3.9 - Frutas e legumes - VI
Seguindo a opção feita aquando da apresentação dos mercados do Anjo e do Bolhão, vamos apresentar primeiramente os "arredores" do Mercado do Bom Sucesso, que são muito ricos em espaços, serviços e monumentos.
Planta de Teles Ferreira, 1892, desde a Praça da Boavista (Mouzinho de Albuquerque) à Rua João Grave.
Na planta acima pode ver-se, á volta da Praça da Boavista, no sentido dos ponteiros do relógio e começando pelo meio dia, os seguintes locais: Avenida da Boavista; “remise da Boavista” dos americanos. máquinas a vapor e eléctricos; Rua Príncipe da Beira, hoje Rua 5 de Outubro; Estação dos Caminhos de Ferro da Póvoa, hoje um banco; Rua dos Brandões, hoje princípio da Avenida da França; Rua das Valas, hoje de Nossa Senhora de Fátima; Hospital Militar D. Pedro V; Rua de Júlio Dinis, aberta até à Rua da Torrinha; Coliseo Portuense, praça de touros até 1898.
Na Rua de Agramonte vê-se o Cemitério Ocidental. Quando da sua construção, as principais irmandades do Porto reservaram as zonas onde pretendiam colocar os jazigos dos seus irmãos defuntos. Lêem-se os talhões da Trindade, S. Francisco e Ordem do Carmo. Também se pode ver uma pequena zona destinada aos não católicos. O mesmo aconteceu no Cemitério do Prado do Repouso.
A Praça da Boavista foi, durante muitos anos, local onde se realizaram importantes feiras. A Feira de S. Miguel, talvez a mais importante da cidade, realizava-se em 29 de Setembro na Cordoaria, desde os anos de 1672 a 1876. Por essa época a Câmara deslocou-a para a Boavista. “Prolongava-se esta feira por uns dias (um mês, aproximadamente) e nela apareciam à venda as alfaias agrícolas, os tamancos, os jugos e cangas, os móveis de madeira de pinho em cru, os cestos, varapaus, chapéus de palha, todo género de quinquilharias, louça de barro grosseiro, cereais, muita cebola e muita abóbora, os típicos doces de Paranhos e da Teixeira, as fritadas etc. As barracas de comes e bebes também não faltavam no recinto bem a sim como as diversões. Em matéria de comestível, além das regueifas de Valongo e das nozes, sobrelevavam-se aos restante produtos, as características esperadas, constituídas por carne de porco assada em espetos e vendida ao público espetada num pauzinho. Na feira de S. Miguel do ano de 1906, como novidade sensacional e como número de invulgar atracção, apareceu o primeiro animatógrafo ou cinematógrafo portuense – o salão High Life – instalado num modesto barracão de madeira coberto de folha zincada, ali mandado construir por Manuel da Silva Neves, que em Novembro desse ano de 1906, depois de terminada a feira de S. Miguel, passou a dar sessões de cinema mudo no largo fronteiro à Torre dos Clérigos, na Cordoaria, onde se conservou bastante tempo e para além da inauguração, em Fevereiro de 1908, do novo salão High Life, na Praça da Batalha, do mesmo proprietário. No ano de 1906, a Câmara Municipal anunciou a mudança da feira de S. Miguel para o largo da Arca d’Água. Todavia, os feirantes, de comum acordo e fazendo orelhas moucas, deliberaram tomar de arrendamento um terreno particular na mesma rotunda da Boavista (onde estivera uma praça de touros) e aí continuaram a realizá-la pelo curto período de 2 ou 3 anos”. O Tripeiro série VI, Ano X.
Foi transferida em 1909 para a Arca d’Água até 1917.
A feira dos criados ou moços e moças da lavoura mudou da Praça dos Ferradores (actual Carlos Alberto) para a Boavista em 1876. Realizava-se duas vezes por anos. Em Novembro para os trabalhos de Inverno e em Abril para os de Verão. Esta feira era muito concorrida. Apareciam os lavradores e os criados que pretendiam trabalho. Havia um diálogo entre eles e quando chegavam a acordo davam um aperto de mão e tomavam um copo de vinho acompanhado de pão ou broa, que era oferecido pelo patrão, seguindo de imediato para os locais de trabalho.
A Praça da Boavista foi ajardinada em 1906 passando o trânsito de veículos a fazer-se à sua volta.
Praça Mouzinho de Albuquerque e Cemitério de Agramonte – foto de Carlos Romão – início dos anos 80 de Séc. XX – ainda se vê a remise dos STCP, onde está hoje a Casa da Música, e o Mercado do Bom Sucesso.
Foto Dias dos Reis
Foto de Rubens Craveiro
Foto de Fernando Pedro
A Guerra Peninsular foi a que uniu os portugueses e os ingleses contra os exércitos de França, de Napoleão Bonaparte, na Península Ibérica, no período de 1808 a 1814. No centro da Praça de Mouzinho de Albuquerque, ergue-se este monumento comemorativo. Da autoria do arquitecto Marques da Silva e do escultor Alves de Sousa, a obra levou muitos anos a ser concluída. Coube à Cooperativa dos Pedreiros o encargo de o erigir, sendo começado em 1909 e apenas inaugurado em 1951. Dada a morosidade da construção e a morte do escultor Alves de Sousa, ainda jovem (38 anos), a obra foi concluída sob a direcção dos escultores Henrique Moreira e Sousa Caldas. É composto por um pedestal, de 45 metros de altura, rodeado de grupos escultóricos em bronze. Estes, representam cenas de artilharia em movimento, podendo ver-se também soldados ingleses que vieram apoiar Portugal e a intervenção das gentes do povo na luta e o desastre da «Ponte das Barcas». De notar a presença do elemento feminino em todos os grupos: no da frente, uma mulher, a Vitória, empunha, na mão esquerda, a bandeira nacional e, na direita, uma espada. Na base tem figuras de soldados e cenas de factos ligados às guerras napoleónicas, em relevos esculpidos no granito. Duas datas podem ver-se em duas frentes da base da coluna: MDCCCVIII e MDCCCIX. A mensagem que estes números transmitem integra-se no espírito regional da estatuária portuense. Entre 1808 e 1809 a cidade esteve ocupada pelo exército de Soult. Assim sendo, o monumento petende homenagear os heróis portuenses que resistiram e venceram este general. No pedestal, estão apostas as armas da cidade. Nos longos anos em que só existia a parte inferior do monumento o povo chamava-lhe o “castiçal” e que ainda lhe faltava a vela!
Na esquina com a Praça de Mouzinho de Albuquerque encontrava-se a casa da família Oliveira e Sá, industriais de cordas, que foram nossos amigos durante largos anos.
No seu local foi construído, em 1976, o primeiro centro comercial da Península Ibérica, o Brasília. Foi o princípio de uma revolução no comércio a retalho do Porto, pois iniciou um nova visão de comercializar que, aos poucos, quase destruiu o pequeno comércio de loja. Descentralizou a tradicional zona comercial do centro histórico, que muito sofreu com isso. Para esta nova centralidade da cidade na Boavista foi decisiva a abertura da Ponte da Arrábida e da Via de Cintura Interna. A Ponte Luis I era um tremendo estrangulamento da ligação a Gaia, sofrendo diariamente demoradíssimos engarrafamentos. Quando a Ponte da Arrábida foi aberta, e durante alguns anos, quase não tinha movimento. Actualmente sofre do mesmo mal de que sofria a Ponte Luis I nos anos 50 do passado século. Daí a necessidade de se construírem novas ligações nesta zona.
