domingo, 3 de julho de 2016

ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL PORTUENSE, FÁBRICA DE SABONETES ACH. BRITO

6.15 - Associação Industrial Portuense



Sede da AIP, no início do séc.XX, na Rua de Entreparedes, 3


O mesmo local acima na actualidade. Esta foto foi-nos cedida pelo nosso leitor José Fiacre.

“Em Maio de 1849 foi fundada a AEP - Associação Empresarial de Portugal (antiga Associação Industrial Portuense), com o objectivo de "desenvolver e aperfeiçoar a industria - instruir e educar as classes laboriosas - introduzir entre nós auxílio mútuo e o melhoramento da condição dos operários - e todas as vantagens legaes que a indústria possa obter d'uma tal reunião".
A Associação iniciou de imediato a sua actividade lançando o primeiro número de uma publicação de informação industrial e tecnológica, "O Jornal da Associação Industrial Portuense" e abrindo as portas, dois meses depois, da primeira instituição de ensino profissional portuguesa, a "Escola Industrial Portuense" pioneira do ensino técnico oficial instituído pelo governo no final desse ano.
Mas a acção da AEP não se confina, neste início de actividade, à informação e formação profissional. Dedica-se também a outros grandes empreendimentos que ficaram profundamente ligados à história da cidade do Porto e à da indústria portuguesa. Casos, por exemplo, do papel determinante da Associação no desenvolvimento do ideal mutualista, no estabelecimento de algumas instituições bancárias e no lançamento de feiras e exposições industriais.
Em 1854, cria a Caixa de Socorros Mútuos mais tarde designada Caixa de Crédito Portuense. No campo da actividade financeira, a AEP apoiou ainda a criação do Banco Aliança e de um banco hipotecário.
Ainda na sua primeira fase, a AEP teve também um capítulo histórico no domínio da organização de feiras industriais. Em 1856 é inaugurada, na sede da AEP, a primeira exposição permanente. Estes primeiros certames funcionariam como um excelente ensaio para a grande exposição de 1861, inaugurada no Palácio da Bolsa, na presença de D. Pedro V.
A actividade da Associação ao longo dos seus mais de 150 anos de existência tem-se centrado sempre nos diversos vectores de actuação estabelecidos nos seus primeiros Estatutos, atrás citados: a defesa dos interesses da indústria portuguesa, a divulgação de informação económica e tecnológica, a formação profissional e a promoção dos produtos e serviços portugueses.



Sede em Leça da Palmeira

Hoje é a maior associação empresarial de Portugal, com o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria, desenvolvendo um amplo trabalho de apoio às actividades económicas portuguesas em áreas como a formação profissional, a organização de feiras e congressos, o apoio directo às empresas nas vertentes da informação económica, jurídica e tecnológica, a promoção da internacionalização da economia portuguesa e a defesa e promoção dos interesses da comunidade empresarial.
A AEP tem sido um parceiro privilegiado dos governos na discussão dos assuntos relevantes para o desenvolvimento da economia portuguesa, tendo assento no Comité Económico e Social Europeu. Os seus serviços em prol do desenvolvimento são reconhecidos nacional e internacionalmente, sendo Membro Honorário das Ordens do Infante D. Henrique e de Mérito Agrícola e Industrial (Classe Industrial). In site AEP


Diploma da associação industrial Portuense emitido em 03/05/1949 com baguete vermelha.


Medalha da AIP – 1969


Medalha dos 140 anos da AIP



Fundação AEP na Avenida da Boavista


"José Victorino Damásio (1807 -1875) foi o seu fundador e grande dinamizador. Homem notável em muitos campos. Foi militar a favor da causa liberal, político e iniciador de muitos melhoramentos industriais. Em 1848, associando-se a Joaquim Ribeiro de Faria Guimarães e a Silva Guimarães, fundou no Porto a fundição do Bolhão, que ainda existe, assumindo a direcção técnica, e introduzindo a indústria do fabrico da louça de ferro fundido esmaltada e estanhada a banho. Foi naquele estabelecimento que se fez a primeira draga no nosso país, sendo a ferragem obrada toda a forja; foi sob a sua direcção que se construiu a máquina da primeira fábrica de cordoaria mecânica no Porto, e que se assentou a primeira máquina de vapor que teve essa cidade, a qual foi a da fundição da rua do Rosário.
Damásio continuou com os seus antigos trabalhos, até que, adoecendo gravemente, foi tratar-se à ilha da Madeira, donde voltou restabelecido em julho de 1852. Logo em seguida fundou a Associação Industrial Portuense, da qual nasceram mais tarde tantas outras, e que estabelecendo aulas que foram frequentadas por grande número de alunos, serviu de núcleo para a criação do Instituto Industrial do Porto.
José Vitorino Damásio tinha carta de conselho, era comendador da Ordem de Avis, oficial da Torre e Espada, e sócio de muitas associações científicas. Site AEP

Do nosso leitor e amigo Sr. Alberto Guimarães recebemos a seguinte informação, que muito agradecemos:
"José Vitorino Damásio foi um dos fundadores dos Bombeiros Voluntários do Porto.
Passava férias em Espinho, levando com ele uma bomba picota braçal, a fim de acorrer a alguma emergência durante a sua estadia.
Daqui nasceu a ideia de criar em Espinho uma corporação de bombeiros, filial dos BV do Porto, o que veio a acontecer.
Os Bombeiros Voluntários de Espinho, corporação onde prestei serviço durante 3 anos, têm como data oficial da sua fundação Outubro de 1895.
Abraço tripeiro!
Alberto Guimarães

6.16 – Ach. Brito


"Com uma história que remonta a 1887, com a fundação da Claus & Schweder pelos alemães Ferdinand Claus e George Schweder, a Ach Brito foi fundada em 1918 pelos irmãos Affonso e Aquilles de Brito. Em 1925, aquando da I Guerra Mundial, cujos desígnios ditam a venda em leilão da Claus & Schweder, a Ach Brito adquire a massa falida desta marca, aliando à inovação, experiência.
Depois de décadas a liderar o mercado e com o aparecimento de novos produtos - como o gel de banho - e novas redes de distribuição, o trajeto da marca perde ânimo, até que em 1994 a liderança da empresa passa para as mãos dos bisnetos de Achilles de Brito: Aquiles e Sónia Brito. A empresa é restruturada e o portfolio de produtos é reposicionado. Com o novo milénio surge também a vontade de alcançar novos horizontes e a marca de luxo da Ach Brito, a Claus Porto, começa a ser colocada nos mercados internacionais.
Em 2008 é adquirida a Saboaria e Perfumaria Confiança SA, a segunda mais antiga fábrica de sabonetes do país, e a Ach Brito passa a atuar transversalmente no mercado. 
Hoje em dia, a Ach Brito continua a prezar e a respeitar a sua história e tradição, sem nunca descuidar a qualidade e a inovação".


Claus & Schweder – 1906



1918



Avenida da França - 1920


“Com uma história que remonta a 1887, com a fundação da Claus & Schweder pelos alemães Ferdinand Claus e George Schweder, a Ach Brito foi fundada em 1918 pelos irmãos Affonso e Aquilles de Brito. Em 1925, aquando da I Guerra Mundial, cujos desígnios ditam a venda em leilão da Claus & Schweder, a Ach Brito adquire a massa falida desta marca, aliando à inovação, experiência”. In site Ach. Brito



Publicidade na Exposição Colonial de 1934


Rolls Roice - Visita do Presidente Américo Tomás à fábrica de sabonetes Ach. Brito – 1968

…Depois de décadas a liderar o mercado e com o aparecimento de novos produtos - como o gel de banho - e novas redes de distribuição, o trajeto da marca perde ânimo, até que em 1994 a liderança da empresa passa para as mãos dos bisnetos de Achilles de Brito: Aquiles e Sónia Brito. A empresa é restruturada e o portfolio de produtos é reposicionado. Com o novo milénio surge também a vontade de alcançar novos horizontes e a marca de luxo da Ach Brito, a Claus Porto, começa a ser colocada nos mercados internacionais.
Em 2008 é adquirida a Saboaria e Perfumaria Confiança SA, a segunda mais antiga fábrica de sabonetes do país, e a Ach Brito passa a atuar transversalmente no mercado”. Site da empresa


A fábrica de sabonetes Ach. Brito – ficava na actua Avenida da França onde está o centro comercial Capitólio – Tinha, nos anos 50 e 60 uma óptima litografia – foto de 1920




Sabonete Magestic


Sabonete Bristol



Ach. Brito - vídeo

4 comentários:

  1. Boa noite, amigo Rui Cunha!
    José Vitorino Damásio foi um dos fundadores dos Bombeiros Voluntários do Porto.
    Passava férias em Espinho, levando com ele uma bomba picota braçal, a fim de acorrer a alguma emergência durante a sua estadia.
    Daqui nasceu a ideia de criar em Espinho uma corporação de bombeiros, filial dos BV do Porto, o que veio a acontecer.
    Os Bombeiros Voluntários de Espinho, corporação onde prestei serviço durante 3 anos, têm como data oficial da sua fundação Outubro de 1895.
    Abraço tripeiro!
    Alberto Guimarães

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo,
    Muito obrigado. Já inserimos esta histórica informação no nosso blogue.
    Um abraço
    Rui Cunha

    ResponderEliminar
  3. A propósito... conf. (in blogue Longra Histórico-Literária)

    http://longrahistorico.blogspot.pt/2016/03/uma-decada-de-saudade-no-10-aniversario.html

    (Armando Pinto)

    ResponderEliminar
  4. A propósito... conf. (in blogue Longra Histórico-Literária)

    http://longrahistorico.blogspot.pt/2016/03/uma-decada-de-saudade-no-10-aniversario.html

    (Armando Pinto)

    ResponderEliminar