domingo, 18 de março de 2018

TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS SOBRE O PORTO - XXVIII

9.28 - Testemunho de M. R. d’Assis de Carvalho - I, Natal no Porto, Compras para a ceia de Natal, Pão de ló de Margaride, Cacetes, Bacalhau, Rabanadas, Ceia de Natal entre as 7 e as 8 da noite, Teatros cafés e lugares de divertimento fechados na noite de Natal.  


Chafariz central do Mercado do Anjo


Venda de hortaliças no Mercado do Anjo

Um lisboeta, M. R. d’Assis de Carvalho, escreveu em 20/12/1909 no Tripeiro, Volume 2, um longo artigo muito bem escrito e interessante sobre a diferença do Natal de Lisboa e do Porto.
Pela sua qualidade resolvemos transcreve-lo na totalidade:



… ainda os homens transportavam à cabeça!!!



Fabrico do pão de ló em Margaride



"Foi no início do século XVIII que uma mulher, de nome Clara Maria, principiou a fabrico deste pão de ló. Estando localizada na freguesia de Margaride, no centro da atual cidade de Felgueiras, no norte de Portugal, este pão de ló ficou conhecido por pão de ló de Margaride. Após a morte de Clara Maria, foi Antónia Filix que continuou com o seu fabrico tendo mais tarde passado essa tarefa para Leonor Rosa da Silva. Leonor Rosa da Silva tornou conhecido o pão de ló de Margaride através de mais de 50 anos trabalho. O sucesso foi tanto que em 1888 foi-lhe atribuída a designação de Fornecedora da Casa Real Portuguesa. Actualmente, o fabrico mantém-se o mais artesanal possível mantendo acima de tudo a qualidade dos seus produtos.




Cacete



Rabanadas com vinho do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário