6.26.4 – O Comboio XVII - Linha do Douro V - Estação do Pocinho, Barca d'Alva ao Pocinho, Linha do Sabor, Estação de Barca d'Alva
“A Estação Ferroviária do Pocinho é uma infra-estrutura da Linha do Douro, que serve a localidade do Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Coa, no Norte de Portugal. Também serviu como entroncamento com a Linha do Sabor durante o seu funcionamento, entre 1911 e 1988. Desde 1988 é estação terminal da Linha do Douro, dado o encerramento do troço que se prolongava até Barca d’Alva e Espanha. O troço entre Tua e o Pocinho da Linha do Douro foi aberto à exploração em 10 de Janeiro de 1887; esta foi a estação terminal provisória da Linha até à entrada ao serviço do troço seguinte, até Côa, em 5 de Maio do mesmo ano.
Para a construção da Linha do Sabor, foi necessário expandir esta estação; assim, o ante-projecto de ampliação do Pocinho, datado de 3 de Outubro de 1903, foi apresentado ao Conselho Superior de Obras Públicas ainda nesse mês. As alterações no Pocinho foram feitas de forma a facilitar tanto quanto possível a transferência de mercadorias, especialmente minérios e alabastros, da linha estreita para a via larga. O primeiro troço da Linha do Sabor, entre o Pocinho e Carviçais, entrou ao serviço em 17 de Setembro de 1911. Após 1947, as locomotivas de via estreita E61 e E41 realizaram manobras nesta estação.
Em 1988, foram encerrados os serviços na Linha do Sabor, e no troço entre Pocinho e Barca d’Alva da Linha do Douro”. In Wikipédia
“Em 1864, uma comissão técnica luso-espanhola aprovou 5 ligações internacionais entre Espanha e Portugal, incluindo uma por Barca de Alva. Em 2 de Dezembro de 1887, foram concluídas as obras no troço do Pocinho a Barca de Alva, tendo este troço sido aberto à exploração no dia 9 de Dezembro, junto com a ligação internacional até Salamanca.
Nos finais de 1901, o director da Divisão de Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado previa a introdução de carruagens de primeira classe nos serviços entre esta estação e o Porto.
Em 1904, a administração dos Caminhos de Ferro do Estado organizou um comboio rápido do Porto a Medina, passando por Barca de Alva, onde deixava parte do material circulante; no entanto, este comboio normalmente circulava quase vazio a partir da Régua, devido à falta de ligações rodoviárias às estações a partir daquele ponto. Este serviço, que circulava 3 vezes por semana em cada sentido, foi suspenso em 1914, devido ao rebentar da Primeira Guerra Mundial, tendo sido retomado em 1919, mas pouco tempo depois foi definitivamente cancelado, devido à falta de combustível e pelo deflagrar da Guerra Civil Espanhola.
Em 1937, foram criados os comboios 751 e 752, do Porto a Salamanca, que também circulavam 3 vezes por semana em cada sentido, ligando o Porto a Barca de Alva em pouco mais de 4 horas; no entanto, estes serviços foram interrompidos devido ao início da Segunda Guerra Mundial.
Na Década de 1960, foram retomados os serviços directos do Porto a Salamanca, utilizando automotoras.
A Linha do Douro e a sua ligação internacional nunca chegaram a alcançar o nível de procura que se esperava, tanto a nível nacional como internacional, tendo falhado igualmente no objectivo de atrair as mercadorias no planalto de Salamanca para o Porto de Leixões. Por outro lado, a linha fronteiriça apresentava um elevado número de pontes metálicas, cuja substituição seria muito dispendiosa. Estes factores, em conjunto, faziam prever o encerramento do troço internacional já desde meados do Século XX. Ao mesmo tempo, já nessa altura se defendia a manutenção do tramo em território nacional, devido às potencialidades da Linha do Douro como destino turístico, em conjunto com a promoção do Vinho do Porto.
Em 1988, foi encerrado o troço entre o Pocinho e Barca d’Alva”. In Wikipédia
Ponte rodo-ferroviária do Pocinho
Linha do Sabor no Pocinho actual
Ponte sobre o Sabor
Linha do Sabor
1951
Linha do Sabor - Locomotiva a vapor CP E204 na sua aproximação a Moncorvo na Linha do Sabor...em Junho de 1978... Fotografia de James Waite.
Linha do Sabor
Linha do Sabor e Mogadouro
Linha do Sabor – um pouco de História
Linha do Sabor no Pocinho actual
Estação de Barca d’Alva
“Em 1864, uma comissão técnica luso-espanhola aprovou 5 ligações internacionais entre Espanha e Portugal, incluindo uma por Barca de Alva. Em 2 de Dezembro de 1887, foram concluídas as obras no troço do Pocinho a Barca de Alva, tendo este troço sido aberto à exploração no dia 9 de Dezembro, junto com a ligação internacional até Salamanca.
Nos finais de 1901, o director da Divisão de Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado previa a introdução de carruagens de primeira classe nos serviços entre esta estação e o Porto.
Em 1904, a administração dos Caminhos de Ferro do Estado organizou um comboio rápido do Porto a Medina, passando por Barca de Alva, onde deixava parte do material circulante; no entanto, este comboio normalmente circulava quase vazio a partir da Régua, devido à falta de ligações rodoviárias às estações a partir daquele ponto. Este serviço, que circulava 3 vezes por semana em cada sentido, foi suspenso em 1914, devido ao rebentar da Primeira Guerra Mundial, tendo sido retomado em 1919, mas pouco tempo depois foi definitivamente cancelado, devido à falta de combustível e pelo deflagrar da Guerra Civil Espanhola.
Em 1937, foram criados os comboios 751 e 752, do Porto a Salamanca, que também circulavam 3 vezes por semana em cada sentido, ligando o Porto a Barca de Alva em pouco mais de 4 horas; no entanto, estes serviços foram interrompidos devido ao início da Segunda Guerra Mundial.
Na Década de 1960, foram retomados os serviços directos do Porto a Salamanca, utilizando automotoras.
A Linha do Douro e a sua ligação internacional nunca chegaram a alcançar o nível de procura que se esperava, tanto a nível nacional como internacional, tendo falhado igualmente no objectivo de atrair as mercadorias no planalto de Salamanca para o Porto de Leixões. Por outro lado, a linha fronteiriça apresentava um elevado número de pontes metálicas, cuja substituição seria muito dispendiosa. Estes factores, em conjunto, faziam prever o encerramento do troço internacional já desde meados do Século XX. Ao mesmo tempo, já nessa altura se defendia a manutenção do tramo em território nacional, devido às potencialidades da Linha do Douro como destino turístico, em conjunto com a promoção do Vinho do Porto.
Em 1988, foi encerrado o troço entre o Pocinho e Barca d’Alva”. In Wikipédia
Ponte de Barca d’Alva
Inauguração da Ponte de Barca d’Alva – 18/6/1955
Em 1901, ainda não existia uma ponte rodoviária sobre o Rio Douro nas proximidades da Estação, e a Estrada Real n.º 53 (posteriormente designada de Estrada Nacional 221), que ligava a estação a várias localidades na margem Sul do Douro, ainda possuía alguns troços em construção. Em 1905, a ponte sobre o Rio Douro já tinha sido construída, tendo sido aprovadas obras de reparação na estrada entre esta ponte e a localidade de Freixo de Espada à Cinta.
De Barca d’Alva ao Pocinho a pé – ler e apreciar este belo documento
A estação fantasma – João Pedro Trigo
Estação de Barca d’Alva - vídeo
Comboio histórico do Douro (PPT)
Linhas dos Caminhos de Ferro - 1895
Selo comemorativo do centenário do caminho-de-ferro Norte do Douro - 1977
História do caminho-de-ferro do Douro
150 anos de caminho de ferro em Portugal – vale a pena ver! Interessantíssimo
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