforma onde me colocavam, até ele, ou alguém que me visse, o chamasse atenção para esse facto. Então, muito aflito, o guarda-freio fazia parar o primeiro carro com que se cruzava, e pedia ao seu colega para me deixar no local do compromisso. Muitas das vezes, este lapso não era transmitido ao meu patrão, que, no seu subconsciente atribuía logo aquele atraso à distracção e falta de rigor de sua esposa. Eu quando chegava a casa na companhia dele, assistia a uma discussão estéril entre os dois, devido ao meu atraso na chegada, sem poder repor a verdade da causa daquele atraso. Alguns guarda-freios que tinham esse lapso, quando identificados, eram admoestados severamente pelo meu patrão e, eram esses que futuramente, se recusavam terminantemente; não a transportar-me, mas a comprometerem-se a desembarcar-me no local pedido. Devo esclarecer, que quando o patrão já estava à minha espera, tudo corria melhor. 
O Dono dos carros eléctricos, STCP, nalgumas expedições punha um ajudante ao expedidor a quem chamavam: telefonista! Esse ajudante era utilizado no meu desembarque e nas transferências que eu por vezes tinha de fazer, para chegar ao local que a minha patroa escrevia num papel e com um fio segurava à minha asa, indicando o meu destino final. Eu podia ir parar a qualquer ponto dos já citados, mas ter interface para outros destinos. 
Nalguns casos, eu acompanhava o meu patrão para o trabalho, já com a refeição dentro. Ele, deixava-me depois num dos refeitórios da Empresa, com a indicação escrita ao funcionário que ali se encontrava em serviço, para pôr o que eu transportava, a aquecer para determinada hora. Curiosamente, nem sempre o meu patrão aparecia à hora indicada no panfleto, talvez por ter de fazer mais uma viagem por falta do colega para o render, ou atraso na sua última viagem. Se o funcionário que lidava com os tachos era competente, retirava o tacho após poucos minutos da hora marcada. Se era desleixado ou distraído, (mau profissional, sem brio), ficava o tacho super aquecido. Eu Baú, assistia a mais um verbalismo desagradável entre o meu patrão e o funcionário, ambos a questionar a sua razão, porque o funcionário pouco brioso argumentava que cumpriu com rigor aquilo que o meu patrão deixou escrito. Com alguma petulância dizia: esta letra não é tua? Ora então lê o que escreves-te! O meu patrão para evitar retaliações futuras, muitas das vezes acobardava-se, aprendia a lição e em casos análogos pedia ao expedidor e telefonava para o refeitório a pedir que retirasse o seu tacho do fogão, ou então dava indicação para outra hora, para ele não requentar ou estorricar. Os refeitórios, (excepto o da Praça da Liberdade – era uma sala muito pequena num fundão nada agradável) estavam equipados com um enorme fogão eléctrico rectangular de um só disco, onde cabiam muitas marmitas em simultâneo e o seu calor também era moderado, mesmo quando era graduado para o máximo. Só com muito tempo de permanência da marmita, é que entrava em ebulição o seu conteúdo. 
Viajei muito! Sozinho, ou acompanhado, assim como muitos colegas meus, que até viajavam de comboio, ou mesmo num tabuleiro em grupos de seis, transportados à cabeça de uma ou outra senhora, com o almoço para senhores bem colocados profissionalmente. Fui o guardião da alimentação do meu patrão e apreciava imenso a chegada a casa, porque normalmente as crianças iam logo tirar-me da mão do patrão e escancarar-me a tampa, para ver se havia ali alguma sobra; cuja sobra, eles apreciavam com alguma avidez e sofreguidão. Penso que o meu patrão deixava sempre um restinho, porque também apreciava aquela avidez da pequenada e não os queria desiludir. Dava a ideia, que um restinho de comida ou mesmo um bocadinho de broa que eu transportasse de volta, era mais apreciada do que aquela que havia em casa, até com alguma fartura. Eu ficava enternecido com o roçar daquelas mãozinhas pequenas, que me iam retirar das mãos do patrão e especulavam o meu interior e o da marmita, na ânsia e curiosidade que houvesse alguma sobra. 
Era muito utilizado nessa altura, para o transporte de almoços ou jantares e outros! Tinha uma base que resistia a qualquer força centrifuga que em mim fosse exercida, ou mesmo a qualquer empurrão que involuntariamente me dessem. Por isso, as classes menos abastadas, utilizava-nos para vários fins! Estou a lembrar-me da classe piscatória, que nos utilizava muito para o transporte da comida num dos sentidos, e para transporte do peixe no outro. Os pescadores, tinham direito a uma porção de peixe que ajudavam a pescar, a que chamavam : caldeirada! O peixe não podia viajar no carro eléctrico à vista, e nós, éramos um bom esconderijo para ele viajar sem pagar e sem comprometer ou incomodar os funcionários da STCP, que tinham responsabilidade e obrigações connosco. Recordamos, um Sr. Passageiro, que morava e embarcava na foz. Se entrasse um fiscal no carro em que algum de nós e ele viajássemos, atrevia-se a acusar-nos de transportarmos peixe! O que nem sempre era verdade. Era conhecido pelos nossos “amigos” – cobradores e guarda freios, pelo: “Careca da Foz” – um passageiro bem conhecido de todos, não pelas melhores razões. Foi um grande inimigo que tiveram os meus colegas, enquanto serviram os pescadores! 
A evolução dos tempos dispensou-nos de muitos trabalhos e ficamos no “desemprego”! Com isso, também pusemos no desemprego alguns latoeiros – funileiros. Todavia, outras industrias nasceram, outras especialidades, outras formas de vida mais suave e menos penosa para todos, onde já não era necessário a nossa presença, o nosso trabalho! Não ficamos tristes por ficarmos apenas para a história, porque temos, – narcisismo à parte – uma linda história de trabalho, de companheirismo e lealdade servil! 
Aqueles meus colegas, guardiões de jóias e valores, deixaram na voz popular um dito, a lembrar o nosso nome pelas gerações futuras, embora não pela melhor causa. È que, quando eram assaltadas as casas que os possuíam, como estavam fechados a cadeado, o larápio com uma faca ou outro instrumento cortante, dava um golpe na chapa, abria um buraco, por onde depois retirava os valores que os meus colegas guardavam. Criou-se a partir desse procedimento um dito muito popularizado, que chegou até aos nossos dias e que perdurará no tempo. Quando alguém mostra sinais exteriores de riqueza sem se saber muito bem a sua procedência, logo é aplicado o aforismo, mesmo por muitos que nem nos conhece: DEU O GOLPE NO BAÚ!”

Um dia na vida de um eléctrico 


Livrete de carro eléctrico


Em caso de avaria na linha ou num eléctrico lá vinha o “vermelho”!


Assistindo a um "doente" na Praça da Batalha


O 18 no último dia da circulação do eléctrico no Porto - 1996

Um inglês descreveu desta forma o último dia da circulação do eléctrico no Porto:
“A cidade de Porto (Cidade Invicta) possuía uma rede impressionante dos eléctricos, que acabou por ser reduzido numa linha comprida só (N º 18). Esta deve ser considerada uma das mais interessantes e fotogênicas no mundo, percorrendo as ruas da cidade tradicional, colinas ínclinadas, uma corrida à beira do rio (Marginal) e ao longo duma avenida espetacula na via própria (Avenida da Boa Vista). Em Maio de 1996 o seu estado foi reduzida a uma "Linha do Museu", embora continuasse a prestar um serviço público por alguns anos, até foi truncado em sua forma atual, correndo ao longo do rio e até o centro histórico da cidade.
Em 1996 eu decidi desistir da minha maquina velha da pelicula Super 8mm e "converter" ao formato vídeo. Esta pequena producção é a minha primeira tentativa. O último dia de serviço público real foi num Sábado, um feriado Nacional, e que houve um importante jogo da Copa do Mundo de qualificação, de modo que o tráfego rodoviário foi relativamente leve. Eu andei a pé praticamente todo o percurso da linha, filmando como eu fui. Constrangidos por alguns anos pelo filme da pelicula cara, esta foi uma ótima oportunidade para usar os recursos de uma câmera de vídeo (lente poderosa, cenas longas etc) e capturar todas as imagens extras que não podiam ser considerados com a pelicula. Em retrospecto, eu espero que seja uma recordação interessante da linha como era na altura”.

