segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CONVENTOS DE RELIGIOSAS - VI

3.12.14 – Convento da S. Bento de Avé Maria - II


Convento de S. Bento de Avé Maria – Igreja e escolas viradas à Rua do Loureiro

Em 1783 um grande incêndio destruiu completamente a igreja original, que foi totalmente reconstruída e inaugurada com grande pompa em 1794 – Custou oitenta contos de reis. É desta versão que apresentamos as fotos.


Retábulo da Igreja – Foto de Emílio Biel – Pretendeu-se reerguer esta Igreja em Cedofeita, porém não passou da Capela-mor, em 1929. Foi usada como Igreja paroquial até à construção da nova igreja. O altar-mor da Igreja encontra-se em Vizela, e alguma talha no museu de Arte Sacra do Seminário Maior do Porto.


Foto de Teófilo Rego


Cálices do séc. XVI/XVII que vieram do Convento de Arouca para o de S. Bento de Avé Maria. Foram vendidos, em 1834, pelas freiras “por não haver nem cinco reis”. Estão no museu da SCMP.


Presépio - início do séc. XIX

De um longo e interessante artigo em O Tripeiro, Volume 2, referente ao Natal de 1800, escrito em 1892, retiramos as seguintes passagens:




Coro superior da Igreja – os medalhões das paredes representavam os Papas da Ordem de S. Bento - ao centro a cadeira da Abadessa.


Imagens de S. Bento e Santa Escolástica – foram para a Igreja de Cedofeita


Última Ceia


Peças do Convento; supomos que estão no Museu da Arte Sacra


 Início da Rua das Flores, em 1864, que ficava de fronte do convento – foto de Hugh Owen.

4 comentários:

  1. Olá
    Mais uma joia do Porto....perdida no Tempo.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Estamos convictos que, se a política não se tivesse metido no assunto, teríamos ainda esta jóia. Eram tempos de intolerância.

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está um gato escondido com o rabo de fora. Refiro-me à fotografia do interior da igreja de S. Bento da Avé Maria. Foi retirada a imagem do livro "Porto Desaparecido" e como está dividida a meio, o resto da imagem não pôde vir junta. Honesto seria referir a fonte.

    ResponderEliminar
  4. Aqui nem há gato nem está escondido. Não possuo nem conheço o livro a que se refere. Esta foto foi colhida no Google quando do nosso estudo sobre este convento. Como deve ter conhecimento, se tiver o bom hábito de ver os nossos lançamentos, sempre que sabemos quem foi o fotógrafo ou a proveniência (O Tripeiro, blogue ou outra fonte) costumámos informar. Desconhecíamos também que, desta foto, só se encontra metade, pois não a conhecemos na totalidade. No local colhido dizia apenas que tinha sido tirada por Emílio Biel.
    Antes de se darem opiniões é preferível perguntar do que insultar. Mas nós não nos sentimos atingidos.
    Além disso a foto é muito antiga pelo que está livre de direitos de publicação.

    ResponderEliminar