sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - X

3.5.6 - Palácio de Cristal - VII


Num longo, mas excelente artigo em O Tripeiro, 7ª. Série, Ano XX, Nº. 12, o grande portuense de adopção Engº. Francisco de Almeida e Sousa, traça o ocaso deste saudoso palácio. Damos um despretensioso resumo:
Somando sucessivos prejuízos, não foi vendido á C. M. do Porto em 1915 por forte influência do Conde de Samodães. Até que em 9 de Fevereiro de 1934 esta o comprou por 2.000 contos, na esperança de o dinamizar e fazer mais exposições importantes, o que nunca aconteceu. Continuavam-se a fazer bailes de Carnaval e S. João e festas várias. Era então Presidente o Dr. Alfredo de Magalhães. Até que se anunciou o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins de Junho de 1952. Por insistência do Delegado no Norte da Direcção Geral dos Desportos, Mário de Carvalho, logo se pensou realiza-lo no Porto. Mas cá não havia recinto e em Lisboa o que havia só continha 5.200 lugares, o que era considerado muito pouco. Após uma acesa luta política entre Porto e Lisboa e mesmo dentro na nossa CMP, presidida por Licínio Presa, foi decidido deitar abaixo o Palácio de Cristal, na reunião de 18/12/1951, embora a votação e aprovação final só tivesse sido conseguida em 9/1/1952. Porém, o antigo palácio já estava a ser demolido desde as 8 h. da manhã do Domingo (?) 16/12/1951 e estava completamente desfeito, excepto a frontaria, em 6 de Janeiro seguinte!


O Comércio do Porto de 19/12/1951

No projecto do Arquitecto José Carlos Loureiro estavam previstas mais construções, mas, como habitualmente, o orçamento derrapou e só se construiu o pavilhão.


Início da destruíção




Mário de Carvalho chega a dizer que o Palácio de Cristal fez a sua época, que a vida não se compadece e que se terá de sacrificar o que for necessário. O Prof. Hernâni Monteiro e o vereador Dr. Pinheiro Torres ainda propõem a escolha de outro local, mas nada foi alterado.



Porém, quando já se discutia a hipótese de destruir o Palácio de Cristal para aí se construir outro pavilhão, o Arq. Artur Andrade apresentou, em 1946 e 1948, projectos que acabaram por ser abandonados, consta que por razões políticas. Seriam melhores que “a grande mama” que veio a ser concretizada? De qualquer forma o “sacrilégio” da destruição do Palácio manter-se-ia.


Início da construção do Pavilhão dos Desportos
Para esconderem a destruição de tão importante monumento os técnicos mantiveram a fachada até ao fim e assim passava despercebida da rua. Tinham a consciência a roer-lhes a alma! Isto, se a tivessem!


O projecto foi do Arq. Carlos Loureiro. O Campeonato começou em 29/6/1952, mas o novo pavilhão ainda estava por acabar. Foi disputado a céu aberto. A frontaria do Palácio de Cristal ainda estava de pé!


Fase final da construção do Pavilhão dos Desportos 

Construção do Pavilhão dos Desportos - 1952 


Os portuenses, indignados e convictos de que se teria tratado de um “grande negócio” para alguns, e inspirados pelo desenho deste pavilhão, logo o apelidaram de “a grande mama”. A verdade é que se dizia que a enorme quantidade de metais das naves e do órgão e muitos outros materiais desapareceram sem deixar rasto.


Cartaz do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins de 1952


Selo comemorativo do campeonato de 1952

Em Junho de 1952 realizou-se o Campeonato da Europa e do Mundo de Hoquei em patins neste pavilhão.


Foto de Despertar Memórias de Fernando Castro 

Portugal sagrou-se Campeão do Mundo ao ganhar à Itália por 4-0. A nossa selecção era composta pelos extraordinários jogadores: Emídio Pinto, Raio, Sidónio Serpa, Jesus Correia e Correia dos Santos. 
Foi o delírio! Assisti à maior parte dos jogos e vibrei muito, mas a “dor” do Porto, e nossa, pela perda do Palácio, só começou depois…



Assistência do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 1958, no Porto


I Exposição Têxtil no Pavilhão dos Desporto - 1958

Memórias pessoais – Por vezes o meu pai levava-nos, a mim e meus irmãos, ao Palácio para nos deliciarmos com as suas surpresas. Lembro-me bem da roda dos cavalinhos, dos baloiços, dos balancés, das caixas de areia, dos escorregões, do anel rolante preso ao poste… 


Lago em 1947

Saudades do lindíssimo lago com a sua ponte e gruta, onde mais tarde andava de barco ou gaivota. Dos animais, em especial do leão, da aldeia dos macacos, dos pavões e galinhas da Índia, dos papagaios…
Andei de bicicleta e triciclo naqueles grandes salões laterais e nos jardins, fiz corridas de sacos e, com os olhos tapados, tentei acertar num cântaro com água ou areia… Ainda assisti a uma inesquecível exposição de rosas que pela sua grandeza me espantou.

Palácio de Cristal – 1947 

Pagava-se de entrada 1$50, a partir dos 6 anos. O aluguer das bicicletas pequenas custava 2$50 e dos triciclos 1$50 por hora. 
Vi uma exibição de ginástica do Sport Clube do Porto, e delirava quando meu pai me levava a ver a luta livre. Por vezes a exaltação do público era tal que eu me encostava a meu pai cheio de medo. 



Mais tarde íamos à Feira Popular onde nos divertíamos nos carroceis, carrinhos de choque, cadeiras voadoras, etc. 


Nunca deixávamos à Feira Popular sem ir ao stand da Regina “furar” a nossa sorte nos seus deliciosos chocolates 

Enfim, foi um paraíso, desaparecido pela estupidez e ganância dos homens!

Palácio de Cristal – Junho de 1947 – o Palácio como eu o conheci - vídeo

Palácio do Cristal - 1951

Palácio de Cristal em 1975


Palácio de Cristal - 2012
http://www.youtube.com/watch?v=sL05vrLN68Q

E agora que terminámos as publicações sobre o Palácio de Cristal, aqui vai um "rebuçado" do Porto: 

O Porto em 1913 – Filme de Alfredo Nunes de Mattos – Praça da República, Igreja da Lapa, Carlos Alberto, Carmo, Rio Douro, Palácio de Cristal, Guindais vistos da ponte Luis I, Passeio Alegre, Avenida Brasil, Molhe, Massarelos, Ponte Maria Pia








Sem comentários:

Enviar um comentário