Filme do autor do texto acima



Carros de socorro ainda puxados por mulas


Carro Eléctrico construído no ano de 1932 nas oficinas da “Companhia Carris de Ferro do Porto”, com uma torre elevatória manual e oficina de apoio no interior.


E com motor de explosão


O carro 80 servia para transportar canastras - foto de J. Portojo

domingo, 29 de janeiro de 2017

ELÉCTRICO - X

6.26.7 - O Eléctrico X - Bilhetes da Carris desde 1880, Bilhetes capicua, Anuais e passes da Carris desde 1889, o condutor, o pica bilhetes


Bilhete do Americano da Carris - c. 1890 – Porto Desaparecido


Bilhete de 50 reis – séc. XIX


Bilhetes de 1 e 2 centavos – frente e verso


Bilhete de 3 centavos – início do séc. XX


Para nós é um mistério… alguém nos pode esclarecer?


Número muito baixo!


Senha provisória de 0$50 válida para o mês de Outubro de (?)


25 centavos


Bilhetes anos 70


Curiosidade de 2 bilhetes com números seguidos


Sempre que comprávamos um bilhete olhávamos o número para verificar se seria capicua. Quando era, raramente, era uma “festa”.



Cª. Carris Ferro do Porto – anual de 1889


Anual de 1895


1896


1902 - passe diferente dos habituais...


Anual de 1915


1917


1918


1927


1928



Anual de eléctrico do meu avô Francisco da Silva Cunha


2º. semestre de 1958




Senhas mensais de 1978/79


Passe especial para viagens gratuitas


Senha de troco da Carris – quando o condutor não tinha moedas entregava uma senha


O condutor era o cobrador...


O alicate que picava o bilhete

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ELÉCTRICO IX

6.26.7 - O Eléctrico IX - Em Matosinhos e Leixões, Venda  de eléctricos para os E.U.A., Posto de comando, Rede dos eléctricos do Porto, Greve de 1909


Isto é, Máquina e Eléctrico, enquanto ambos circulavam - cruzando-se em Matosinhos 


Ponte do Rio Leça - 1903 - Construída em 1887 para a travessia do carro americano, esta ponte foi utilizada pelo eléctrico a partir de 1897.



Comboio e eléctrico cruzam-se em Leixões – foto Os Velhos Elétricos do Porto


Rua Brito Capelo


Quando começou a tracção eléctrica houve empresas que alugavam à carris carros para transportar mercadorias. Acima vemos o transporte de barris de vinho da Companhia Vinícola Portuguesa em Leixões. Foto de Os Velhos Eléctricos do Porto.


Zorra com malas de emigrantes para o Brasil, em Leixões. Foto Os velhos eléctricos do Porto.


Um eléctrico “belga” no fim da linha 9 em Ermesinde


“O eléctrico n.º 249, encaixotado, quase pronto para viajar para os Estados Unidos da América, em 1972.
Adquirido, em 1904, pela "Companhia Carris de Ferro do Porto" ao fabricante norte americano "J. G. Brill", este veículo (exemplar único) esteve de serviço até ao início da década de 1970. 
Em outubro de 1972, foi vendido pelo então designado "Serviço de Transportes Colectivos do Porto" ao Rockhill Trolley Museum (nos EUA), onde ainda hoje se encontra. In Porto Desaparecido


O 122 está em S. Francisco (USA)

Um nosso amigo enviou-nos o site do museu nos E.U.A. onde estão eléctricos do Porto
http://rockhilltrolley.org/

Desfile de electricos em 2012


Eléctrico construído nos anos 10 do séc XX – Foi esta série que nós conhecemos e nos transportou centenas de vezes.


