segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - XLIII

3.5.18 - Clubes desportivos - II

Boavista Futebol Clube


“Em 1 de Agosto de 1903, um grupo de ingleses e portugueses, mestres e técnicos da fábrica Graham, começaram a chutar uma bola, num terreno da Mazorra, hoje chamado Ciríaco Cardoso. O terreno era demasiado pequeno para o jogo, mas não era possível alargá-lo mais. Passado algum tempo mudaram-se para a Rua da Fonte Arcada, próximo do Bessa. Foi a partir deste momento que começou o verdadeiro entusiasmo pelo jogo da bola, que os ingleses trouxeram de Inglaterra. Forma-se então, um grupo de entusiastas, composto entre outros, por Harry, Chico Bastos, John Jones, Joaquim Ferreira, Manuel Ribeiro, Ângelo Seixas, Ricardo Costa, Frank Jess, Robinson, Holroyd e F. Brindle. Estes, juntamente com outros empregados da fábrica Graham, uniram-se e arrendaram um terreno no Bessa pertencente ao Sr. António Mascarenhas, o qual hoje é designado por Estádio do Bessa. É então formada uma Direcção composta por ingleses e três portugueses, que eram: Pedro Brito, Maximiano Pereira e João Fernandes. Constituída esta Direcção, organizavam-se vários desafios de "Foot Ball". Estava fundado o BOAVISTA FOOTBALLERS. No início de 1905, era já bastante grande o número de sócios ingleses e portugueses, que constituíam o BOAVISTA FOOTBALLERS. Foi nessa Direcção, por parte da fábrica Graham, resolvido não jogar aos domingos, do que resultaram várias desavenças. Os ingleses, como sucede ainda hoje no seu país, não estavam dispostos a realizar os jogos aos domingos, contrariando assim os desejos dos portugueses que pretendiam jogos nesses dias. Numa disputada Assembleia Geral, em 30 de Abril de 1909, reuniram-se todos os sócios para resolver a situação. Procedeu-se então à votação: jogos aos domingos ou jogos aos sábados. Venceram os votantes dos jogos aos domingos. Em face deste resultado, a Direcção inglesa (Graham) desistiu do campo do Bessa ficando a vigorar uma nova Direcção constituída por Pedro Brito, João Fernandes, Domingos Rodrigues, Maximiano Pereira e um senhor de apelido Faria, resultando assim, o BOAVISTA FUTEBOL CLUBE. Deste modo, com a saída dos ingleses, teve de ser feito novo contrato com o proprietário do terreno de jogos, Sr. António Mascarenhas, no qual assim ficou na história como primeiro Presidente da Direcção do Clube."





"A sequência dos equipamentos utilizados foi:
1.º Camisa preta e calção branco.
2.º Camisa às riscas verticais pretas e brancas e calção preto.
3.º Camisa azul, vermelho e branco e calção preto.
4.º Camisa xadrez, calção preto e meia branca.
O equipamento axadrezado apareceu quando Artur Oliveira Valença, presidente na altura, proprietário do jornal desportivo "Sports" e promotor de espectáculos desportivos, numa ida a França, observou uma equipa de futebol a jogar com camisola xadrez. Como a mesma respondia às cores preto e branco do Boavista, decidiu fazer a sua introdução no clube como o seu Equipamento oficial, que se mantém até hoje.
Quanto às instalações, só uns anos depois se viram realizadas as maiores aspirações do Clube, com a inauguração das suas instalações desportivas em local próprio. Em 11 de Abril de 1910, foi inaugurado o campo do Boavista, ao Bessa. Presidiu ao festival o ilustre comandante da Guarda Municipal. O Porto elegante desse tempo, compareceu no Bessa, pelo desejo de assistir pela primeira vez a um jogo de futebol. A colónia inglesa representada em elevado número juntou-se aos seus amigos portugueses do Boavista. Para início da grande festa, apresentaram-se em campo as equipas do Boavista e do Leixões. Deu o pontapé de saída o Sr. António da Costa Mascarenhas, proprietário e presidente do campo inaugurado. Assistiram ao encontro cerca de duas mil pessoas, considerado na altura número de presenças recorde. O resultado seria um empate a três bolas. Integrado neste programa, realizaram-se ainda várias provas de atletismo e, à noite, num hotel, foi servido o banquete…”



Equipa e assistência de um jogo do Boavista com o Sporting em 16/6/1913. O jogo terminou com a victória do Sporting por 3-0.

“…É pois, o Boavista Futebol Clube, o mais antigo clube português de futebol, podendo afirmar-se que foi o primeiro clube português a introduzir o profissionalismo, em Janeiro de 1933. Mas a revolução que o facto produziu então no panorama do futebol português, com o clube "axadrezado" a derrotar todos os adversários, como o Benfica e o Sporting, provocou o fim da inovação. Com efeito, em face da sua inferioridade, os outros clubes decidiram boicotar o Boavista, alegando que não podiam jogar contra profissionais. O Boavista, afastado das suas competições oficiais, sem adversários para defrontar, teve de regressar ao amadorismo".



“A evolução do símbolo do Boavista passa por um escudo, rectangular, cujo campo é formado por treze quadrados pretos e doze brancos, dispostos em xadrez, encimado por uma faixa, de cor preta com as iniciais B.F.C., em branco, e uma coroa doirada, igual à que era usada no antigo brasão da Cidade. O escudo significa a muralha contra a qual se quebram o ímpeto e a valentia dos adversários, e a coroa o compromisso de bem honrar esta "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto". ” In Boavista Karate.


Ricardo, Litos, Pedro Emanuel, Rui Bento, Duda, Erwin Sanchez, Quevedo, Frechaut, Silva, Petit, Matelinho


Treinador Jaime Pacheco



O Boavista sagrou-se Campeão Nacional de futebol na Época 2000 / 2001. Foi Vice-Campeão Nacional em 1998/1999 e 2001/2002,. Participou nesse período por 3 vezes na Champions League. Alcançou também as meias finais da Taça UEFA na época 2002 / 2003. Venceu uma Taça de Portugal (1996/1997) e uma Supertaça de Portugal (1997/1998).

O nosso leitor Zé Manuel Vasques informa, em comentário que "O Boavista foi 6 vezes finalista da Taça de Portugal e foi vencedor por 5 vezes (2 vezes contra o Benfica e uma contra o Guimarães, o Sporting e o Porto. Perdeu 1 vez com o Benfica)".

Final da Taça de Portugal - 1992 - Boavista - F. C. Porto
https://www.youtube.com/watch?v=50bme6P7FBo



Originalmente inaugurado em 1972, o Estádio do Bessa foi reconstruído no início do século XXI, tendo sido palco de três partidas do Euro 2004.


A pantera negra – símbolo do clube 

Assistência ao Concurso Hípico no Campo do Bessa em 1913 

O Académico Futebol Clube foi fundado em 15 de Setembro de 1911 por José Neves Eugénio, que na altura tinha apenas 14 anos e era estudante no Liceu Alexandre Herculano. Juntou alguns colegas e a estreia oficial do clube foi em 1914.



Em 1923 foi construído o Estádio do Lima. O campo de Futebol - que viria a ser, em 1937, o primeiro relvado a nível nacional - era rodeado por duas pistas: a de Atletismo, em cinza e a de Ciclismo em cimento. Em 1927 ampliaram-se as instalações nos terrenos junto ao estádio e à sede social: campos de Ténis, jardins de recreio, parque de Campismo e Ginásio.


1934


O Académico teve, nos anos 50, um dos maiores desportistas portugueses, o grande Ribeiro da Silva, que venceu as voltas de 1955 e 1957. Neste ano fez ainda uma época brilhante em Espanha e França. Muito mais se esperava deste desportista, mas morreu tragicamente num acidente de motocicleta em Abril de 1958.


Tinha uma óptima pista de ciclismo e atletismo. Nos anos 40/50 várias vezes lá fui, primeiramente com o meu pai, tendo assistido a jogos de futebol, ciclismo e atletismo. Assisti lá a muitos e bons jogos do F. C. do Porto, pois este ainda não tinha um campo relvado.


Estádio do Lima, 1951. I Rally ao Porto, organização do Académico Futebol Clube do Porto. As provas automobilísticas eram disputadas na pista de ciclismo, uma das poucas então existentes em Portugal. Colaboração de José Pedro Moreira – In blog O Estado das Artes.



Também assisti a corridas de automóveis, dentre os quais uns divertidos pequenos automóveis, chamados midgets. Estas corridas eram muito emocionantes pelo seu barulho ensurdecedor, a rapidez, as fantásticas ultrapassagens e até os frequentes acidentes.
Tinha um bom ginásio muito frequentado o que, no Porto, era uma raridade.


Em 1964 a Santa Casa da Misericórdia do Porto, proprietária do terreno, requisitou-o, tendo-se perdido este bom estádio.


Medalha comemorativa dos 75 anos


Sport Comércio e Salgueiros


Emblema do Sport Comércio e Salgueiros



Antigo Estádio Engº. Vidal Pinheiro – comprado pelo clube em 1932, foi destruído em 2001 para a construção de uma paragem do Metro.

“Decorria o ano de 1911, e um grupo de amigalhaços, o Joaninha (João da Silva Almeida), o Anibal Jacisto e o Antenor, depois de assistirem a um Porto-Bemfica no campo da Raínha, reuniram-se e resolveram fundar um clube de futebol. Embora parecendo um impulso de euforia após um Porto-Benfica, de facto, junto do candieiro 1047, entre as ruas da Constituição e Particular de Salgueiros, nasce o sonho de um grupo de rapazes, e que começou a ganhar forma e daí nasceu o Sport Grupo e Salgueros, esse mítico clube da Cidade Invicta. O primeiro terreno seria na Arca d’Água, onde o clube teve como primeiros adversários o Sport Progresso, o Carvalhido Football clube entre outros. A partir daí o Sport Grupo e Salgueiros começou a sua longa caminhada no futebol nacional. Em 1920, após uma profunda crise, o Clube decidiu fundir-se com o Sport Comércio, outro clube da cidade, e surgiu então o Sport Comércio e Salgueiros, como hoje conhecemos.” Site do SCSalgueiros.


Jogo da Taça UEFA contra o Cannes em que o Salgueiros venceu 1-0, no Campo do Bessa em 1991 – alinharam: Pedro Reis; Abílio, Milovac, Paulo Duarte e Pedrosa; Nikolic, Rui França, Vinha, Álvaro Soares e Jorge Plácido. O treinador é Zoran Filipovic. No Cannes jogava o Zidane.


Dado que o S.C. Salgueiros estava impedido de inscrever jogadores na A. F. Porto a partir de 2004, mudou para o nome Sport Clube Salgueiros 08, em 2008. Em futebol, foi Campeão da 2ª. Divisão Distrital do Porto.

Excelente reportagem do blog portojofotos, um salgueirista ferrenho

4 comentários:

  1. Chamaram-me a atenção para um erro no texto sobre o Boavista, que passo a transmitir-lhes :

    "O Boavista foi 6 vezes finalista da Taça de Portugal e foi vencedor por 5 vezes (2 vezes contra o Benfica e uma contra o Guimarães, o Sporting
    e o Porto. Perdeu 1 vez com o Benfica)".

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela correcção. Vamos acrescenta-la no nosso texto.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=111

    ResponderEliminar