sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - VIII

3.5.6 - Palácio de Cristal - V




Palácio de Cristal – três fotos de fontes no jardim da entrada


Palácio de Cristal – foto Letícia Vaz



Palácio de Cristal – duas fontes – estas carrancas estiveram na Fonte da Natividade, da Praça Nova, até 1832 e na Praça de Santa Teresa até 1905.




Frontespício da Fonte da Natividade da Praça Nova e Fonte do Pelicano

"Quando D. Pedro IV entrou no Porto à frente do exército libertador, em 9 de Julho de 1832, dirigiu-se imediatamente à Câmara que funcionava no edifício da então chamada Praça Nova e logo ali tomou uma resolução; mandar destruir a Fonte da Natividade para possibilitar o alargamento da Praça. Assim aconteceu. O brasão da cidade e as grinaldas que emolduravam o frontispício da fonte foram embelezar a fachada do palacete da praça onde funcionava a Câmara. Esse belíssimo conjunto, uma excelente obra de granito trabalhado, está hoje no espaço conhecido por Roseiral no Palácio de Cristal. Também lá está a fonte do Pelicano, um curioso chafariz que existia no pátio interior da mesma casa onde estava a Câmara”. Germano Silva


Figuras da fonte do mercado Ferreira Borges - hoje nos jardins do Palácio de Cristal


Esta frase compreende-se pelo facto de em 2009 ter sido apresentado um projecto para a construção de um palácio de congressos. Levantou grande celeuma e protestos pela possível destruição de parte dos  jardins. Até hoje não foi concretizado. 


Roseiral e jardim



Jardim romântico


Ternura - escultura de Sousa Caldas

2 comentários:

  1. Caro Rui Cunha a escultura Ternura é da autoria de Sousa Caldas. Permita-me o reparo.

    Ana Cancela

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. Já emendei. Cumprimentos
    Rui Cunha

    ResponderEliminar