segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DIVERTIMENTOS DOS PORTUENSES - XVI

3.5.8 - Foz do Douro e praias - IV



Entrando na barra do Douro - 1940


Carlos Teixeira da Costa foi um brasileiro de torna viagem que se estabeleceu no ramo da confeitaria. Terá construído o edifício acima em 1911 - á porta está ele e sua mulher Maria Luísa. Já ouvimos alguém afirmar que era avô do Presidente do F.C.P., Pinto da Costa.


Anos 40 do séc. XX


Este edifício sofreu grandes obras. Foram construídas as águas furtadas e ornamentada com a tabuleta Casa Brasileira. Várias vezes lá comprámos os melhores bolos e biscoitos de que nos recordámos.


Vista para a Rua da Senhora da Luz – o 18 era um dos eléctricos que me transportava para o Colégio Brotero, no Passeio Alegre. Havia também o 2 e o 17.



Rua da Senhora da Luz


Rua da Senhora da Luz – vendedor de hortaliça


Antes de a C. M. Porto aprovar o projecto do Largo de Cadouços, 9/8/1866, existia já um circo que era montado na época balnear. Em 29/8/1869 foi lá inaugurada uma praça de touros, com uma grande enchente; estariam 2500 pessoas. O delírio pelas touradas durou 2 anos, após os quais ninguém mais ligou às touradas.


Clube de Cadouços – Inaugurado em 1881 – era frequentado pela elite das famílias que iam a banhos, entre Maio e Outubro. Aqui se reuniam às tardes para conviverem, jogarem cartas, bilhar, dominó. Lugar de leitura e conversa, realizava concertos de música de câmara, árias de ópera e canções; teatro, e reuniões dançantes. A partir de 1884 o clube formou uma orquestra amadora composta por sócios. Eram sempre muito concorridos pelo que muitas vezes o difícil era conseguir bilhetes. Aqui se apresentaram os melhores músicos do Porto dessa época (1881/1910). Era comum músicos amadores, mesmo sócios, também executarem obras com grande sucesso. Este clube também tinha uma finalidade beneficente.
Pagava-se uma jóia de 1$000 reis e 6$000 reis por ano. 





A Máquina em Cadouços



Antigo viaduto da máquina entre Cadouços e a Rua do Túnel, na ponte sobre a Rua da Agra – ao fundo vê-se a Rua da Senhora da Luz e o farol, de que trataremos em local próprio.

“As pessoas que viviam no Porto e que tinham que ir tomar banho para a Foz saíam de casa por volta das 6 horas da manhã, para apanhar o primeiro carro americano que saía do Carmo, ia pelo Carregal, atravessava um túnel (?) para sair na Rua do Rosário e daí seguia para a Boavista. Era ali que encontravam já mais carros americanos atrelados a uma locomotiva a vapor muito pequenina (era a máquina). Então este pequeno comboio, através dos campos, silvados, etc., ia até Cadouços (chamado as sete casas) onde parava. Era ali que as pessoas que iam para a Foz, saíam e desciam uma rampa, onde havia um casino, e dirigiam-se para o mar. O referido comboio seguia para Matosinhos, sendo obrigado a passar por uma pequena ponte muito curiosa.” In O Tripeiro, Série VI, Ano X. 
Desconhecíamos a existência de um túnel entre o Carregal e a Rua do Rosário. Alguém pode dar informações sobre onde começava e acabava?


Rua do Túnel – por este túnel passava a máquina a caminho da Rua de Gondarém – foto do blog ruas da minha terra


À direita a Farmácia de Gondarém – vêem-se as linhas da máquina, que seguia até Matosinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário