quinta-feira, 19 de março de 2015

COLÉGIOS E RECOLHIMENTOS - IX

4.6 – Seminário dos Meninos Desamparados



“Em 6 de Janeiro de 1814 o padre Oratoriano José de Oliveira funda numa casa da então rua das Hortas (hoje do Almada) o Seminário dos Meninos Desamparados cujo objectivo inicial era acolher as crianças do sexo masculino filhas das vítimas do desastre da «Ponte das Barcas», ocorrido com a entrada do exército francês sob o comando de Soult, aquando da 2.ª invasão (1809).
Depois de ter conhecido várias instalações na cidade, a instituição transfere-se em 30 de Abril de 1863 para a Quinta do Pinheiro em Campanhã, doada juntamente com outros bens, pelo ilustre proprietário e benfeitor Luís António Gonçalves Lima com a condição determinante de que, em caso de apropriação governamental ou extinção por qualquer outro motivo, passariam a propriedade e o edifício para a posse da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
A partir desta data, a instituição não cessou de crescer, quer procedendo às necessárias e dispendiosas obras de adaptação do edifício (nas quais colaborou largamente a generosidade tripeira), quer prosseguindo a sua meritória missão de assistência.
Eis alguns números que comprovam de algum modo o que acabamos de referir:
1814 (Ano da fundação)....................................5 Crianças
1819....................................................................30 Crianças
1899................................................................. 103 Crianças
1912..................................................................180 Crianças
1946................................................................ 300 Crianças
A designação desta instituição foi, naturalmente, evoluindo ao longo dos tempos...



...De Seminário dos Meninos Desamparados, inscrição em ferro forjado, ostentada no bonito portão principal, passou a Internato Juvenil Padre José de Oliveira (homenageado sob a forma de um busto existente no jardim), designando-se actualmente por Centro Juvenil de Campanhã. 
No actual edifício funcionam uma Creche e Jardim de Infância com 150 crianças, um Internato com 80 crianças e (ocupando parte das instalações) a Universidade Lusíada com mais de um milhar e meio de alunos.
Estão também aqui instalados algumas dezenas de alunos oriundos dos países Africanos de expressão oficial portuguesa, sob a égide da Fundação Afro-Lusitana...


"Através de uma visita detalhada, tivemos oportunidade de constatar as várias infra-estruturas e serviços existentes distribuídos pelos 3 pisos do edifício desde o bar (adaptado de um antigo lagar),cozinha, refeitório (250 refeições), salas de aula até aos dormitórios, lavandaria, lavabos, etc.
O Centro Juvenil de Campanhã desenvolve ainda actividades no âmbito da formação técnica e profissional em áreas como a serralharia e olaria (0.T.L.).
Uma palavra para os vários «Clubes» existentes e para a biblioteca, centro polivalente de dinamização cultural onde, entre outros materiais, se encontra um precioso núcleo de actas e outra documentação referentes à própria história da instituição e que através de uma exploração mais sistemática (e necessariamente árdua e morosa), permitiria um estudo mais desenvolvido.


Deixamos para o fim, uma breve mas importante referência à bonita e ampla capela dedicada a S. José, que ocupa o corpo central do edifício.
Construída em 6/1/1899 para comemorar o 85.° aniversário da fundação ao longo da sua existência, apresenta-se actualmente em bom estado de conservação.
Sendo de natureza semi-pública ainda serve de local de culto, podendo-se admirar alguma talha dourada, um formoso altar, azulejaria e brocados originais, um lustre e um interessante conjunto de pequenos painéis em azulejo, representando cenas da via-sacra”. Site da Junta de Freguesia de Campanhã


VÍDEO

2 comentários:

  1. Parece-me que antes de se designar Por Internato Juvenil Padre...... se chamava simplesmente INTERNATO JUVENIL DE CAMPANHA

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário. Não encontrei tal referência, mas é muito possível que tenha sido assim.

    ResponderEliminar