quarta-feira, 19 de junho de 2013

CAPÍTULO III - DAS FREGUESIAS E MORADORES QUE TEM, O SEU CARÁCTER, GÉNIO E COSTUMES; NÚMERO DOS PRINCIPAIS TEMPLOS E CAPELAS, CONVENTOS DE RELIGIOSOS E RELIGIOSAS

3.1 – Freguesias que tem a cidade


  
      



Crescimento da população do Porto entre 1758 e 1900 – História de Portugal coordenada por Oliveira Ramos

“A população da cidade do Porto, em 31/12/1863, cifrava-se nos seguintes e elucidativos números: Varões, 42.712; femeas, 46.167. Total 88.779. Desta população, apuram-se 65.279 indivíduos de maior idade e 23.600 de menor idade. A freguesia mais populosa era a de Santo Ildefons com 14.674 habitantes em 3260 fogos, seguida de Cedofeita com 12.225 em 2768 fogos. A menos populosa era a de Lordelo do Ouro com 684 fogos e 3044 habitantes”. O Tripeiro Série VI, Ano X.


Mapa das freguesias do Porto em 1903. Nesta data já as freguesias estavam integradas na cidade tal como hoje. 

Através dos séculos a cidade do Porto foi crescendo, ultrapassou as suas muralhas e foi integrando os núcleos populacionais vizinhos. Começou com a Freguesia da Sé, que deu origem, em 1583, ás de S. Nicolau, Victória e S. João de Belomonte. Esta só existiu durante 9 anos, sendo o seu território dividido pelas outras duas. Em 9/10/1710 foram criadas Miragaia, Santo Ildefonso, Massarelos e Cedofeita; em 1836 Campanhã, Lordelo do Ouro e Foz do Douro; Paranhos em 27/9/1839; em 1841 criou-se a freguesia do Bonfim em terrenos da Sé e Santo Ildefonso, e que foi a única criada por interesses políticos; em 21/11/1895 Nevogilde, Ramalde e Aldoar, que pertenciam ao julgado de Bouças, que passou a chamar-se Matosinhos em 6/5/1908. As freguesias de Santa Marinha e S. Cristóvão deixaram de fazer parte da cidade após as lutas liberais com a unificação das terras de Vila Nova de Gaia, em honra da bravura e esforço das populações durante o cerco.
As freguesias de Aldoar e Ramalde foram integradas na cidade quando foi aberta a Estrada da Circunvalação. 
Havendo um aumento significativo de tráfego entre as zonas exteriores e interiores do Porto, julgou-se necessário construir uma barreira eficiente para que se pudessem recolher todos os impostos municipais sobre os produtos que entravam no Porto. Foi celebrado um contracto entre a Câmara e o Estado, em 1889, para a construção de uma nova linha de barreiras. Iniciada a construção da Estrada da Circunvalação em 1889, esta só ficou concluída em 1897. Tinha duas vias, uma interior e outra exterior, separadas por uma vala de 2 a 3 metros de fundo. Em cada 150 metros, aproximadamente, havia um posto com sentinelas de forma a poderem ver-se uns aos outros. Desta forma, impedia-se a entrada clandestina de produtos sujeitos a imposto. Esta via começa em Campanhã e termina à beira mar, em Matosinhos. Tem um total de 16.340 metros.


A População do Porto entre 1700 e 1820 – estudo de Cândido dos Santos


Ramalde foi a única freguesia cuja população aumentou entre 1991 e 2001.

CMP – Notas sobre a evolução demográfica do Concelho do Porto – 1991 a 2005 

Censo 2011


Esta lindíssima fotografia mostra as seguintes Igrejas : Igreja dos Terceiros Franciscanos, Igreja de S. Francisco, Igreja de S. Lourenço (também chamada dos Grilos) e a Sé – uma belíssima perspectiva – gostaríamos de saber o autor para o poder referir.

Porto Antigo de José Ferraz - ppt

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