quinta-feira, 12 de março de 2015

COLÉGIOS E RECOLHIMENTOS - VII

4 . 4 – Recolhimento da Senhora da Esperança - II



Pormenor do retábulo


A Igreja contém no seu coro-alto um órgão de tubos em estilo Inglês, construído pelo mestre organeiro britânico Peter Conacher em 1891, e que foi restaurado em 1990.


Santa Marta, padroeira da Região Vinícola do Douro

“Uma das instituições tuteladas pela Santa Casa da Misericórdia do Porto é o Colégio de Nossa Senhora da Esperança, com uma história centenária. A sua construção iniciou-se em 1724, com verbas deixadas em testamento pelo Reverendo Manuel de Passos Castro. Começou por ser um local destinado ao ensino e recolhimento de órfãs, daí o seu nome primitivo: Recolhimento de Meninas Órfãs de Nossa Senhora da Esperança. É um Colégio católico, de acordo com o que estabelece o Código de Direito Canónico, propondo-se promover a educação integral dos alunos, respeitando a sua liberdade, a das famílias, a dos professores e restantes colaboradores. Está aberto, sem qualquer discriminação, a todos os que procuram a educação e o ensino nele ministrados e oferecidos, desde que adiram ao seu Projecto Educativo e aceitem os seus regulamentos. Possui actualmente vários níveis de ensino - Creche, Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. Funciona em regime de paralelismo pedagógico para o 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário”. Site S.C.M. do Porto.


6º. Cruzeiro da Via Sacra


7º. cruzeiro


8º. cruzeiro

Vem a propósito tratar da Via Sacra que se realizava no séc. XVIII e que partia da Batalha, passava pela Praça de S. Lázaro e terminava no Monte do Bonfim, onde hoje se encontra a igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário