quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CONVENTOS DE RELIGIOSAS - III

3.12.13 – Convento de Santa Clara - I


religiosas para Santa Clara do Porto.

As Franciscanas Clarissas instalaram-se no séc. XIII num pequeno convento em Torrão, Entre-os-Rios. Considerado um local perigoso pelas incursões castelhanas, pediram à rainha D. Filipa de Lencastre que as autorizasse a construir um novo convento no Porto, no lugar dos Carvalhos do Monte, o que lhes foi autorizado por D. João I. 
As freiras mudaram-se em 1427 e a igreja foi concluída em 1457.
Este convento começou com as 7 freiras que residiam no de Entre-os-Rios.
Durante os sécs. XV e XVI vários pequenos conventos foram fechando, sendo as suas freiras e haveres integrados neste. Recebia senhoras e meninas por razões diversas pelo que em 1789 tinha 99 freiras e cerca de 200 não religiosas e empregadas.



In O Tripeiro, Volume 2

“Considerada um dos melhores exemplares das denominadas igrejas forradas a ouro do barroco joanino, Santa Clara conserva a sua estrutura arquitectónica gótica, que remonta ao século XV… 
A esta primeira campanha de obras, seguiram-se muitas outras, como é o caso da campanha do claustro, de características maneiristas ou, já no início do século XVIII, as obras dos dormitórios, da portaria, com um imponente portal barroco, e dos coros, ocorridas entre 1707 e 1715. Era abadessa D. Isabel da Visitação quando o arquitecto António Pereira orientou os trabalhos para elevar a altura da capela-mor, abrindo-se vãos para melhorar a iluminação do espaço. Uma situação semelhante seria levada a cabo na nave, em 1732, alteando-se os panos murários sobre as tribunas, também rasgados por janelas. 
Apesar de não subsistirem muitos elementos da primeira campanha de obras, a verdade é que todas estas alterações mais não fizeram do que ampliar o espaço, em nada alterando a sua planimetria original”. In Património Cultural 


Convento de Santa Clara – igreja e dormitórios


1890




Pórtico renascentista reformado no séc. XVIII. Á sua direita pode ver-se a antiga Roda dos Expostos.
Foto tripadvisor.com

“Tal como convinha a uma igreja de uma mosteiro feminino, a entrada principal encontrava-se na fachada lateral, pois a zona contrária à capela-mor era ocupada pelo coro alto e pelo coro baixo. Este portal, em arco de volta perfeita, flanqueado por pilastras e tondi, com entablamento a suportar o friso de três nichos que antecede o remate ameado, conjuga elementos tardo-góticos e renascentistas, tendo sido reformulado no século XVIII (OLIVEIRA, BRAGA, 1993, p. 116). Formando um ângulo de 45º, a entrada da portaria é barroca, com as suas colunas salomónicas e o nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conceição”. In Património Cultural 



Foto tripadvisor.com

“A grande mudança registada, e que implica uma nova percepção do templo, não é resultado de uma transformação estrutural, mas sim de uma encenação responsável pela total alteração do espaço pré-existente. Assim, e extravasando o âmbito dos retábulos, a talha dourada "invadiu" a igreja revestindo e salientando as estruturas arquitectónicas. A talha dourada da capela-mor foi executada, cerca de 1730, pelo entalhador lisboeta Miguel Francisco da Silva, ao tempo a trabalhar no Norte do país. O retábulo insere-se neste esquema geral, revelando um movimento cenográfico e uma decoração exuberante, onde se exibem as imagens de São Francisco e Santa Clara. Este conjunto da capela-mor foi depois dourado, em 1744, por Pedro da Silva Lisboa e António José Pereira”. In Património Cultural.





Nossa Senhora do Carmo


Sagrada família –foto tripadvisor.com



Coro Alto – foto tripadvisor.com


Pormenor do coro alto – foto tripadvisor.com

"Uma referência final para os azulejos dos coros, de padrão polícromo no coro baixo, e de tapete no coro alto, onde é visível ainda um painel figurativo polícromo representando uma alegoria eucarística, com inscrição relativa às almas do Purgatório e a data de 1680 (MARTINS, 2001, pp. 57-59)". In Património Cultural
Extinto em 1834, manteve-se activo até à morte da última freira, Maria das Dores Melo Correia cujo funeral se realizou em 16/4/1900.


Photo Attraction 

Em 1954 o inglês Sacheverell Stiwell visitou esta igreja e exteriorizou o seu espanto num belíssimo texto:


Igreja de Santa Clara - vídeo

2 comentários:

  1. Olá
    Obrigado pela partilha de mais este documento....e como sou obcecado pelas localizações dos monumentos, creio que, neste caso, poderemos encontrar este convento, aqui:

    https://www.google.com/maps/place/41%C2%B008%2733.0%22N+8%C2%B036%2733.0%22W/@41.1422712,-8.6087663,275m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x0:0x0

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário e pela precisão com que coloca o convento.
    Cumprimentos
    Maria José e Rui Cunha

    ResponderEliminar