quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

COMBOIO XVI - LINHA DO DOURO IV

6.26.4 – O Comboio XVI - Linha do Douro IV - Linha do Tua, Ponte de Ferradosa, Ponte ferroviária Coa



“A Linha do Tua é uma ligação ferroviária de via estreita que ligava Foz Tua, na Linha do Douro, até à cidade de Bragança, na região portuguesa de Trás-os-Montes. A linha tem 134 quilómetros de extensão e acompanha o percurso sinuoso do vale do rio Tua desde a sua foz no rio Douro até Mirandela. A partir daí, atravessa o planalto transmontano a uma altitude cada vez maior, passando pela estação a maior altitude do país até à descida em Bragança. A maioria da linha encontra-se encerrada e está em funcionamento apenas um troço com 16 quilómetros ao serviço do Metropolitano de Mirandela.


A linha foi construída em duas fases. O troço entre a foz do Tua e Mirandela foi inaugurado em 1887. A construção dos restantes 73,5 km até Bragança foi adiada por razões financeiras, tendo sido concluído apenas em 1906. O primeiro estudo do traçado foi realizado em 1878. A construção e exploração do tramo entre Tua e Mirandela foi concessionada à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, propriedade de Tristão Queirós. As obras tiveram início em outubro de 1884 e a execução dos primeiros vinte quilómetros na garganta granítica do Tua foi extremamente difícil e complexa. Este tramo foi aberto ao público em 27 de setembro de 1887, realizando-se a cerimónia oficial de inauguração dois dias depois e na presença do rei Luís I. A concessão da exploração e construção do segundo tramo entre Mirandela e Bragança foi atribuída em 1902 a João Lopes da Cruz, que a trespassou à Companhia Nacional. O primeiro comboio chegou a Bragança em 26 de Outubro de 1906 e o troço final foi inaugurado oficialmente em 1 de Dezembro do mesmo ano.
Durante a crise dos transportes ferroviários na década de 1930, a situação financeira da Companhia Nacional foi-se sucessivamente degradando. A lei de 1945 nacionalizou e integrou todas as companhias ferroviárias na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP), a qual passou a explorar toda a rede ferroviária portuguesa. Em 1968 foi inaugurada uma variante na cidade de Bragança. Na linha funcionaram locomotivas a vapor até à década de 1970. Na década de 1950 foi no Tua que circularam pela primeira vez automotoras da série 9300.
Em finais da década de 1980, o governo e a CP planearam o encerramento de grande parte das linhas secundárias em Portugal. Em janeiro de 1990 foi suprimido o transporte de mercadorias na Linha do Tua. Entre dezembro de 1991 e janeiro de 1992 foi encerrado o troço entre Mirandela e Bragança. Em 1995 foi inaugurado o Metropolitano de Mirandela, assegurando o serviço de passageiros na linha entre Mirandela e Carvalhais e, a partir de 2001, entre Mirandela e a foz do Tua. Em 2008, na sequência de vários acidentes, do desinvestimento na linha e da construção da barragem do Tua, o troço entre Tua e Cachão foi definitivamente encerrado. A albufeira da barragem submergiu 16 quilómetros da linha, cortando a sua ligação à rede ferroviária nacional e inviabilizando um futuro aproveitamento. A construção motivou protestos de várias organizações ambientalistas e movimentos cívicos da região e teve um impacto negativo na economia da região”. In Wikipédia


Foto Erikson Junior



Foto Afasoft


Túnel e ponte na linha do Tua

Linha do Tua – para memória futura


Tua – foto de David Silva - 2013


Locomotiva E166 da CP que estava abandonada no Tua e foi vendida para França, onde vai ser reparada e usada em linha de turistas.

Toda esta Beleza é TUA – 68 fotos de Bia Esteves

Os últimos dias do Tua

A linha é Tua


Em 1873 inicia-se a construção da linha de caminho de ferro do Douro; no concelho da Pesqueira a construção desta via férrea, passa pelo lugar da Ferradosa e Vargelas. Este percurso faz parte do troço da Linha do Douro Tua-Pocinho inaugurado a 10 de Janeiro de 1887, passando a via férrea neste troço a localizar-se na margem esquerda do Douro, depois de atravessar uma importante ponte metálica, no lugar de Ferradosa (Vale de Figueira).



Posteriormente, com a conclusão das obras da Barragem da Valeira em 1976, esta ponte metálica é desmantelada e a estação de caminho de ferro fica inactiva, procedendo-se à construção de nova ponte de caminho de ferro e respectiva estação mais a montante do local original.

O Douro no vale de Ferradosa - vídeo


Ponte sobre o Rio Coa


Referência a Vila Nova de Foz Coa em Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal

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