quarta-feira, 2 de outubro de 2013

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - XI

3.5.7 - Festas e Romarias - I

Sobre este tema apresentaremos algumas das festas mais populares e concorridas da cidade do Porto e arredores, sem pretender esgotar o assunto. Haveria outras que mereceriam o nosso estudo, mas torna-se-ia demasiado extenso.


“Lembrei-me de lhes falar hoje dos meios de transporte de que há 100 anos os nossos trisavós dispunham para se deslocarem até à Senhora da Hora, ao Senhor de Matosinhos, à Serra do Pilar e ao Senhor da Pedra. O povo, o grande festaroleiro, esse, é claro, ia sempre a pé, em grupos ruidosos e alegres, sempre pulando e cantando, “ao som das violas chuleiras”. As famílias burguesas não tinham outro meio de transporte que não fosse o carroção; os rapazes janotas preferiam ir a cavalo…”


“.…O que o carroção era para as donzelas românticas era o cavalo para a rapaziada estroina. Aquelas gozavam doidamente indo à romaria nos referidos monumentos; eles divertiam-se à larga, alardeando as suas artes de Marialva, em que todos eram peritos; correndo à estardiota pelas estradas cheias de sol e de poeira, obrigando a fugir para as valetas, espavoridos os Maneis e as Marias que, a pular e a cantar, iam e vinham desses populares arraiais” Artur de Magalhães Basto



Rancho folclórico do Porto – Olá toma Mariquinhas


Entre os divertimentos das romarias, uma era muito divertida. Dependurava-se um cântaro bem alto e os concorrentes tentavam parti-lo com uma vara. Por vezes o cântaro continha água, farinha, uma galinha, uma pomba ou outra surpresa.



Doceira e tenda de capilé



Romaria da Serra do Pilar


Romeiros a caminho da Serra do Pilar, sobre a Ponte Luis I - 1907



Serra do Pilar - 1905



A festa a Nossa Senhora do Pilar, na serra chamada Monte da Meijoeira, começou em 1678. Rapidamente se tornou muito popular, a tal ponto que o monte passou a chamar-se Serra do Pilar. Era uma das mais concorridas feiras e romarias da cidade, dado que só depois do cerco do Porto esta passou a pertencer a V. N. de Gaia, realizando-se no dia 15 de Agosto.


Romaria de S. Bartolomeu, Foz do Douro



- Do livro Tesouro Barroco da Foz do Douro do Cónego Rui Osório 


“…E os aldeões tímidos, procuravam sob os afagos do luar, os penhascos mais recatados, onde chegasse a maré , para aí se libertarem das vestes domingueiras e, com o “corpinho em leitão” darem os sete mergulhos virtuosos…”


1948


1965


1991 - desfile sob o tema Escritores Portugueses



No dia de S. Bartolomeu é tradição fazer-se o desfile dos trajes de papel, começados a preparar com meses de antecedência. Segue – se o Banho Santo para afugentar o diabo.

Fotos das festas de S. Bartolomeu . JN 

Video 

Trajes e Praia no dia de S. Bartolomeu 2012 - Vimeo 

Sem comentários:

Enviar um comentário