Interior da série dos amarelos – este eléctrico já tinha assentos revestidos em napa e o guarda freio ia sentado – anteriormente tinham bancos forrados de palhinha, muito bonitos, cómodos e frescos, e o guarda freio ia a pé – já tinha travões a ar comprimido que substituíram os mecânicos, com uma pesada manivela em metal, que exigia muita força e destreza para travar – por vezes para uma paragem mais eficiente carregava num pedal que deitava areia nos carris – a campainha exterior era pressionada num outro pedal – tinha pegas em metal e duas correias em couro para o passageiro tocar uma vez para parar e o condutor duas vezes para reiniciar a viagem.


Combinador do Guarda Freio – aqui ainda dirigia de pé e já tinha um travão de ar comprimido, o que tornava muito mais fácil a condução.


Carris – toques de campainha do eléctrico
DO ESTUDO O CARRO ELÉCTRICO DO PORTO:
- Do condutor para o guarda-freio:
1 Toque – Parar na primeira paragem
2 Toques – Iniciar a marcha
3 Toques – parar repentinamente
4 Toques – Recuar
5 Toques – Não parar para receber passageiros
6 Toques – Voltar às condições normais
- Do guarda-freio para o condutor:
2 Toques – Prevenir o condutor de qualquer perigo
3 Toques – Chamar o condutor à fala
4 Toques – Atenção ao trólei
5 Toques – Aplicar o travão da retaguarda


Rede de eléctricos em 1902 – História do Porto – Luis Oliveira Ramos


Rede de comboios e eléctricos em 1913


Rede dos eléctricos em 1914 – a vermelho mais claro linhas não exploradas


A extensão máxima dos electricos deu-se em 1950, com 82 kms de linhas e 150 kms. de carris.



Nos últimos anos alguns eléctricos circulam no centro da cidade como atracção turística.

“A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto reconstruiu integralmente o antigo carro eléctrico 220 e vai recolocá-lo ao serviço a partir de sexta-feira.
Trata-se do sexto carro eléctrico das décadas de 1930 e 1940 do século passado que a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) reconstrói para operar nas três linhas actualmente disponíveis na cidade e vocacionadas para o serviço turístico.
No ano passado, os elétricos do Porto transportaram 430 mil passageiros, mais oito por cento do que em 2010.
Em comunicado, a STCP assegura que a reconstrução do eléctrico 220 permitiu dotá-lo de mais conforto e segurança para os passageiros, "sem com isso comprometer as características históricas que fazem deste veículo um ex-líbris do Porto e da região".


Durante a viagem inaugural do renovado eléctrico, a iniciar às 11 horas, no Museu do Carro Eléctrico (Massarelos), será apresentada a nova imagem do serviço "Porto Tram City Tour".
A STCP aproveitará ainda para lançar um conjunto de novos artigos de 'merchandising' idealizados para reforçar a presença da marca "carro eléctrico do Porto" junto dos turistas que procuram o destino Porto e Norte de Portugal.
A rede de elétricos da cidade do Porto foi lançada em 1895 e mais do que duplicou a sua procura por alturas da II Grande Guerra, devido às restrições ao consumo de gasolina”. 


Greve na Carris de Ferro do Porto em 1909 – Ilustração Portuguesa – No blog Doutro Tempo

Durante a greve arranjaram-se diversas maneiras de se conduzirem passageiros: o vapor Tritão que ligava as Escadas das Padeiras e à Cantareira; trens que substituíam os americanos; o vapor Águia que ligava o Porto a Leça da Palmeira



Durante a greve, na remise da Boavista


Na greve de 1909 um militar a conduzir um eléctrico


Pedido de autorização para colocação de tabuleta num poste da Companhia de Carris de Ferro do Porto, 1938.