6.8.5 – Fazendas que se exportam para o Norte
Gabinete de provas inglês – mobiliário do séc. XV
Caves Calém – salão de provas
Modelos de garrafas de 1708 a 1812
Garrafas do séc. XVIII
Garrafas dos séculos XVII e XVIII
Vinho do Porto – 1765
Garrafeira de 1887
Garrafa antiga de aguardente
Conjunto para abrir garrafas pelo calor
Expositor da Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto na "Exposição Agricola e de Productos Mineraes" do Porto..
Inaugurada por el-rei D. Carlos a 17 de Agosto de 1903, a "Exposição Agricola e de Productos Mineraes" do Porto, teve lugar no "Palacio de Crystal Portuense".
“O Museu do Vinho do Porto, não é um museu da vinha e sua produção, mas do Vinho do Porto, sua actividade comercial com as naturais repercussões no desenvolvimento histórico da cidade.
Instalado no armazém do Cais Novo, mandado construir junto à casa com o mesmo nome, por iniciativa da família duriense Pinto da Cunha Saavedra, para depósito dos vinhos pertencentes à Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, criada pelo Marquês de Pombal, a cuja direcção esta família esteve ligada desde as suas origens em 1756.
A riqueza arquitectónica da sua construção e importância enquanto armazém de vinhos provenientes do Alto Douro e na história comercial da cidade, traduz-se num espaço por excelência para a localização do Núcleo Comercial – Museu do Vinho do Porto.
Os mesmos armazéns foram, entre 1822 e 1872, pela insuficiência de espaço para recolha da carga dos muitos navios que afluíam à cidade, depósito da alfândega do Porto, para os géneros coloniais, passando a ser conhecidos por Alfândega de Massarelos”. In Porto XXI
O vinho do Porto – canal História
Olá
ResponderEliminartantas e tão boas preciosidades...
Museu do Vinho do Porto...vale bem a visita!
Cumprs
Augusto
E verdade! Já la fomos duas vezes... descobrem-se sempre coisas novas.
ResponderEliminar