8.1.11 – Cerco do Porto - Almirante Napier, Batalha do Cabo de S. Vicente, Traição dos marinheiros miguelistas, Duque da Terceira chega a Lisboa, Anos horríveis de 1834 a 36, O Cerco do Porto- documento de um Portuense
Almirante Charles James Napier – chegou ao Porto, com reforços, no dia 1/6/1833
Batalha do Cabo de S. Vicente – Napier foi o comandante da frota liberal – 5/7/1833
Portugal antigo e Moderno
Combate do HMS Recruit contra os franceses, comandado pelo General Napier
António José de Sousa Manuel de Meneses Severim de Noronha – Marquês de Vila Flor - Duque da Terceira
Após a tomada de Olhão e de Tavira e da derrota da esquadra miguelista, as forças militares lideradas pelo duque da Terceira dirigem-se para Lisboa onde entram sem encontrar oposição.
A notícia é dada pela Crónica Constitucional de Lisboa e pela Crónica Constitucional do Porto, no Suplemento ao nº 174 da Crónica Constitucional do Porto, 26 de Julho de 1833, edição de 6ª feita:
PARTE OFFICIAL.
Illmº e Exmº Sr. – Cabe-me a fortuna de ter de anunciar a V. Excª a grande noticia da entrada das Tropas da Rainha em Lisboa; a qual teve lugar esta manhãa depois de uma Acção, em que o Duque da Terceira desbaratou as tropas inimigas, comandadas pelo Telles Jordão, na margem esquerda do Tejo. (…)
Bordo da Nau Almirante, na entrada do Téjo, 24 de Julho de 1833 = 2 horas da tarde.
Illmº e Exmº Sr. Candido José Xavier
Duque de Palmella.
Portugal Antigo e Moderno
História do Cerco do Porto, desde D. João VI à morte de D. Pedro IV, escrito por um portuense - DOCUMENTO MUITO IMPORTANTE
Sem comentários:
Enviar um comentário