sexta-feira, 8 de setembro de 2017

REVOLTA DE 31 DE JANEIRO DE 1891 - I

8.1.14 – Revolta de 31 de Janeiro de 1891 - Mapa Cor de Rosa, Ultimatum, Chefes da Revolta de 31 de Janeiro, Notícia de ultima hora às 4 da manhã.



O John Bull atira sobre Portugal e D. Carlos

No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique.


A 1 de Janeiro de 1891 reuniu-se o Partido Republicano em congresso, de onde saiu um directório eleito constituído por: Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, Homem Cristo, Jacinto Nunes, Azevedo e Silva, Bernardino Pinheiro e Magalhães Lima.
Estes homens apresentaram um plano de acção política a longo prazo, que não incluía a revolta que veio a acontecer, no entanto, a sua supremacia não era reconhecida por todos os republicanos, principalmente por aqueles que defendiam uma acção imediata. Estes, além de revoltados pelo desfecho do episódio do Ultimato, entusiasmaram-se com a recente proclamação da República no Brasil, a 15 de Novembro de 1889.


Figuras importantes dos revoltosos de 31 de Janeiro


Capitão Leitão – In A república Portuguesa – João Chagas


Augusto Alves da Veiga


Alferes Malheiro


Sampaio Bruno – A revolta do Porto - João Chagas


João Chagas em 1900 - Autor do livro A República Portuguesa

As figuras cimeiras da "Revolta do Porto", que sendo um movimento de descontentes grassando sobretudo entre sargentos e praças careceu do apoio de qualquer oficial de alta patente, foram o capitão António Amaral Leitão, o alferes Rodolfo Malheiro, o tenente Coelho, além dos civis, o dr. Alves da Veiga, o actor Miguel Verdial e Santos Cardoso, além de vultos eminentes da cultura como João Chagas, Aurélio da Paz dos Reis, Sampaio Bruno, Basílio Teles, entre outros.


Quartel de Santo Ovídio em 1910




Campo da Regeneração em 1820, depois de Santo Ovídio e agora Praça da República

A revolta tem início na madrugada do dia 31 de Janeiro, quando o Batalhão de Caçadores n.º 9, liderados por sargentos, se dirigem para o Campo de Santo Ovídio, hoje Praça da República, onde se encontra o Regimento de Infantaria 18 (R.I.18). Ainda antes de chegarem, junta-se ao grupo, o alferes Malheiro, perto da Cadeia da Relação; o Regimento de Infantaria 10, liderado pelo tenente Coelho; e uma companhia da Guarda Fiscal. Embora revoltado, o R.I.18, fica retido pelo coronel Meneses de Lencastre, que assim, quis demonstrar a sua neutralidade no movimento revolucionário.


Anúncio às 4 horas da manhã no “A Republica Portuguesa” – in A Revolta do Porto de João Chagas

Sem comentários:

Enviar um comentário