sexta-feira, 10 de março de 2017

O AVIÃO I

6.26.12.1 - O Avião - Biplano Farman Maurice em 1912 - Primeiro voo em Portugal, no Porto - Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a travessia do Atlântico Sul, 1922.


O biplano do Comércio do Porto foi exposto no Palácio de Cristal em 1/9/1912


No Castelo do Queijo


Biplano Farman Maurice que subiu no Porto em 8/9/1912


Subindo…vê-se a sub-estação transformadora da Carris, muitos anos depois o…


C. L. I. P.


… e hoje a Kasa da Praia


Hei-lo no ar

O primeiro avião a descolar em Portugal foi um biplano Farman Maurice com motor Renault de 70 cavalos, Comprado em Paris e transportado para o Poro no paquete Hildbrand. Fe-lo em 8 de Setembro de 1912. O brigadeiro Luis Nunes da Ponte descreve, no seu livro "Recordando o Velho Porto" de 1949, este sensacional acontecimento, da forma seguinte: “ O aparelho ficou em exposição na nave central do Palácio de Cristal. A concorrência foi muito numerosa, pois a receita proveniente da venda de bilhetes e diversos emblemas atingiu a bonita cifra de 625$165 reis. A angariação dos fundos destinava-se à creche Comércio do Porto. A subida do avião ia ser feita no terreno em frente ao Castelo do Queijo entre a estrada da Circunvalação e a estação transformadora que a Cª. Carris ali possuía… O único automóvel de aluguer que então existia no Porto também não ficou inactivo, fazendo frequentes carreiras. Calculou-se em 60.000 o número de pessoas que no local se juntaram… Perante aquele público, verdadeiramente emocionado, o aparelho descolou lentamente às quatro e meia da tarde, para realizar o seu primeiro voo; ergueu-se até à altura de 250 metros evolucionando sobre a Foz e Matosinhos. Às cinco horas realizou-se então o chamado voo oficial… depois de subir à altura de 300 metros seguiu em direcção ao Porto, à velocidade horária de 90 Kms, passando por cima do Rio Douro, Praça da Liberdade, Marquês de Pombal e Torre dos Clérigos. Tinha permanecido 16 minutos no ar… o aparelho seguiu depois para Lisboa… o Porto pode ufanamente orgulhar-se de ter sido a primeira terra do país donde descolou um avião.” 
A aterragem desta experiência foi muito difícil pois uma avaria obrigou o aparelho de planar os últimos 3000 metros e foi aterrar fora da pista com alguma dificuldade. Verificou-se depois que a hélice estava repleta de prospectos de publicidade que tinham sido atirados pelo navegador. Realizaram-se 12 espectáculos até ao dia 15. Dias depois o aparelho , desmontado, seguiu para Lisboa.  (Ver abaixo o filme da Cinemateca Portuguesa sobre este voo)


Revista Aeronáutica – Ano 2, Nº.5 – Set/Out. 1912

Cinemateca Portuguesa – semana da aviação – 1912



Gago Coutinho e Sacadura Cabral iniciando a sua viagem ao Atlântico Sul.


Chegada dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral ao Porto, junto do Grande Hotel do Porto, em 8/12/1922.


Monumento em honra de Gago Coutinho e Sacadura Cabral no Largo dos Aviadores, em Gaia - foto do A. M.  de Gaia.

Hidroavião em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral levantaram de Lisboa para a primeira travessia do Atlântico Sul. No Porto realizou-se uma subscrição pública, para a compra do aparelho, que rendeu a elevadíssima quantia de 400.000$00. Saídos em 30/3/1922 só chegaram ao Rio em 17/6/1922. Tiveram grandes problemas técnicos e o primeiro avião afundou-se numa amaragem. Tendo o navio Carvalho Araújo levado um segundo avião, os aviadores conseguiram concluir a viagem. A chegada dos aviadores ao Rio de Janeiro foi festejada, no Porto, com o ribombar da artilharia, com o repique dos sinos e ruidosos silvos das sirenes das fábricas e dos vapores surtos no Douro e pelo estalejar de milhares de foguetes.


Biplano DH82

O leitor do Facebook José João Roseira escreveu: “Um avião difícil que entrava em "Vrille" com enorme facilidade. Voei nele na segunda metade da década de 60. Este provavelmente pertencia à Aviação Militar que esteve na origem da Força Aérea Portuguesa. Há anos despenhou-se um que pertencia ao Museu do Ar e era tripulado por dois coronéis-pilotos”.

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