sábado, 10 de dezembro de 2016

COMBOIO XIV - LINHA DO DOURO II

6.26.4 – O Comboio XIV - Linha do Douro II - A caminho da Régua, Estação da Régua, Pontes da Régua, Linha Régua-Lamego nunca activada 


A caminho da Régua – foto de António Sardinha



Estação das Régua - 1890


C. 1910

Azulejos da linha do Douro



Estação do Peso da Régua

Comboio histórico do Douro


Ponte metálica da Régua - 1900



Ponte metálica antes de recuperada


Foi há poucos anos recuperada para o trânsito pedonal e ciclista.


A ponte metálica foi construída para servir o tráfego rodoviário. Mesmo ao lado foi entretanto construída uma outra ponte por onde deveria passar o comboio que ligaria a Régua a Lamego. Só que o caminho-de-ferro nunca chegou a ser construído e a ponte ferroviária passou a rodoviária e a metálica foi desactivada.


Foi projectada e construídas as passagens e obras d'arte para uma linha férrea entre a Régua e Lamego, mas nunca foi activada. Ver abaixo



Ponte sobre o Varosa





Passagens preparadas para a linha do comboio Régua/Lamego/Viseu e que nunca foi terminada, possivelmente pelas dificuldades financeiras fruto da II Guerra Mundial.

Linha da CP Lamego/Régua - vídeo

Projecto dos caminhos-de-ferro para Lamego – um projecto inacabado

3 comentários:

  1. Olá
    Uma «Linha de Combóio» com paisagens únicas, Património do Mundo.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Boa noite e muito obrigado. Se eu tiver acesso a estes seus estudos poderia estudar a forma de os referir em devida altura.
    Muito obrigado
    Rui Cunha

    ResponderEliminar