terça-feira, 20 de setembro de 2016

ARTES E OFÍCIOS - XVII

6.24.17 - Artes e Ofícios - Fotógrafos V - Photo Guedes e Foto Beleza


"Henrique António Guedes de Oliveira nasceu no lugar de Ingilde, concelho de Baião, a 26 de janeiro do ano de 1865. Com um ano de idade é trazido pelos pais, António de Oliveira e Carolina para a cidade do Porto.
Teve grandes ligações ao meio artístico e literário da época, nomeadamente com Rafael Bordalo Pinheiro, com quem colaborou na revista "A Paródia ", "O Porto na Paródia" ou " A Paródia no Porto", acompanhado do caricaturista, Manuel Monterroso. Produziu e escreveu algumas peças para os teatros da cidade e algumas delas tiveram enorme êxito, não só em Lisboa e Porto mas também no Brasil, como foi o caso da revista “Ali à …preta!” (1897) com música de Ciríaco Cardoso.
A par da atividade literária e artística, vai também ligar-se, por volta de 1885, à fotografia, trabalhando durante algum tempo na firma Sala & Irmão, então dirigida por Fulgêncio da Costa Guimarães. Associaram-se no ano seguinte e a firma passou a designar-se Guimarães & Guedes, Sucessores de Sala & Irmão. Em 1892 Guedes de Oliveira fundou o seu próprio atelier, a Photographia Guedes, situado na Rua de Santa Catarina, 262, embora continuasse ligado à firma anterior que se manteve ativa até 1894. Em 1898 será o primeiro a introduzir inovações na arte da fotografia, como o processo Eastman, permitindo assim a produção de provas mais acessíveis. Participou na Exposição Industrial Portuguesa de 1897, expondo fotografias e platinotipias. Em 1904 concorreu à Exposição de S. Luís e, no ano seguinte, fez a reportagem fotográfica do Carnaval no Porto, tendo editado uma coleção de postais.
A partir de 1905 o seu irmão Constantino Guedes passou a fazer parte da firma.
Pela sua casa passaram inúmeras figuras destacadas da vida social, política e artística, tais como Guerra Junqueiro, Sampaio Bruno, Palmira Bastos, entre muitas outras personalidades. Era também um espaço de divulgação de trabalhos de artistas em início de carreira realizando no seu estúdio exposições de arte.
Concorreu a várias exposições nacionais e internacionais que lhe grangearam alguns prémios. Possuía a Medalha de Ouro da Exposição Internacional Portuguesa, Diploma e Medalha de Ouro de Vermeil na Exposição Universal de Dijon.
O valioso espólio fotográfico que a Câmara Municipal detém permite -nos conhecer a cidade de finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, em múltiplas facetas: retratos de famílias de vários estratos sociais, aspectos da cidade, artistas de teatro, personalidades políticas, paisagens, vivências do quotidiano, como a matança do porco, o combate ao fogo dos bombeiros, as touradas, etc.
Em 1898 organizou a Sociedade de Belas Artes, em colaboração com Marques da Silva, Teixeira Lopes e outros artistas, oficializada apenas em 1905 e designada como Sociedade Portuense de Belas Artes.
Sendo já um reputado fotógrafo, frequentou a Escola de Belas Artes do Porto, da qual chegou a ser professor e Diretor.
Fez ainda parte da Comissão de Estética da Câmara Municipal do Porto. Foi também condecorado com a comenda da Ordem de Santiago.
Morreu em 1932 e o seu cortejo fúnebre foi uma grande manifestação da importância da sua vida e obra na sociedade da época.
Âmbito e conteúdo
Imagens produzidas entre o final do séc. XIX e a década de 1930. Retratam a cidade em múltiplas facetas: retratos de família de vários estratos sociais, aspetos da cidade, artistas de teatro, personalidades políticas, paisagens, vivências do quotidiano etc.” Arquivo da C. M. do Porto


Praça D. Pedro e Quiosque do Sebastião – Photo Guedes


Universidade do Porto - museu - 1900


Rua Chã – 1900 – troço demolido para a abertura da Avenida da Ponte


Praça do Infante D. Henrique - 1900


Dispensário D. Amélia – 1900 – ainda é visível um cubelo da Muralha Fernandina junto do antigo Convento de Santa Clara.


Barco encalhado no Cabedelo - 1900


Carro funerário - 1900


Parada militar no Campo de Santo Ovídio – 1900


Parada militar do Regimento 18 – 1900


O mesmo local em 2016


Bombeiros voluntários - 1900


Cadeia da Relação - 1900


Praça dos Voluntários da Raínha - 1900


Campo 24 de Agosto - 1900


Carro eléctrico em Carreiros - 1900


Limpa chaminés - 1900


Interior da Sé do Porto antes das obras de restauro


1904


Carnaval de 1905 no Palácio de Cristal


1905


1910


Leça da Palmeira


Bairro piscatório da Matosinhos

É isto que me prende ao Porto
https://www.youtube.com/watch?v=rNXfTVqHHUc




Meus pais e 7 filhos – mais tarde seríamos 9 – Foto Beleza 1943

A Fotografia Beleza foi fundada em 1907 por António Beleza. Foi na Rua de Santa Teresa a sua primeira casa mas, anos mais tarde, abriu outra na Rua dos Clérigos. Conhecemos bem o Sr. António Lopes Moreira, seu proprietário bem como um seu fotógrafo de grande qualidade, o Sr. Freitas. Além das fotos de estúdio dedicou-se ao Porto, Norte e Beiras. Também neste trabalho inserimos muitas fotos desta casa. O seu espólio contem milhares de fotografias e pertence ao Espólio Fotográfico Português que pode ser visitado em: http://www.espoliofotograficoportugues.pt/


1911


Ribeira








Casa da Fábrica - ficava onde hoje se encontra o Hotel Infante de Sagres


Igreja de Santa Clara




Palácio de Cristal durante a Exposição Colonial - 1934


Molhe e Avenida Brasil


O Porto


Ponte dos 19 arcos 

1 comentário: