sábado, 10 de outubro de 2015

RIO DOURO - XII

6.1.12 - Ponte Luis I, Ponte do Infante D. Henrique, Esplanada nos pilares da ponte D. Maria, Barão de Forrester - carta nº. 12


Ponte Luis I - 1979


 1979


Na Ponte Luis I - 1967


“Este espectro da ponte Luís I, faz sentir como ela estava no dia 1 de Setembro de 2003 às 11h56, encerrada à circulação motorizada, antes do início das obras para passagem do metro.” 
In blog A Cidade Surpreendente - foto Carlos Romão


Ponte com nevoeiro e já com o metro – foto AMG Santos – 2014


Belíssima foto de Paulo Pereira


Foto Armando Tavares


Pela perspectiva até parece que o tabuleiro superior é em arco! – Foto Armando Tavares


Rio Douro como um lago… foto Nuno Pimenta


Ponte Luis I ao pôr-do-sol - 1965


Que céu espectacular! - 2015


Foto de Helder Rodrigues


Foto de Rui Miguel Melo - 2015


Pontes Luis I e do Infante - foto de Sara Maia

O nosso assíduo e conhecedor leitor Fernando Sena Esteves mandou-nos um interessantíssimo comentário que damos abaixo: "Olá! A magnífica coleção das fotos da ponte Luís I , lembra-me uma curiosidade surpreendente. A ponte pesa 3000 toneladas, o que parece muito ferro. Na verdade, é muito pouco e esta estrutura, tal como as outras do mesmo tipo, são verdadeiras filigranas. Se se imaginar um modelo da ponte a 1:1000, teríamos uma miniatura com cerca de 40 cm de comprimento para o tabuleiro superior (metade no inferior), com 4,5 cm de altura e 0,8 cm de largura. O surpreendente é que tal miniatura, se fosse possível construí-la, pesaria 3 gramas! E um modelo semelhante da Torre Eiffel de uns 30 cm de altura pesaria apenas 10 gramas!". 
Agradecemos muito a sua iniciativa e ensinamento.


Pontes do Infante e Maria Pia – foto José Paulo Andrade


Ao pôr-do-Sol - foto Vasco Gomes


Ponte do Infante – foto Rui Miguel Melo- 2015


As antigas pontes do Porto


Rapazio prontos a saltar da Ponte Luis I


Corajosa! - foto Miguel Ângelo




Foto animada de Armando Tavares



Pilares da Ponte D. Maria II, mais conhecida por ponte pênsil – 1958


Pilares da Ponte D. Maria II (pênsil) ocupado por uma esplanada – excelente ideia! – foto Santos Faria




Mapa do Rio Douro pelo Barão de Forrester - foi este extraordinário trabalho que lhe valeu o título de Barão - para se ter uma ideia da qualidade e pormenor deverá ser muito aumentado.

“domingo, 14 de julho de 2013
Carta Nº. 12 


Assim como até aqui me tenho entretido como que de uma vida irregular, escrevendo acerca das pedras do Douro, acomodações de estalagens, &c, &c, assim também passarei agora a dizer uma ou duas palavras sobre um objecto que grave impressão me tem causado pelas terras onde por onde tenho passado: refiro-me a certas casas, geralmente muito mal construidas, mas sempre em lugares mais públicos, e com as janelas au rez de chaussès, junto das quais geralmente se vê bastante gente, congregada, falando e divertindo-se como romeiros em dia de festa. Estas casas, Sr. Redactor, são as cadeias, para onde, de certo, não vai gente que tenha praticado boas acções; contudo, se o objecto de uma prisão é castigar os culpados, e o do castigo é corrigi-los, parecem-me muito fora de razão que sejam dados aos povos, semilhantes maus exemplos como estes a que me refiro; porque, em muitos sítios, longe de ser castigo, os presos vivem, só com a diferença de não terem a sua liberdade, melhor e em maior abundância que jamais conheceram, simplesmente porque pertencem a alguem destes povos de aldeia, como parentes ou compadres que também têm os seus; de sorte que uma espécie de maçonaria ou fraternidade existem entre eles, e a confraria é quem os sustenta.
Dizem, - mas eu como viajante não posso dizer se é verdade, - que estes estabelecimentos são só privilégio dos pobres; e que até, por muitos e sucessivos anos, gozam deste mesmo previlégio, ou por esquecimento, ou porque nenhuma despesa fazem ao Estado; mas, ainda assim, frequentes vezes acontece que no meio do seu regozijo e repentinamente aparece uma ordem não de soltura, mas para que, ligados uns aos outros, vão seguindo caminho do Porto ou Lisboa, para cumprirem o degredo, expiarem as últimas penas.
Eu não me acho com forças, nem a ocasião é própria, para entrar deveras neste assunto; contudo, na cadeia da Relação a cidade do Porto, acontece quase o mesmo, e em muito maior escala, quanto ao edifício, mas não quanto aos confortos em razão da ausência dos parentes. Aqui consta que há também inquilinos de muitos anos, que ocupam, segundo os anos de serviço, diversas graduações; e que seu chairman (desculpe o termo inglês por não saber o termo técnico) tem muita autoridade, e os seus decretos tem força de lei; e de certo, são rigorosamente cumpridos, e com maior prestesa, que costumam os empregados legais. Não digo isto para ofender repartição pública alguma; porque é bem sabido que nenhuma tem a obrigação de trabalhar dia e noite, como pratica a clientela do dito chairman.
Haverá quem diga que eu sou um estrangeiro muito perverso, e que agora abuso da hospitalidade dos dignos portugueses, fazendo estas minhas críticas, da mesma forma que, quando me atacaram na época em que falei nos vinhos do Porto; e quando mereci o lisonjeiro epíteto de ser uma "ave estranha num país estrangeiro". Porém, Sr. Redactor, já estou muito velho e à prova de bomba; não me intimidam quando eu trato de fazer bem ao país que amo como meu. Vou contar-lhe uma história que tem seus visos de romance; mas nem por isso deixa de ser menos verdadeira.
Quando habitei a casa na Ramada Alta actualmente ocupada pelo patriótico e filantropo (termo de que me sirvo-em lugar de ill.mo e exc.mo) visconde da Trindade, tinha um relógio de mesa muito lindo, de três e meio palmos de altura, sendo o assunto um preto segurando um cavalo bravo e fogoso. Quando saía da minha casa pela manhã, e voltava à noite, costumava sempre conferir o meu relógio de algiberia com aquele; mas aconteceu-me um dia, que, voltando a casa, dei pela falta do relógio, manga de vidro, preto, e cavalo branco, e até a própria chave. Em vão, pergunto a minha mulher, filhos e criados, pela falta; mas ninguem me podia esclarecer o negócio; porém tendo motivos de suspeitar de algumas pessoas, relacionadas com os criados, paguei a cada um deles um mês adiantado, e mostrei-lhes a porta. Foi justamente, Sr. Redactor, nesta ocasião que alguem me falou na bela organização do corpo dos ladrões na cidade do Porto, debaixo da autoridade do ladrão-mór a que acima me referi.
Mandei falar a este potentado por eu não ter a honra de o conhecer pessoalmente, remetendo-lhe os sinais do objecto roubado, e contando-lhe todas as circunstâncias do roubo. Recebi logo um recado verbal mui atencioso, já se sabe, no estilo de - "fulano faz os seus cumprimentos a sicrano, &c; e logo que possa, dará conta da sua missão": Com efeito - na mesma noite uma pessoa mui bem trajada, com hábito de Cristo ao peito, me procurou em casa; e tal era a sua presença de respeitabilidade, que o meu novo criado sem hesitação alguma o encaminhou à minha sala de visitas, pondo as competentes velas de cera; e apresentando-lhe uma cadeira, convidou-o a assentar-se em quanto que vinha ao meu gabinete chamar-me. Póde bem imaginar-se a minha surpresa, quando entrei na sala, e depois da devida troca de cumprimentos, o cavaleiro hóspede participou-me que era o embaixador do ill.mo ladrão-mór da cadeia; e que vinha, da sua parte, para assegurar-me que o roubador não tinha sido nenhum membro da honrada profissão a que ele presidia, aliás com muito gosto me teria sido já restituido o relógio.
Agradeci, como era de supor, a finesa do cavaleiro e lhe retribui os cumprimentos da personagem que ele vinha representar. Confesso, porém, que enquanto o meu criado o acompanhava até à porta, passei um golpe de vista por toda a sala para verificar se, com efeito, mais alguma outra redoma me faltava.
Publiquei anúncios nas gazetas, ofereçendo alviçaras de 6 moedas a quem me desse notícias do meu pobre cavalo branco, e seu condutor africano. Em seguida veio um adeleiro convidar-me para ir ver um relógio muito bonito que ele - que não tinha visto os anúncios - julgava poder servir-me, dando ao mesmo tempo uma descrição exactissima do objecto.
Acompanhado por um amigo, segui o adeleiro até uma casa na rua de....... na cidade baixa; entrei numa loja onde estava a conversar uma mulher de mantilha com o dono: não reparei muito nesta mulher no momento da entrada; mas vi sobre o mostrador 3 montes a 2 moedas em que ela pegou sem as contar, metendo-as num lenço, e saindo precipitadamente. A quantia do dinheiro por ser aquele que eu tinha oferecido de alviçaras, fez que eu, ainda que tarde, lançasse os olhos após a mulher; e não pude deixar de pensar que eu a tinha visto em diferentes ocasiões, falando com os meus criados.
O logista não me conhecia; e eu também nada lhe disse do fim da minha visita. O adeleiro disse-lhe que eu era muito tentado com objectos de gosto, e queria ver a sua coleção. Levou-nos para uma sala no 1º andar; e logo que entrei, vi numa prateleira entre ricos vasos de porcelana e outros objectos, o meu cavalinho com todos os mais aprestes. O bom do homem abriu as suas gavetas, e caixa-forte; em poucos momentos cobriu a mesa de pulseiras, cordões de ouro, alfinetes de peito, tiáras e anés de brilhantes, e um sem número de condecorações. E em várias outras partes da sala apontou toda a qualidade de roupa feita, e alguns lenços de seda pendurados sobre uma corda que comunicava com uma campainha fora da porta.
Logo conheci que eu estava no atélier de um ladrão de profissão; cuhos discípulos eram ensaidos neste recinto, praticando a gíria de furtar lenços sem serem pressentidos, sendo o grau de perfeição na arte o poder tirar um destes lenços da corda solta sem tocar a campainha.
Nestas alturas tirei da algibeira o Periodico dos Pobres, e mostrei o meu anúncio ao professor da arte ligeira. Ele mudou de cor, e deu um passo para a porta; porém interceptei-lhe a retirada, e em poucas palavras, mas com muita firmesa, reclamei o que me pertencia. Pranteou, - suplicou perdão, - protestou a sua inocência, dizendo que não lhe era possível saber de onde vinham os objectos que lhe ofereciam à venda, ou em penhor; - que não conhecia quem lhe tinha trazido o relógio; e que muito sentia não ter visto o anúncio, porque no momento da minha entrada na sua loja, a mulher que dias antes havia trazido o objecto roubado, estava neste acto levando as 6 moedas, preço que lhe tinha custado. Continuou a jurar que nada sabia do furto, mas acrescentando que, visto que o objecto era meu - conhecia ser da sua obrigação entregar-mo; o que com efeito fez dentro de meia hora.
Como vi que não era possível descobrir o modo engenhoso, com que o relógio tinha sido roubado de minha casa, forçoso foi que me contentasse com a sua restituição, sem ulterior procedimento; mas - quando cheguei a casa, e principiei a dar corda ao relógio reparei que a fábrica tinha sido atada com um bocadinho de retroz de seda verde, que havia sido tirada da pequena mesa de costura que estava no outro lado da sala - operação esta que decerto não foi feita no momento, e que tinha por fim evitar que o relógio desse horas durante a mudança. Este facto deixou suspeitas sobre mais de um indivíduo; e será força de imaginação, mas é facto, que quando eu passo por certa rua muito estreita que conduz ao postigo do Sol, uma mulher, que julgo ser a mesma que eu tinha visto recebendo o dinheiro na loja de que já falei, - logo que me avista, retira-se para dentro de casa.
Tenha paciência, Sr. redactor, com esta massada - mas estas reflexões são consequênia da prisão voluntária a que me votei na minha barquinha, e da minha imaginação precisar de distração. Porém o remédio está na sua mão e não gostando do que tenho escrito, remédio será queimar esta carta.
Agora falemos sério. Sentirei, Sr. Redactor, se eu nesta narração entrar em seara alheia; por isso que sei que o meu amigo Sr. José Frutuoso Aires Gouveia Osório, doutor pela universidade de Coimbra, e Edimburgo, nas suas viagens à Inglaterra, França, Bélgica, e países do norte, estudou teorica e praticamente a organisação das prisões. Desejava muito perguntar a este meu amigo, porque mutivo não tem ainda publicado as suas observações áquele respeito. Será, por acaso, que ele, também* como eu, tenha pedido estatísticas, sobre o assunto a algum ministro de estado, e as não tenha recebido, depois de lhas prometerem? Quem sabe!

