terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CONVENTOS DE RELIGIOSOS XVII

3.12.10 – Convento de Santo António da Porta de Carros - III


Igreja dos Congregados – Altar-mor e laterais – reformados em 1823 – pinturas murais de Aécio Lima.




Sagrada Família



Foto RGPSousa


Relíquias de S. Clemente

Foto RGPSousa



A Festa de Nossa Senhora das Dores nesta igreja era uma das mais famosas da cidade do Porto. Realizava-se na Sexta-Feira anterior ao Domingo de Ramos. Era tradição ser executado o Stabat Mater de Rossini.
Na década de 40 do século XIX cantaram-se as missas do pianista e compositor Francisco Eduardo da Costa, muito querido no Porto e que faleceu em 1850. 
Destaque especial para as festas de 1891, 1894, 1900 e 1901
Durante décadas a música era interpretada  pelo Capella Silvestre.

O ilustre historiador do Porto Artur de Magalhães Basto escreve em O Tripeiro Série V, Ano X, de 1954:





Padre Francisco Correia Pinto (1873-1951), grande orador e primeiro Pároco da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição (1927-1936). Foi o pregador na festa de 1903, o seu primeiro sermão no Porto.


Após a Revolução de 5 de Outubro de 1910 foram estas festas interrompidas, por alguns anos, por proibição governamental. 



“A riqueza da ornamentação, a quantidade de lumes symetricamente dispostos, e de flores artisticamente colocadas em jarras de preço, o nome do orador encarregado do discurso religioso e a parte musical desempenhada em cada ano por distintos executantes, dão a esta festividade um superior cunho de imponência, e de majestade, ao mesmo tempo que numerosa concorrência de senhoras da nossa primeira sociedade que a ella costuma afluir, dá uma prova frisante da sua crença pelo culto religioso”.

Nas festividades de 1926 a decoração da igreja foi da responsabilidade do armador Alberto Pereira, sendo oradores os Padres Leonardo de Castro e o Abade de Paredes.
A parte musical foi dirigida pelo Pe. Consolini, ao tempo director das Oficinas de S. José. Executou-se o Stabat Mater de Perosi, e não o habitual de Rossini, mas acatou-se a determinação da Santa Sé, que proibia as senhoras cantarem nas igrejas.


Na madrugada do dia 3 de Fevereiro de 1927 rebentou no Porto uma revolução que foi derrotada no dia 8. Foi, pelas defesas, instalado um posto de artilharia na Serra do Pilar com a intenção de bombardear os pontos mais importantes de cidade. 


In O Tripeiro Série V, Ano II


Foto Francisco Arago

Vídeo sobre a Igreja dos Congregados 

Estudo artístico de Natália Marinho e Joaquim J. B. Ferreira Alves 

4 comentários:

  1. Olá
    Mais um belíssimo monumento religioso da nossa cidade.

    ________________

    E agora, a pergunta sacramental para quem, como eu, não conhece a Cidade do Porto como a «palma da sua mão»:
    Onde se localiza a igreja dos Congregados?
    Obrigado

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo,
    Como pode verificar o título desta publicação é Convento de Santo António da Porta de Carros - III. É portanto a continuação do I e do II. No I, de 30/11, indicamos claramente onde ficava. Ainda vamos hoje publicar o IV do mesmo convento e Igreja.
    Muitos cumprimentos
    Rui Cunha

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Distração minha, portanto....
    _____________
    Obrigado pelo trabalho que têm desenvolvido.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  4. O nosso maior gosto é que os nossos leitores colaborem com comentários e correcções dos nossos erros, como já aconteceu.
    Muito obrigado
    Maria José e Rui

    ResponderEliminar