3.5.6 - Palácio de Cristal - IV
O Jardim de Emílio David possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, grinkgos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano.
Par romântico do séc. XIX
“As senhoras da alta sociedade aliando muitas vezes formosura peregrina a uma educação esmerada, também são, em geral, fortes e têm belas cores”.
Avenida das tílias no Outono
Passeio dominical dos elegantes.
A Avenida das Tílias constitui o eixo principal deste parque...
...hoje ladeado pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett (onde se situa a Galeria do Palácio)...
... pela concha acústica...
…e pela Capela de Carlos Alberto, construída pela princesa de Montléart em homenagem ao seu irmão rei Carlos Alberto da Sardenha (Paris, 2 de Outubro de 1798 - Porto, 28 de Julho de 1849).
Autoped – 12-8-1918
Autoped – Este espantoso meio de transporte surpreendeu-nos, pois não esperávamos que nessa altura houvesse tecnologia para a construção de motores tão pequenos e eficientes. Também nos admira que tal avanço não tenha conquistado a Europa, pela sua versatilidade e eficiência para o trânsito citadino e de diversão.
Características: Constructores- Autoped (USA) e Krupp (RFA); Produzido entre 1915 a 1922; motor de 191 c.c. arrefecido a ar; velocidade máxima 35 Kms/h.
Jardins do Palácio de Cristal - 1948
Jardins do Palácio de Cristal - 1951
Em 4 de Março de 1916 foi inaugurada a instalação eléctrica no Palácio e seus jardins.
Carnaval de 1905
Assistência do Carnaval de 1905 - Photo Guedes
Carnaval e Salão Automóvel - 1914
Concurso Hípico - 1920
Cavaleiros: Capitão Pires de Campos, Filipe de Moura e Brandão de Brito
Museu Industrial e Comercial do Porto – Este edifício foi construído para circo e de 1883 a 1899 existiu, no lado contrário da actual R. Jorge Viterbo Ferreira, este museu. Foi seu director o escritor Oliveira Martins, um dos muitos “tachos” que teve no Porto. O acesso era feito por uma ponte.
Vista aérea em 1939 – No local onde hoje se encontra a Biblioteca Almeida Garrett existia um campo de jogos, concursos hípicos exibições militares etc.
Olá caríssima Maria José e Rui Cunha.
ResponderEliminarBelíssimo blogue, pois fiquei encantado com as fotos e os vossos escritos que nos levam a um tempo distante e belo.
Chamou-me a atenção o autoped, coisa avançadíssima para o ano de 1918 e também fiquei admirado por não ter conquistado os europeus e quiçá o mundo daquela época.
Não tive tempo suficiente para debruçar-me e ler com mais atenção e afinco os seus posts, porém o farei assim que puder, pois me atrai muito essas histórias narradas e ilustradas com tão belas fotos, como a da Avenida das tílias no outono, serena e bela.
Cá do extremo sul do Brasil, com respeito e carinho um abraço.
Boa tarde Caro amigo,
ResponderEliminarMuito obrigado pelo seu amável comentário. Também nós, quando descobrimos estas fotografias considerámos o autoped um avanço importante para a mobilidade pessoal. Também estranhamos que tal veículo não tivesse tido um estrondoso sucesso no seu tempo.
A destruição do Palácio de Cristal em 1951 foi um dos maiores crimes do século XX. Interesses e políticas é o que dá. Será que o conheceu?
Esperamos que, com tempo, encontre neste blog grandes e agradáveis surpresas.
Um apertado abraço dos
Maria José e Rui