Sou de VV.
J. J. Forrester

* no original tãobem 
Publicada por Porta Nobre à(s) 7/14/2013"

COM ESTA 12.ª CARTA O BARÃO DE FORRESTER DÁ POR TERMINADA A SUA DESCRIÇÃO SOBRE A VIAGEM AO DOURO, EM SETEMBRO DE 1854, DIRIGIDAS AO REDACTOR DO JORNAL O COMMERCIO.

Para uma consulta mais pormenorizada das pontes do Porto, poderão consultar os nossos lançamentos RIBEIRAS E PONTES de 31/3, 3/4, e 6/4/2013.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Belíssimas fotos a acompanhar mais uma prosa com a qualidade habitual.
    Relativamente á ponte D. Luis, recomendo que não a atravessem pelo tabuleiro superior em noite da S. João após o fogo de artifício....é que não é nada agradável sentir o chão a «fugir-nos» debaixo dos pés...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  3. Uma vez mais muito obrigado pelo seu comentário. O que acontece para que depois do fogo de artifício se sente o chão a "fugir?
    Cumprimentos
    Maria José e Rui

    ResponderEliminar
  4. Olá mais uma vez
    O que acontece é que a enorme mole humana que atravessa a ponte vinda dos jardins de Gaia, faz com que ela vibre e a sensação não é nada agradável.....principalmente quando tentamos atravessar a ponte para o lado de Gaia, cruzando-nos com toda aquela gente.
    Cumprs e continuem este excelente trabalho.
    Augusto

    ResponderEliminar