2.3 Bairros da Cidade
Eugénio Andreia da Cunha e Freitas, em Toponímia Portuense, escreve: “O audacioso plano urbanístico da cidade concebido por João de Almada e Melo – o primeiro ou um dos primeiros projectos de conjunto realizados na Europa, segundo nos dizem -, abrangia uma série de ruas e praças ligando-se entre si, linha axial de um extremo ao outro da urbe: Praça da Ribeira, Rua de S. João, Largo de S. Roque, Praça Nova, Rua do Almada, Campo de Santo Ovídio.” Era, na verdade, um plano estruturante relativo ao futuro desenvolvimento da cidade.
2.3.1 - Bairro da Sé - I
Sé, casa do Cabido, Paço Episcopal e Pelourinho de 1940 – foto Beleza
A primitiva Sé do Porto data do séc. VI, mas dela nada resta. A actual foi construída no séc. XII, no tempo do Bispo D. Hugo. Foi, através dos tempos, muito alterada, interior e exteriormente, em especial nos séc. XVII e XVIII. Daremos mais pormenores da Sé e do Paço Episcopal nos capítulos que lhes dedicaremos.
Vê-se ainda um dos vários altares laterais barrocos – foto Alvão
Sé – Galilé de Nicolau Nazoni – século XVIII
Ao fundo vê-se o Mosteiro da Serra do Pilar – Em 1940 todo este casario em frente à Sé foi demolido para dar lugar ao actual Terreiro D. Afonso Henriques
Largo da Sé – Vê-se a entrada da Sé, Casa do Cabido, portão e Paço Episcopal e a Capela dos Alfaiates ou Nossa Senhora de Agosto.
Funeral do Cardeal D. Américo em 24/1/1899 - Jaz na cripta da Capela Mor da Sé - foto gentilmente cedida por um familiar
A Capela da Confraria de Nossa Senhora de Agosto ou dos Alfaiates ainda em frente da Sé, antes da demolição de 1936 e reconstrução no largo Actor Dias. Começou a ser construída em 1554, mas só onze anos depois se concluiu. Os padroeiros dos alfaiates são Nª. Sª. de Agosto e São Bom Homem.
Imagem de Nossa Senhora de Agosto, em barro - foto Portojo
Imagem de S. Bom Homem - foto Portojo
(continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário