domingo, 3 de dezembro de 2017

TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS SOBRE O PORTO - XV

9.15 - Memórias de Camilo Castelo Branco - II, As mulheres do Porto e o seu fascínio segundo Camilo, Lutas entre fãs de cantoras de ópera, Camilo recorda a juventude no Forte de S. João da Foz.






Lavradeira do Porto







In Figuras Literárias do Porto de Artur de Magalhães Basto   



Adélia Dabedeille

A Ópera, no séc. XIX, era muito apreciada, concorrida e bem frequentada. Os sucessos dos cantores e das óperas eram muito comuns e, habitualmente, o público muito conhecedor. Sucessos como os que descrevemos  no lançamento anterior devem ter sido raros, mas ficaram na história.


Estalagem da Ponte da Pedra –C.P.F.

Na noite de 6/3/1849 os fanáticos de Adélia Dabedeille homenagearam-na na famosa Estalagem da Ponte da Pedra. Por coincidência ou não, Camilo e seu amigo Aloísio Seabra, apoiantes de Clara Belloni, foram lá cear. Vendo o que se passava, começaram a dar vivas à sua preferida. Rapidamente tal provocação degenera numa valente rixa. Camilo e o amigo tiveram de bater em retirada, pois os “inimigos” eram muitos. Como escreveu Camilo “Aloísio retirava ferido pela ponta de um estoque de bengala; eu que entrara resoluto a morrer, inutilizado o copo na cabeça do mais cobarde, cruzei os braços esperando a morte numa atitude romana”


Camilo, em 1868, escreve sobre a sua passagem pelo forte de S. João da Foz , com saudades da sua juventude:


Camilo – As memórias do cárcere

Porto e o Norte – belo vídeo de McNamara 
https://www.youtube.com/watch?v=wgO_Zk3P1q0

Sem comentários:

Enviar um comentário