segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONVENTOS DE RELIGIOSOS - XII

3.12.7 – Convento de S. João Novo



Santo Agostinho


Nesta foto pode ver-se o Convento de S. João Novo com a letra J. O nome inicial foi Mosteiro dos Religiosos Eremitas de Santo Agostinho (Gracianos). A Paróquia de S. João de Belmonte, que tinha uma pequena igreja dedicada a S. João Baptista, foi criada em 1583 pelo Bispo do Porto D. Frei Marcos de Lisboa e extinta em 1592 pelo Bispo D. Jerónimo de Meneses. 
Belmonte ou Belomonte foi o nome dado ao local, dado que tem uma maravilhosa vista desde a Foz do Douro à Serra do Pilar. Fica um pouco abaixo da Cordoaria.


“O Convento de São João Novo situava-se no Porto, era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, ou Agostinhos Calçados. 
Também era conhecido por Convento de Santo Agostinho do Porto. 
Em 1592, Frei Manuel da Conceição, provincial da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho apresentou à câmara Porto um requerimento para lhe ser concedida licença afim de instalar na cidade, no sítio de Santo Ildefonso ou em outro lugar, um mosteiro à sua custa. Obtida a autorização de instalação, foi então escolhido o sítio de São João, no qual se adquiriram várias casas. 
Em 1602, a 23 de Novembro, o Bispo do Porto D. Gonçalo de Morais, monge beneditino, na qualidade de benfeitor, em virtude da demissão do abade Gonçalo Vieira, entregou a igreja de São João Baptista para serviço do convento (desta igreja nada resta). Clemente VIII doou a referida igreja ao convento, repartindo os seus fregueses pela de São Nicolau e pela da Vitória, com a obrigação dos monges celebrarem missa à sua custa e completarem as obras na igreja da Vitória, que estavam por acabar. As obras foram realizadas em 1604. 
Em 1613, iniciou-se a construção do dormitório. 
Em 1672, a 7 de Agosto, D. Nicolau Monteiro, bispo do Porto, lançou a primeira pedra da igreja do convento. Era prior frei Manuel da Trindade. A construção da igreja foi custeada por esmolas. 
Em 1689, em 26 de Outubro, fez-se a trasladação do Santíssimo para a nova igreja. 
Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo”. Site do Arquivo da Torre do Tombo. 
O convento passou a Hospital Militar em 12 de Maio de 1835 até 20 de Maio de 1862, quando o hospital passou para a Quinta das Águas Férreas. Em 3 de Junho de 1864 foram aí instalados os tribunais cível e criminal. Hoje é o Tribunal de Instrução Criminal do Porto. 


A actual Igreja de S. João Novo começou a construir-se em 7 de Agosto de 1672, o Santíssimo Sacramento foi trasladado em 26 de Outubro de 1689 e a frontaria começou a ser construída em 1725. 
Neste local estava a igreja paroquial de Belmonte, dedicada a S. João Baptista. Era pequena e sem interesse. Os frades, necessitando de uma maior, arrasaram-na e construíram a actual…


…mas dedicaram-na a S. João de Sahagun ou S. João de S. Facundo. Ficou assim a chamar-se de S. João-o-Novo e, para facilitar, S. João Novo.

São João de Sahagún ou João de São Facundo, nascido Juan Gonzalez de Castrillo Martinez de Sahagun y Cea, (Vila de San Facundo, actual Sahagún, 1419 — Salamanca, 11 de Junho de 1479) foi um sacerdote, teólogo, prior de um convento da Ordem de Santo Agostinho e santo da Igreja Católica.
João Gonzalez estudou teologia na Universidade de Salamanca. Como sacerdote tornou-se conhecido por suas posições conciliadoras, tendo-lhe por isso sido atribuído a alcunha de "O Pacificador". Em 1463 sofreu uma grave doença e pediu para ingressar na Ordem do Agostinianos, sendo aceite em Agosto do ano seguinte.
Conhecido como João de Sahagun, tornou-se famoso pelos seus sermões directos e destemidos. Em 1478 foi eleito Prior do Convento.
Logo após a sua morte foi aclamado Apóstolo de Salamanca, e começaram as peregrinações ao seu túmulo. Suas relíquias foram trasladadas para a Catedral Nova de Salamanca e algumas delas estiveram na Igreja da Santíssima Trindade, em Sahagún, até á construção da Ermita de San Juan de Sahagún, em 1652.
Foi beatificado em 1601 pelo Papa Clemente VIII e canonizado em 1690 pelo Papa Alexandre VIII.


O retábulo-mor foi executado em 1775 a expensas do Bispo D. António de Sousa e o seu painel central alusivo à Visão de Santo Agostinho foi pintado por João Glama.





Quatro fotos do estudo sobre S. João Novo de Severino Emanuel Cruz da Silva - 2003

Interior da Igreja de S. João Novo – Tinha 4 altares laterais em capelas.

Igreja de S. João Novo - vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=30Gk2IcI-Fo



Foto de ADzido


Texto de Pinho Leal - 1875

O frade que deu o nome ao mosteiro – Germano Silva



Foto do estudo sobre S. João Novo de Severino Emanuel Cruz da Silva - 2003


Capela de Nossa Senhora da Esperança – foto Portojo – esta capela encontra-se no largo de S. João Novo.

5 comentários:

  1. Olá
    Mais um local a merecer uma visita atenta....

    Cumprs
    Agusto

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Recorendo ás novas tecnologias:

    https://www.google.com.br/maps/@41.1423351,-8.6176673,3a,75y,170.87h,89.51t/data=!3m4!1e1!3m2!1suIGoTKRUQZrh8EYtDTjKew!2e0!6m1!1e1

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado. Já agora outro da mesma tecnologia.

    http://www.ocholeguas.com/en_360/2014/06/Oporto/tour.html

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Amigo Rui, fabuloso este último link.
    Permita-me uma sugestão...coloque-o no post.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  5. Vou coloca-lo mais que uma vez, mas ainda não resolvi onde.
    Cumprimentos
    Rui

    ResponderEliminar