terça-feira, 17 de setembro de 2013

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - VII

3.5.6 - Palácio de Cristal - IV


O Jardim de Emílio David possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, grinkgos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. 


Par romântico do séc. XIX


“As senhoras da alta sociedade aliando muitas vezes formosura peregrina a uma educação esmerada, também são, em geral, fortes e têm belas cores”.


Avenida das tílias no Outono


Passeio dominical dos elegantes. 
A Avenida das Tílias constitui o eixo principal deste parque...  



...hoje ladeado pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett (onde se situa a Galeria do Palácio)...


... pela concha acústica...

…Aos domingos e quintas-feiras, no inverno da 1 às 3 e no verão das 7 às 9 da noite, as músicas regimentais fazem-se ouvir nos bonitos passeios de S, Lázaro, da Cordoaria e do Marquês do Pombal (antiga aguardente); a concorrência é grande. A sociedade elegante frequenta o Palácio de Crista, ou simplesmente “o Palácio” (como se usa dizer)onde tocam aos domingos bandas de música, havendo por vezes festivais na nave; a vista que se goza do jardim, desde a Serra do Pilar até à Foz do Douro, é deslumbrante”.


…e pela Capela de Carlos Alberto, construída pela princesa de Montléart em homenagem ao seu irmão rei Carlos Alberto da Sardenha (Paris, 2 de Outubro de 1798 - Porto, 28 de Julho de 1849).


Autoped – 12-8-1918


Autoped – Este espantoso meio de transporte surpreendeu-nos, pois não esperávamos que nessa altura houvesse tecnologia para a construção de motores tão pequenos e eficientes. Também nos admira que tal avanço não tenha conquistado a Europa, pela sua versatilidade e eficiência para o trânsito citadino e de diversão. 
Características: Constructores- Autoped (USA) e Krupp (RFA); Produzido entre 1915 a 1922; motor de 191 c.c. arrefecido a ar; velocidade máxima 35 Kms/h.

Jardins do Palácio de Cristal - 1948

Jardins do Palácio de Cristal - 1951 


Em 4 de Março de 1916 foi inaugurada a instalação eléctrica no Palácio e seus jardins.



Carnaval de 1905


Assistência do Carnaval de 1905 - Photo Guedes
  
Carnaval e Salão Automóvel - 1914 


Concurso Hípico - 1920 
Cavaleiros: Capitão Pires de Campos, Filipe de Moura e Brandão de Brito


Museu Industrial e Comercial do Porto – Este edifício foi construído para circo e de 1883 a 1899 existiu, no lado contrário da actual R. Jorge Viterbo Ferreira, este museu. Foi seu director o escritor Oliveira Martins, um dos muitos “tachos” que teve no Porto. O acesso era feito por uma ponte.


Vista aérea em 1939 – No local onde hoje se encontra a Biblioteca Almeida Garrett existia um campo de jogos, concursos hípicos exibições militares etc.

2 comentários:

  1. Olá caríssima Maria José e Rui Cunha.
    Belíssimo blogue, pois fiquei encantado com as fotos e os vossos escritos que nos levam a um tempo distante e belo.
    Chamou-me a atenção o autoped, coisa avançadíssima para o ano de 1918 e também fiquei admirado por não ter conquistado os europeus e quiçá o mundo daquela época.
    Não tive tempo suficiente para debruçar-me e ler com mais atenção e afinco os seus posts, porém o farei assim que puder, pois me atrai muito essas histórias narradas e ilustradas com tão belas fotos, como a da Avenida das tílias no outono, serena e bela.
    Cá do extremo sul do Brasil, com respeito e carinho um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Caro amigo,
    Muito obrigado pelo seu amável comentário. Também nós, quando descobrimos estas fotografias considerámos o autoped um avanço importante para a mobilidade pessoal. Também estranhamos que tal veículo não tivesse tido um estrondoso sucesso no seu tempo.
    A destruição do Palácio de Cristal em 1951 foi um dos maiores crimes do século XX. Interesses e políticas é o que dá. Será que o conheceu?
    Esperamos que, com tempo, encontre neste blog grandes e agradáveis surpresas.
    Um apertado abraço dos
    Maria José e Rui

    ResponderEliminar