terça-feira, 2 de setembro de 2014

ORDENS TERCEIRAS, IRMANDADES E CONFRARIAS - I

3.11.08.01 – Venerável Ordem Terceira de S. Francisco




Segunda Capela da Ordem Terceira de S. Francisco em 1736, construída em 1676; é a pequena capela visível à esquerda da grande Igreja de S. Francisco – a primeira capela existiu no claustro do Convento. 


Ordem Terceira de S. Francisco – Terceira Igreja, iniciada em 1794.

A Irmandade dos Terceiros de S. Francisco do Porto foi instituída em 1633. Quando A.R.C. escreveu este livro ainda não existia a actual igreja, que só foi inaugurada em 1805.


Altar Mor


Retábulo lateral de São Luís de França, cerca de 1800.



As 4 fotos acima são de autoria do historiador Robert Chester Smith (1912-1975) tiradas em 1962-1964.


“Obra de Nicolau Nasoni, por encomenda da Mesa da Ordem de São Francisco, a construção da Casa do Despacho foi francamente rápida, tendo decorrido em apenas três anos (1747-1749), embora alguns indicadores apontem para uma conclusão mais tardia, já em 1752. O projecto então levado a cabo contou com a colaboração de nomes marcantes da arte barroca do Porto, não apenas com o concurso de Nasoni, mas com o de José Martins Tinoco, responsável pela pintura do tecto da Sala do Despacho, datado de 1748, e com o de José Teixeira Guimarães, que executou o retábulo. A Casa do Despacho segue uma tipologia de edifício em dois pisos, de planta rectangular, ocupando as salas principais o segundo piso. Particularmente marcante, é a Sala das Sessões, com tecto pintado e retábulo e outras pinturas avulsas dispostas nas paredes. O tecto, de planta octogonal, é formado por caixotões e inclui incrustações de talha. Um terceiro piso, subterrâneo, foi destinado a cemitério da Ordem, que serviu durante pouco tempo, até ser substituído por outro, na viragem para o século XIX”. Fonte: IGESPAR 

Segundo Robert Smith, a Irmandade decidiu construir um cemitério e por cima uma casa de despacho, “obra útil e necessária”, após o incêndio que destruiu o Hospital de S. Francisco, em 1746. As obras correram muito rapidamente “que, em 10 de Dezembro de 1746, foi pago ao pedreiro João Dias a quantia de 2$400 rs. “por abrir as armas com primor” por cima da portada da fachada. Cinco dias depois foi oferecido um jantar aos pedreiros por terem acabado a frontaria da casa… 


Sala do Despacho - o tecto apainelado foi desenhado por Nicolau Nasoni

“ …O grande tecto em caixilhos, pintado a ouro e branco, é do entalhador José Martins Teixeira, que em 22/5/1748 recebeu 35.480 rs em pagmento “de feytio de 94 floroens q. fez pª o forro da Casa do despacho…”


Retábulo da Sala de Despacho

“…O mestre entalhador José Teixeira Guimarães fez o retábulo do crucifixo da mesma sala, “com seu nublado de serafins das costas do Senhor… e a pianha com dois anjos ao pé da cruz dentro do retábulo” que em Abril de 1749 custou 96$600 rs. Toda esta talha do Mestre Guimarães foi provavelmente desenhada por Nicolau Nazoni, pois repete quase literalmente os motivos do seu retábulo documentado de 1745, na Capela Mor de Santo Ildefonso…”


…”e provavelmente a grande moldura em forma de raios que encaixota uma pintura da virgem, igualmente na sala das sessões. Esta moldura é mencionada num pagamento de $410 rs. a José Teixeira, em 28/4/1752.”


Custaram 44.800 rs.





Cemitério catacumbal


ELEMENTOS PARA O ESTUDO DA ARQUITECTURA DAS DUAS PRIMEIRAS CAPELAS DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DO PORTO - Joaquim Jaime B. Ferreira-Alves


Hospital (desenho de J. Villanova - 1833)



O Hospital foi construído na actual R. do Comercio do Porto ( antiga da Ferraria de Baixo) tendo sido inaugurado em 1743.

2 comentários:

  1. Boa noite!
    A Ordem Terceira de S. Francisco divide-se em Regular (TOR) e Secular (OFS - Ordem Franciscana Secular).
    Aquela é constituída por religiosas e religiosos de vida activa, e divide-se em congregações.
    A última é constituída por leigos ou clérigos seculares que continuam a viver a sua vida no meio da sociedade, mas procurando fazê-lo o mais possível segundo os ensinamentos de S. Francisco de Assis. Divide-se em fraternidades de diversos níveis: locais, regionais, nacionais, etc.
    Há algumas Ordens Terceiras de S. Francisco que vivem à margem da hierarquia da OFS e estão directamente subordinadas aos prelados locais, como esta do Porto / Hospital.
    No Porto existem duas fraternidades franciscanas seculares: Nossa Senhora dos Anjos, na Rua dos Bragas, orientada pelos Frades Menores, e a de Nossa Senhora do Amial, na Rua Nova do Tronco, assistida pelos Frades Menores Capuchinhos.
    Pertenço à OFS desde 1981, tendo feito parte do noviciado no Amial, e vindo a concluir o mesmo na Fraternidade de Braga, onde professei.
    Abraço tripeiro!
    Alberto Guimarães

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu testemunho. Veio enriquecer este lançamento de forma importante.
    Um grande abraço
    Maria José e Rui Cunha

    ResponderEliminar