segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CONVENTOS DE RELIGIOSOS - X

3.12.5 – Convento dos Agostinhos Descalços, anterior Colégio de S. Lourenço - II


Porta de madeira que pertenceu ao Convento de S. Bento de Avé Maria – foto Portojo

Anexo à Igreja de S. Lourenço está o Museu de Arqueologia e Arte Sacra. Foi criado por D. Domingos de Pinho Brandão em 1958, quando era reitor do Seminário.


Nossa Senhora da Piedade – séc. ? - foto Portojo

“…Entra-se depois, propriamente, no Museu de Arte Sacra e Arqueologia, pela velha entrada do Colégio, onde Garrett terá estado a fazer sentinela durante o Cerco do Porto. Os azulejos e as imagens da escada de acesso indicam a qualidade das peças escolhidas e o gosto do Cónego Dr. Castro Meireles, conservador do Museu. Em destaque a Senhora da Conceição, padroeira do Seminário. 
Uma sala de entrada apresenta, além dos painéis do Convento de S. Bento da Avé-Maria, cálices de Comunhão, esculturas e pinturas, a Árvore de Jessé, e paramentos... até da China. No coro alto, estão antifonários em pergaminho com belas iluminuras, cruzes, anjos, a batina, solideo e manípulo de Leão XIII e o solideo de Pio X.


Antiga sala das confissões do convento – foto Portojo 

O velho corredor das lousas é uma verdadeira galeria de escultura, desde o século XIII ao XVIII, distribuída de forma temática e de muito boa qualidade. Crucifixos, S. Pedro e outros grandes santos, Nossa Senhora com o Menino, com as invocações do Ó ou do Ferro, e as Santas Mães: Maria e Ana…


 Santas Mães



Salvador da Cana Verde


S. João Baptista



…Em duas pequenas salas há excelentes peças de madeira, prata, marfim, vidro e alabastro, e a chamada custódia dos Grilos. 
Em 1962, a Fundação Gulbenkian permitiu ao Arq. Luís Cunha criar um belo espaço, de tipo romano, para a parte arqueológica: um lago com um jacto de água, uma cobertura e alguma vegetação retemperam-nos bem do percurso de salas e corredores. Ali estão poucas peças, mas de qualidade: aras, setas, mos, fragmentos de barro, uma placa de 600 anos antes de Cristo e um mosaico paleocristão. Em breve, poderá ver-se ainda uma sala de numismática…


Árvore de Jessé – foto Portojo


pormenor


Sé, Paço Episcopal, igreja de S. Lourenço, Seminário Maior – antigo Colégio de S. Loureço e Convento dos Agostinhos Descalços – foto Portojo.

…Em meia hora pode fazer-se este interessantíssimo percurso que poderá concluir-se com uma bebida num espaço criado no Largo do Colégio, para descer, depois, pela rua do Arco de Santana até à cidade baixa. 
Desde Julho do ano passado que este Museu está apto a fazer parte dos roteiros turísticos. Ele é um espaço novo, de arte e tradição, metido nas pedras do velho Porto, pleno de tons medievais e com vestígios dos suevos e dos romanos…


Portão do Seminário Maior


Varanda de S. João de Brito – diz-se que aqui meditava este santo português

…Emerge, o Museu, da memória dos trezentos jesuítas que dali partiram para o exílio, do padre António Vieira e de S. João de Brito. Habitado pelos filhos de Santo Inácio até 1759, depois do senhorio da Universidade de Coimbra, este edifício foi ocupado pelos Agostinhos, de 1790 a 1833, para ser depois quartel dos liberais. Mais tarde, foi reconstruído para ali se instalar o Seminário que o Cardeal D. Américo haveria de dotar e onde passaram a formar-se os padres e bispos da Diocese… 


…Em 9 de Março de 1958, D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, assinalou no Livro de Honra da inauguração do Museu, criado pelo então Reitor D. Domingos de Pinho Brandão, a função de Escola que o Museu deve ter: "Viveiro", "lar de Educação", "instituto normal do Magistério eclesiástico na Diocese", compete ao Seminário ser "um centro de Cultura e palestra apuradora de conceitos, imagens e formas, bem como foco de irradiação doutrinal, cultural e social. O Museu de Arqueologia e Arte situa-se no próprio núcleo destes interesses espirituais: ponto de chegada da Arte e Cultura do passado, ponto de arranque da Arte e Cultura do futuro.


Pedra lavrada no Pátio das Laranjeiras



Arco das Verdades – Em 1589 a câmara cedeu ao Colégio dos Jesuítas água da Fonte de Mijavelhas, que alimentava várias outras fontes. Da mais próxima, a das Fontaínhas, saía um aqueduto para o colégio. Este arco, ainda existente, nada tem a ver com a Porta e Capela das Verdades, pois é o que resta do aqueduto. Hoje não corre por lá a água, que foi encanada.


Largo dos Grilos - 1907


Mirante e escadas que desce para o largo da Igreja de S. Lourenço – foto Portojo

Fotos da Igreja de S. Lourenço e Museu de Arte Sacra http://www.portopatrimoniomundial.com/igreja-dos-grilos.html


Capela do Senhor dos Passos ou de S. Sebastião


As imagens do Passo da Rua do Loureiro, destruído em 1900 para a construção da estação de S. Bento, estão na sacristia de Igreja de S. João Novo.


Em baixo, á direita, vê-se a Capela do Senhor dos Passos na antiga Rua dos Ingleses, hoje Rua Nova da Alfândega.

2 comentários:

  1. Olá
    Caro Rui Cunha, obrigado por mais esta lição...e permita-me uma sugestão:
    Começar os posts/tópicos pela descrição/localização do monumento que será apresentado. Creio que ajudará quem não é e mesmo quem é do Porto, a localizá-lo para uma posterior visita.
    Obrigado

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua sugestão. Muitas vezes mos tramos a localização, mas vamos ter mais atenção à localização. Neste caso, por exemplo, fizemo-lo no lançamento passado com um mapa.

      Eliminar