sexta-feira, 25 de maio de 2018

TESTEMUNHOS E RECORDAÇÕES SOBRE O PORTO - XLII

9.42 -  CAMILO E O PORTO – III - TEXTO DE JULIO DANTAS (1890), Finalmente Camilo, O mais Tripeiro dos escritores, Camilo e a Ópera, Suicídio e sepulcro de Camilo, Prisão de Camilo na Relação, Camilo o aventureiro.


Camilo in Blogue do Minho


Recordamos uma passagem do nosso lançamento de 3/12/2017:


Adélia Dabedeille

A Ópera, no séc. XIX, era muito apreciada, concorrida e bem frequentada. Os sucessos dos cantores e das óperas eram muito comuns e, habitualmente, o público muito conhecedor. Sucessos como os que descrevemos no lançamento anterior devem ter sido raros, mas ficaram na história. 


Estalagem da Ponte da Pedra –C.P.F.

Na noite de 6/3/1849 os fanáticos de Adélia Dabedeille homenagearam-na na famosa Estalagem da Ponte da Pedra. Por coincidência ou não, Camilo e seu amigo Aloísio Seabra, apoiantes de Clara Belloni, foram lá cear. Vendo o que se passava, começaram a dar vivas à sua preferida. Rapidamente tal provocação degenera numa valente rixa. Camilo e o amigo tiveram de bater em retirada, pois os “inimigos” eram muitos. Como escreveu Camilo “Aloísio retirava ferido pela ponta de um estoque de bengala; eu que entrara resoluto a morrer, inutilizado o copo na cabeça do mais cobarde, cruzei os braços esperando a morte numa atitude romana”


Capela do cemitério da Lapa onde se encontra o corpo de Camilo. Foi-lhe cedido um lugar pelo seu amigo Freitas Fortuna.

A 1 de Junho desse ano, o Dr. Magalhães Machado visita o escritor em Seide. Depois de lhe examinar os olhos condenados, o médico com alguma diplomacia, recomenda-lhe o descanso numas termas e depois, mais tarde, talvez se poderia falar num eventual tratamento. Quando Ana Plácido acompanhava o médico até à porta, eram três horas e um quarto da tarde, sentado na sua cadeira de balanço, desenganado e completamente desalentado, Camilo Castelo Branco disparou um tiro de revólver na têmpora direita. Mesmo assim, sobreviveu em coma agonizante até às cinco da tarde. A 3 de Junho, às seis da tarde, o seu cadáver chegava de comboio ao Porto e no dia seguinte, conforme o seu pedido, foi sepultado perpetuamente no jazigo de um amigo, João António de Freitas Fortuna, no cemitério da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa. In Wikipédia
 

com...


Cadeia da Relação - Joaquim Vilanova - 1833


Cela de Camilo na cadeia da relação - foto Portojo


Convento de Monchique – cenário do AMOR DE PERDIÇÃO


Janela do quarto onde esteve Camilo – foto de José Oliveira

No cárcere, Camilo continuou a escrever e, no silêncio do último piso, onde se situava a cela com janela para nascente - é a que se situa mesmo por baixo do ângulo esquerdo, de quem está virado para ele, do frontão -, o que mais o irritava era o barulhar ritmado e invariável dos passos do carcereiro sobre as tábuas rangentes do sobrado. 
Durante a sua segunda estadia na Relação, um ano, Camilo esteve no quarto S. João que tinha uma janela virada a Nascente, com vista para o Douro. Aí escreveu o romance “Amor de Perdição”, em que descreve a partida de Simão Botelho para o desterro à vista da sua amada que se encontrava no Convento de Monchique.


Convento de S. Bento de Ave Maria

Passando pela Relação, lá vemos a janela...

Sem comentários:

Enviar um comentário