segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

COMBOIO XV - LINHA DO DOURO III

6.26.4 – O Comboio XV - Linha do Douro III - Linha do Corgo, Estação do Pinhão, Cachão da Valeira



Ponte sobre o Rio Corgo na Régua

O troço entre a Régua e o Pinhão da Linha do Douro, do qual esta ponte faz parte, foi inaugurado a 1 de Junho de 1880; a inauguração do primeiro troço da Linha do Corgo, que também atravessa esta ponte, deu-se a 12 de Maio de 1906. Parece ter uma passagem pedonal quase ao nível da água.




Inauguração do Caminho de Ferro da Régua a Vila Real 

Comboio – Linha do Corgo - 1970 

Linha do Corgo – viagem de ida e volta 

Linha do Corgo – anos 80 – RTP 


Ponte do Pinhão

Passeio de barco do Pinhão ao Tua


Chegando ao Pinhão



Estação do Pinhão


“Na Estação de Caminhos de Ferro do Pinhão, concelho de Alijó, encontram-se a revestir as suas paredes um conjunto de painéis de azulejos do século XIX, alusivos ao rio Douro e às suas margens, aos carros de bois, aos barcos rabelos que transportavam as pipas de vinho para Vila Nova de Gaia, à paisagem formada pelos montes moldados pela força humana, aos trabalhos tradicionais da região vinhateira duriense e utensílios usados por homens e mulheres como os cestos de transporte de uvas. Nesses azulejos são representados todos os trabalhos efetuados ao longo do ano como por exemplo a cava, a redra, a poda e a vindima, evidentemente.
Os painéis de azulejos são obra da antiga Casa Aleluia, entretanto restaurados. As cores que predominam nas suas composições são as tradicionais - azul cobalto e amarelo - que retratam fielmente a vida dos agricultores do Alto Douro há umas boas décadas passadas”. In Arte Azul Atelier






Os azulejos da Estação do Pinhão -vídeo
“Documentário exibido a 2 de Janeiro de 2016 na RTP2 intitulado "O caminho de ferro impossível" onde é apresentada a história da Linha do Douro e sua extensão em Espanha até Salamanca. Na parte final, é apresentado um grupo de entusiastas desta linha, que lutam pela sua reabertura: a associação Tod@via! Os The Brave Ones participaram também na sua produção.
Vamos todos lutar pela Linha do Douro !!”


Cachão da Valeira – desenho de Visconde de Vila Maior – 1836


Túnel do Cachão da Valeira, um dos 23 da Linha do Douro

Sobre o Cachão da Valeira já publicámos um extenso lançamento em 4/9/2015 – De Barca d’Alva ao Cachão da Valeira 

Caminho de ferro do Douro – in Alpendre da Murta http://alpendredalua.blogspot.pt/2010/05/caminho-de-ferro-do-douro-4.html

Sem comentários:

Enviar um comentário