segunda-feira, 16 de maio de 2016

FAZENDAS QUE SE EXPORTAM PARA O NORTE - V

6.8.5 – Fazendas que se exportam para o Norte


Gabinete de provas inglês – mobiliário do séc. XV


Caves Calém – salão de provas


Modelos de garrafas de 1708 a 1812


Garrafas do séc. XVIII


Garrafas dos séculos XVII e XVIII


Vinho do Porto – 1765


Garrafeira de 1887





Garrafa antiga de aguardente



Conjunto para abrir garrafas pelo calor


Expositor da Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto na "Exposição Agricola e de Productos Mineraes" do Porto..
Inaugurada por el-rei D. Carlos a 17 de Agosto de 1903, a "Exposição Agricola e de Productos Mineraes" do Porto, teve lugar no "Palacio de Crystal Portuense".






“O Museu do Vinho do Porto, não é um museu da vinha e sua produção, mas do Vinho do Porto, sua actividade comercial com as naturais repercussões no desenvolvimento histórico da cidade. 
Instalado no armazém do Cais Novo, mandado construir junto à casa com o mesmo nome, por iniciativa da família duriense Pinto da Cunha Saavedra, para depósito dos vinhos pertencentes à Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, criada pelo Marquês de Pombal, a cuja direcção esta família esteve ligada desde as suas origens em 1756. 
A riqueza arquitectónica da sua construção e importância enquanto armazém de vinhos provenientes do Alto Douro e na história comercial da cidade, traduz-se num espaço por excelência para a localização do Núcleo Comercial – Museu do Vinho do Porto. 
Os mesmos armazéns foram, entre 1822 e 1872, pela insuficiência de espaço para recolha da carga dos muitos navios que afluíam à cidade, depósito da alfândega do Porto, para os géneros coloniais, passando a ser conhecidos por Alfândega de Massarelos”. In Porto XXI

O vinho do Porto – canal História

2 comentários:

  1. Olá
    tantas e tão boas preciosidades...
    Museu do Vinho do Porto...vale bem a visita!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. E verdade! Já la fomos duas vezes... descobrem-se sempre coisas novas.

    ResponderEliminar