quinta-feira, 12 de novembro de 2015

RIO DOURO - XXIV

6.1.24 - Rio Douro, Vila Nova de Gaia, Cais de Gaia


Gravura de Martini - 1835


Cais de Gaia – 1880 – de notar a rampa que sai do rio e sobe até à Serra do Pilar


Areínho de Gaia e zona do antigo castelo
 


Cais de V. N. de Gaia – construído em 1791


Ribeira de Gaia 1885-2015


Vista dos armazéns de vinho do Porto, em Gaia – 1897


Embarque de vinho do Porto – Gaia - 1900



Na Ribeira de Gaia - 1910


1930

Cais de Vila Nova - Carregamento de vinho do Porto e outras mercadorias – de notar a camionete antiga. 
Na Descrição de Abril de 1758, da Freguesia de Santa Marinha pode ainda ler-se: “Tem esta villa varias Companhias de  Arraezes de barcas, que todas tem 37 barcas grandes, que carregão 20 pipas cheas: e servem continuamente para carga, e descarga de todos os navios portugueses, e de varios reynos, que aqui entrão e para ajudar, e valer nas entradas, e sahidas, e em todos os perigos de naufragio, que succedem, e em muytas cheas, que hão no tempo de Inverno, as quais todas se amarrão nesta parte da villa. Tem para cima de cem barcos na passagem da Villa para a cidade e de Gaya para a Porta Nova, Banhos e Lingoeta a toda a hora que se, querem e são precizos de dia, e de noite. Aqui chegão todos os dias muytos e varios barcos de cima do Douro com vinhos, sumagre, e frutas, que pela mayor parte se recolhem nos armazens desta villa”.
Já neste fim do século XVIII o movimento de pessoas e mercadorias era, como se lê, muito intenso.



Em dia de nevoeiro – foto P Philipe PF - 2015


Barcos em Gaia – à esquerda vê-se o antigo Convento de Monchique, o bairro Inês e as árvores da Restauração; á direita a Casa das Sereias.


1940


1950


Construção do cais de Gaia - 1950


1950


Instituto do Vinho do Porto inspeccionando embarque de vinho – 1950

Porto e o vale do Douro – excelente docomentário


Navio Mercian, da empresa Ellerman Papayanni Lines, de Liverpool, no rio Douro, c. 1957.


Descansando



Espectáculo semelhante assistimos nós aquando do grande incêndio da Real Companhia Vinícola, pelos fins dos anos 40 do passado século. Colocados nos jardins do Palácio de Cristal a pavorosa visão foi semelhante ao descrito acima.


Site da Niepoort


Polo aquático no rio, na margem Sul.  Pelos chapéus de palha parece ser dos anos 20 ou 30 do passado século. Lemos, em tempos, que o F. C. do Porto tinha uma secção que jogava no rio.


Gaia – 1962 – em primeiro plano o telhado da Capela da Lada


Rabelo e pescadores - aqui só dá taínhas.


No cais de Gaia – foto I Love Porto

Porto e o Vale do Douro - excelente documentário francês


Barcos rabelos em Gaia – 1980

Extracto do filme “Barcos Rabelos” 

História do Barco Rabelo – descida do rio a partir do minuto 11

Como se constrói um Rabelo 

4 comentários:

  1. Estarei enganado se pensar que a rampa que vai do Rio ao morro da Serra do Pilar é parte da actual Rua General Torres ?
    E ignorava esses dois terríveis incêndios nas Caves Niepoort e Real Companhia Vinícola.
    Por razões assim, tanto valorizo este site.

    Felicito o trabalho desenvolvido.

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    1. Desconhecemos o trajecto da General Torres. Na verdade surpreendeu-me a rampa estar tão visível na foto.
      É inesquecível a impressão que nos deixou o espectáculo dantesco desse incêndio.
      Cumprimentos,
      Maria José e Rui Cunha

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  2. Olá
    E que cheirinho a Vinho do Porto....
    Cumprs
    Augusto

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    1. Para já foi só um cheirinho. Vai ter oportunidade de o sentir com mais intensidade quando tratarmos da sua exportação.
      Cumprimentos
      Maria José e Rui

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