quarta-feira, 1 de março de 2017

AUTOMÓVEL VIII - CAMPEONATO EUROPEU DE FUTEBOL 2016

6.26.9.9 - O automóvel VIII - Automóvel Clube de Portugal, Campeonato Europeu de Futebol 2016



Emblemas de 1903 – o de cima foi desenhado por D. Carlos


1911

Em 6/5/1914 são eleitos os primeiros directores do ACP do Porto -Eduardo Vilares, Dr. Mateus de Oliveira Monteiro, João Antunes Guimarães, Francisco de Lima e Francisco de Brito.


Actual

“Real ACP passou a ter existência legal a 31 de maio, quando foram aprovados os seus estatutos pelo Governador Civil do Distrito de Lisboa, figurando como presidente honorário o Rei D. Carlos I de Portugal, como Vice-Presidente honorário o príncipe real D. Luís Filipe e como presidente perpétuo da Assembleia Geral o Infante D. Afonso de Bragança, Duque do Porto.
O emblema do Real ACP foi aprovado em sessão de 7 de Junho desse mesmo ano, apresentando a peculiaridade de ter sido desenhado pelo próprio Rei D. Carlos I, que colocou à consideração da direção os seis estudos que realizou. A ação desenvolvida pelos dirigentes do Real ACP nos anos que se seguiram à fundação apontou, desde logo, quais os caminhos que o clube deveria trilhar no futuro: luta constante e persistente por leis mais justas e condições mais favoráveis para o automóvel e para os automobilistas; esforços e iniciativas tendentes a melhorar o estado das estradas e a segurança da circulação rodoviária; promoção a todos os níveis do desporto automóvel; desenvolvimento do turismo e incremento das relações com os clubes congéneres estrangeiros.
A 5 de Outubro de 1932 foi feito Comendador da Ordem de Benemerência, a 30 de Maio de 1950 Comendador da Ordem Militar de Cristo e a 28 de Setembro de 1978 Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique”. In Wikipédia

História do ACP 


Primeiro mapa das estradas - 1929 - Todos os anos o ACP publicava um mapa das estradas que nós recebíamos e que era muito importante, pois era muito usado nas nossas viagens. 


Primeira revista do ACP


1938


1943

Mensalmente recebíamos a revista ACP que líamos sofregamente, pois não tínhamos outras sobre o tema.


Carros de socorro – 1931


Carros de instrução Austin 1945 – foi num destes carros que tirei a carta em 1956 – in Restos de Colecção.


Quando tirei a carta ainda se fazia exame de mecânica. Eu aprendi num chassi/motor Austin Seven deste tipo.


Eu aprendi num chassi/motor Austin Seven deste tipo. Quando tirei a carta ainda se fazia exame de mecânica.


Rua de Gonçalo Cristóvão


Selo do cinquentenário


Selo do centenário

Campeonato Europeu de Futebol - 2016


Avenida dos Aliados em 10/7/2016 – assistindo ao jogo Portugal – França em que ganhámos o Campeonato Europeu - vista da Praça da Liberdade


Vista da Câmara


Câmara iluminada nesta memorável noite

Festejos 

Sem comentários:

Enviar um comentário