segunda-feira, 16 de março de 2015

COLÉGIOS E RECOLHIMENTOS - VIII

4.5 – Recolhimento do Patrocínio da Mãe de Deus ( do Ferro)


Foi fundado em 16/3/1681 na rua Escura. Funcionava como um albergue de prostitutas e mulheres abandonadas. A capela chamava-se Capela de Nossa Senhora do Ferro porque tinha um ferro atravessado de lado a lado da porta: o condenado que saísse da Cadeia do Aljube e por ali passasse para ser enforcado e conseguisse chegar a tocar no ferro já não seria executado (ver texto abaixo). Posteriormente, após a demolição da Porta de S. Sebastião, uma das quatro portas da Muralha Primitiva do Porto, foi também conhecida por Capela de São Sebastião, pois a imagem do santo protector contra a peste foi aí guardada pela Diocese no fim do século XVIII.
A antiga capela, depois de muitos anos de abandono e ruína, foi destruída em 1928. A grande festa realizava-se no dia 8 de Setembro. A imagem de Nª. Sª. do Ferro era em pedra e de estatura quase normal.
No século XIX o edifício foi abandonado devido às Invasões Francesas e das Lutas Liberais.


In O Tripeiro – Volume 6



Recolhimento e Igreja nas escadas do Codeçal.

O novo recolhimento seria construído nas Escadas do Codeçal em terrenos que uma senhora D. Josefa Maria doara por escritura de 17 de Março de 1729. A doadora impôs por condição que o recolhimento tomasse por padroeira Santa Maria Madalena, por recolher prostitutas que desejassem abandonar a "velha profissão", bem como mulheres casadas e de família com o aval dos maridos. Foi inaugurado em 1757.



Construção do túnel da Ribeira – obras de abertura em 1947 – foi o primeiro túnel rodoviário de Portugal.


Em 7 de Agosto de 1947 os rebentamentos de explosivos para a abertura do Túnel da Ribeira abalaram-no, tendo sido restaurado após 1950. 


Porta da capela em 1950


Portaria e Roda


A Roda - foto de Jorge Portojo


O antigo Recolhimento do Ferro pertence actualmente à Junta de Freguesia da Sé, que lá instalou o seu centro social e cultural.

2 comentários: