domingo, 8 de novembro de 2015

RIO DOURO - XXII

6.1.22 - Rio Douro, Vila Nova de Gaia, brasão e pelourinho, Serra do Pilar


Vila Nova de Gaia – pormenor da carta do Porto de 1634


Brasão de Gaia – In O Tripeiro volume 5



Estrutura em cantaria de granito, composta por soco quadrangular de três degraus, onde assenta a base paralelepipédica e o fuste de secção quadrangular nos extremos, sendo o demais em arestas chanfradas. No remate, capitel cúbico, ornado pelas armas da cidade e remate em pinha piramidal, encimada por grimpa em forma de lança.


1255 - mandada povoar por D. Afonso III, criando atritos entre a Coroa e o Bispo do Porto; concessão de foral; 1288 - concessão de foral por D. Dinis; 1706 - a povoação tem 580 vizinhos; 1909, 23 Dezembro - o pelourinho foi destruído pela cheia do Douro de 1909; 1934 - reedificação do pelourinho, uma réplica do antigo, tendo sido abrangido pela classificação de 11 de Outubro de 1933, que classifica como Imóvel de Interesse Público todos os pelourinhos existentes ou que vierem a aparecer; 1961, 05 Dezembro - desclassificação do pelourinho pelo decreto n.º 44075, publicado no DG n.º 281; séc. 21 - transferência do pelourinho do Largo Miguel Bombarda para a Avenida Ramos Pinto.


Síntese histórica de Vila Nova de Gaia



A origem de Vila Nova de Gaia remonta provavelmente a um castro Celta. Durante o Império Romano tomou o nome de Cale. Após a conquista e pacificação dos territórios a Sul do Douro, por volta de 1035 e a expulsão das populações muçulmanas, que deixaram terras férteis, a zona foi novamente ocupada por colonos que refundaram Cale. Em 1383 Gaia e Vila Nova foram integradas no julgado do Porto, que ia do Douro até ao Padrão, hoje Santo Ovídio. No final das guerras liberais, em 20/7/1834 foi criado o concelho de Vila Nova de Gaia.


Porto visto pela gravura de Lieut. Col. Batty – 1829 - Destaca-se o Convento da Serra do Pilar, a Ponte das Barcas, do lado Sul do rio, a Capela do Carvalhinho e parte da Muralha Fernandina, do lado Nascente.



Estaleiro do Rei Ramiro – Estes estaleiros ainda existem - foto do Barão de Forrester – 1860 - este grande amigo do Porto e do Douro morreu afogado nas águas do Douro em 12/5/1861, no Cachão da Valeira – na Descrição de Abril de 1758, da Freguesia de Santa Marinha pode ler-se: “Defronte deste convento (Convento de Corpus Christi) está a grande Praya em que há um grande estalleiro de fazer navios, que dizem ser o milhor, que se tem visto em toda a Europa, onde se tem feito já sinco juntos, e se podem fazer mais. Tem mais na vizinhança, que parte com a Cerca do Convento das Freiras a chamada Tercena, que he hum Lugar bem emparedado, e fechado, que dizem ser obra mandada fazer pelo Senhor Rey Dom Manoel para recolher a fabrica das suas galeras, q entravão neste Porto, e hoje serve para recolher as madeyras e fabrica real; domina nelle o Supeo Intendente da Ribeyra do Ouro.”


Serra do Pilar vista da Ponte D. Maria II . 1860


Estado da Igreja da Serra do Pilar e da antiga capela em 1900


Claustro - c. 1900


Convento da Serra do Pilar em 1920 – ainda não recuperado desde o cerco do Porto em 1832.


Esta rua e suas casas foram demolidas em 1920 com o fim de construir o terreiro junto à igreja, que ficou terminado em 1927.


A Rua Rocha Leitão começava na Ponte Luis I em Gaia.


Saltando um muro na Serra do Pilar - ainda se vê parte do aqueduto do mosteiro.


Aqueduto que alimentava o Mosteiro da Serra do Pilar no dia da festa de 15 de Agosto - feira dos melões. 

Aqueduto da Serra do Pilar in Memórias Gaienses

Foto Beleza – passando pela Serra do Pilar.

4 comentários:

  1. As minhas felicitações pela riqueza com que ilustram este capítulo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. É sempre agradável saber que os leitores ficam contentes com os lançamentos.

      Eliminar
  2. Olá
    Quem agora vê o estado em que se encontra o Mosteiro da Serra do Pilar, não imagina que ele já esteve como as imagens documentam.
    Algumas fotos de que gosto particularmente:

    http://www.caedes.net/Zephir.cgi?lib=Caedes::Infopage&image=sansoni7-1173721773.jpg

    http://www.caedes.net/Zephir.cgi?lib=Caedes::Infopage&image=sansoni7-1197148655.jpg

    http://www.caedes.net/Zephir.cgi?lib=Caedes::Infopage&image=sansoni7-1260914405.jpg

    http://www.caedes.net/Zephir.cgi?lib=Caedes::Infopage&image=sansoni7-1197324534.jpg

    Cumprs
    Augusto

    Creio que a feira dos melões continua a fazer-se em Agosto.....mas passou para a Igreja da Sr.ª da Saúde....uns poucos Kms mais a Sul.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    Mais uma vez muito obrigado pelos seus comentários.
    Nos lançamentos de 28/10, 30/10 e 3/11/2016 já tratámos com mais pormenor este convento e igreja.
    E em várias outros mostrámos o seu estado actual.
    Mas é sempre agradável ver novas fotos do actual estado.
    Cumprimentos,
    Maria José e Rui Cunha

    ResponderEliminar