6.26.4 – O Comboio XIV - Linha do Douro II - A caminho da Régua, Estação da Régua, Pontes da Régua, Linha Régua-Lamego nunca activada
A caminho da Régua – foto de António Sardinha
Estação das Régua - 1890
C. 1910
Azulejos da linha do Douro
Estação do Peso da Régua
Comboio histórico do Douro
Ponte metálica da Régua - 1900
Ponte metálica antes de recuperada
Foi há poucos anos recuperada para o trânsito pedonal e ciclista.
A ponte metálica foi construída para servir o tráfego rodoviário. Mesmo ao lado foi entretanto construída uma outra ponte por onde deveria passar o comboio que ligaria a Régua a Lamego. Só que o caminho-de-ferro nunca chegou a ser construído e a ponte ferroviária passou a rodoviária e a metálica foi desactivada.
Foi projectada e construídas as passagens e obras d'arte para uma linha férrea entre a Régua e Lamego, mas nunca foi activada. Ver abaixo
Ponte sobre o Varosa
Passagens preparadas para a linha do comboio Régua/Lamego/Viseu e que nunca foi terminada, possivelmente pelas dificuldades financeiras fruto da II Guerra Mundial.
Linha da CP Lamego/Régua - vídeo
Projecto dos caminhos-de-ferro para Lamego – um projecto inacabado
Olá
ResponderEliminarUma «Linha de Combóio» com paisagens únicas, Património do Mundo.
Cumprs
Augusto
Sensacional! Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
ResponderEliminarCorreia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!
Boa noite e muito obrigado. Se eu tiver acesso a estes seus estudos poderia estudar a forma de os referir em devida altura.
ResponderEliminarMuito obrigado
Rui Cunha