A tourada foi um dos divertimentos preferidos dos portuenses, embora não por muito tempo. Houve, mesmo que episodicamente, várias praças de touros no largo da Aguardente (Marquês de Pombal), Foz do Douro, Rua da Alegria, Serra do Pilar e Coliseu Portuense na Praça da Boavista. Deste, mostramos acima duas fotos. Inaugurado em 28/7/1889 foi demolido no segundo semestre de 1898. Na tourada inaugural os bilhetes custavam o seguinte: Sol, 300 rs; Sombra,600 rs; Tribuna, 1200 rs; Camarotes de Sol, 3.000 rs; Camarotes de Sombra, 4.500 rs. Tinha cerca de 8.000 lugares. O Professor Doutor Ribeiro da Silva informou-nos que: "... a tradição
das corridas de touros no Porto é bastante mais antiga do que refere Horácio
Marçal. Pelo menos, desde os fins do séc. XVI (provavelmente antes) havia três
corridas anuais nas festas respectivamente do Corpo de Deus, de S.
Pantaleão (padroeiro da cidade) e de São João. As corridas tinham lugar na Rua
Nova (actual Rua Infante D. Henrique) para o que a rua era tapada,
improvisando-se ali uma Praça de Touros. As garrochas (hastes de pau com
pontas de ferro farpadas) eram feitas na cidade".
Foto Ricardo Morales.
Na zona onde existiu a praça de touros foi construído o Tabernáculo Baptista. A Igreja Baptista Portuguesa tinha sido organizada de forma oficial no dia 20 de Dezembro de1908. O templo só foi inaugurado a 13 de Fevereiro de 1916. A sua construção foi financiada pelo comerciante inglês Charles Jones, o que influenciou na adopção de uma arquitectura similar à do Tabernáculo Metropolitano de Londres.
A Máquina, acabada de chegar de Matosinhos, junto à remise da Boavista .
A primitiva remise da Boavista onde recolhiam a máquina, os americanos e os eléctricos. Construída em 1874, ardeu em 1928.
Das várias infraestruturas que apoiavam o funcionamento da rede de carros eléctricos do Porto, o local mais importante era a da Boavista. Já desde a abertura da segunda linha de americanos em 1874, se situava aqui a sede da CCFP, a “Companhia de Carris de Ferro do Porto”. A Boavista e a sua mítica remise não abrigava apenas eléctricos, a Boavista era também a casa dos carros de tracção animal e da máquina.
O seu momento mais negro viveu-se em 1928, mais precisamente a 28 de Fevereiro. Nesse dia a remise da Boavista foi destruída por um grande incêndio, onde se perderam vários exemplares de carros eléctricos, dos quais o carro eléctricos (CE) nº 22, (actualmente replicado e em exposição no museu do carro eléctrico), para além das próprias instalações. Posteriormente no mesmo local, onde está actualmente a Casa da Musica, foi construída uma nova remise e novas oficinas com um total de 20 linhas. Por este facto era conhecida como as “Vinte Portas”, havendo mesmo quem as contasse para ter a certeza que este nome era verdadeiro. Foi substituída pela de Massarelos em 1988 e desmantelada em 1999.
Sede dos S.T.C.P. na esquina da Avenida da Boavista com a Rua 15 de Novembro. Hoje encontra-se aqui um grande prédio.
Casa da Música - Foi projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura de 2001, no entanto, a construção só ficou concluída em 2005. Foi construída no local onde estava a recolha dos eléctricos, na Praça Mouzinho de Albuquerque. O custo inicial previsto para a construção, excluindo o valor dos terrenos, era de 33 milhões de euros, acabando por custar 111,2 milhões de euros e ficando concluída quatro anos depois do prazo inicial previsto.
Foi alvo de uma grande polémica devido ao atraso e ao elevadíssimo desvio no custo de construção. Infelizmente as altíssimas expectativas da Capital Europeia da Cultura foram grandemente frustradas. Obras muito caras e descaractirizadoras em vários locais da cidade, em especial no Jardim da Cordoaria, na Praça da Liberdade e na Avenida dos Aliados. As que não foram começadas ou terminadas “safaram-se” desta hecatombe.
Para este local estava prevista, nos anos 60 do séc. XX, a construção de um teatro municipal.
Estação Ferroviária da Boavista
Máquinas a vapor na estação da Boavista – 1968
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