quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RIO DOURO - XXVI

6.1.26 - Rio Douro, Cais das Pedras, Praia dos Insurrectos, Fábrica de Louça de Massarelos


Cais das Pedras – à esquerda encontram-se barcaças com carvão para carregar os navios a vapor – 1900.


Barcas Arcelina, Oliveira e Venturosa - 1900


Cheia de 1909


Cais das Pedras e o viaduto recente – foto de Santos Faria

“O Cais das Pedras recorda o velho cais de Massarelos onde as embarcações acostavam.
"... e no sitio que o avô do embargante edificou a Fabrica da Louça corria hum regato aonde lavavão as lavadeiras e gente de Massarelos e havião pedras para amarração de navios existindo no terreno a uzo publico." (ADP-Colegiada de S. Martinho de Cedofeita, 1807)”
In Blogue Descobrir o Porto


Cais das Pedras e Praia dos Insurrectos – a antiga praia desapareceu soterrada pelas obras de alargamento das vias.
A Praia dos Insurrectos, que se chamava Praia da Paixão, mudou para este nome pelo facto seguinte: A Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos tinha uma frota comprada com os seus rendimentos ou oferecida por irmãos. Em 1588:

In O Tripeiro, Série V, Ano XIII

“O Viaduto do Cais das Pedras em Massarelos, é da autoria do Eng. João Pires da Fonseca e data de 1997, altura em que era presidente Fernando Gomes. A foto faz justiça a uma “obra de arte” bem desenhada e já assimilada pelo tecido urbano. De notar que se trata de uma “intrusão” reversível, bem o oposto de muitas intervenções que tem sofrido o Centro Histórico.” SSRU


Gravura de Massarelos - A Ilustração Portuguesa, nº 44, 3º ano, 16 de Maio de 1887


Massarelos visto do jardim do Palácio de Cristal


Fábrica de Cerâmica de Massarelos e Fornos, construídos em 1901, e a Igreja do Corpo Santo - ao longe em cima, o Palácio de Cristal.


Fábrica de louça de Massarelos

Encontramos em vários sites e blogs o texto seguinte: “Massarelos, é a mais antiga representação das fábricas de faiança criadas no Porto. Fundada em 1766 por Manuel Duarte Silva, na Rua de "Sobre o Douro", em Massarelos. A sua existência foi explorada por diversos proprietários e industriais… Entre 1766/1819 o combustível utilizado era a carqueja. A decoração prendia-se com cores azul, verde, amarelo e cor de vinho. Entre 1819/1845, a fábrica foi arrendada a Rocha Soares, da fábrica de Miragaia. Uma vez que entre estes existia um relacionamento familiar, a fabrica de Massarelos continuou, como de inicio, uma empresa familiar… No 3º período, inicia-se o fabrico de faiança utilizando o esmalte plumbífero, pintura monocroma azul, e na decoração aplica-se a estampilha. A fábrica emprega barro vermelho de Valbom de Baixo (Gondomar). Este período situa-se entre o ano de 1845 e o ano de 1873. No 4º período (1873/1895) houve uma tentativa de maior industrialização na fábrica produzindo-se azulejos lisos e em relevo, além de louça sanitária e várias peças artísticas. O 5º período vai de (1900/1920),. De 1904 a 1912 pertenceu Empresa de Cerâmica Portuense, ldª. A partir de 1912 a gestão da fabrica pertence à firma Chambers & Wall. 



Vestígios arqueológicos da fábrica

O edifício da fábrica de Massarelos, na Restauração, é devastado, em 10/3/1920, por um incêndio de grandes proporções, contudo esta transição não afecta o prestígio da marca " Massarelos - Porto" que... 



Em Quebrantães Norte - anos 30 do séc. XX - hoje Avenida Paiva Couceiro

...continua a ser utilizada na produção da fábrica da quinta do Roriz, em Quebrantões Norte, perto da ponte Maria Pia, alongando-se face à margem do Douro. Da Fábrica de Massarelos restam para memória, dois fornos transplantados que se podem observar na margem da Avenida Gustavo Eifel”.



Fornos da Fábrica de Massarelos antes e depois do restauro – hoje encontram-se na Avenida Gustavo Eifel, perto da Ponte Maria Pia.


“O exemplar hoje exposto apresenta duas decorações distintas. Por um lado é um exemplar apelativo à cidade do Porto; e por outro, celebra a memória dos Descobrimentos Portugueses. Trata-se de um prato produzido pela Fábrica de Massarelos no Porto no final do séc. XIX. Relativamente à sua decoração. Comecemos pela decoração apelativa à cidade do Porto. O desenho central presente no prato apresenta estampa de tonalidade monocromada a negro, com o desenho da Estátua Equestre de D. Pedro IV, situada na Praça da Liberdade. Na aba existe decoração arquitectónica baseada nos desenhos do palácio de Cristal, Palácio da Bolsa e Ponte Maria Pia. No que diz respeito à decoração dos Descobrimentos Portugueses, estão presentes na aba, os bustos de Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Infante D. Henrique, enquadrados por esferas armilares. Exemplares desta decoração foram produzidos para a Casa Adrião, sediada na Rua da Assunção nº. 20 no Porto e que devem ter sido oferecidos como brinde aos melhores clientes. Esta suposição explica o facto da escolha de apenas monumentos presentes na cidade do Porto, aliado ao período de produção do prato em causa (final do séc. XIX), por onde se comemorou o IV Centenário da chegada à Índia e Brasil por Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, respectivamente”. In blog A Memória dos Descobrimentos na Cerâmica Portuguesa. 

No site das Memórias da Fábrica de Loiças de Sacavém encontram-se peças muito belas com marcas de Massarelos:



Terrina de decoração Papoula e marca da Empresa Cerâmica Portuense,Lda. – 1904-1912



Terrina de decoração Cedro e marca da sociedade Chambers & Wall (1912-1936)


Louças da Fábrica de Massarelos


O Porto é uma das cidades do mundo onde há mais casas forradas a azulejos. Tratava-se de uma indústria que foi muito próspera e que exportava uma parte da mercadoria para o Brasil. O uso nasceu por o material ser muito duradouro e ter conservação barata. Damos abaixo alguns exemplos significativos:




Primavera


Verão


Outono


Inverno


As fotos acima encontram-se no site Portolovers




Estudo sobre a Fábrica de Louças de Massarelos
https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2382/1/A%20F%C3%A1brica%20de%20Lou%C3%A7a%20de%20Massarelos.%20Vol.%20I%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Se o leitor visitar algumas igrejas, tais como as do Carmo, do Carvalhido, de Santo Ildefonso e dos Congregados e a Capela das Almas, encontrará fachadas muito ricas em azulejos. Mas pode também ver o claustro da Sé, o interior da Biblioteca Municipal e outros locais já tratados neste trabalho.

1 comentário:

  1. Olá
    O Porto, Massarelos e a sua fábrica de cerâmica e os azulejos...essa arte tão antiga.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar