6.26.4 – O Comboio II - Ponte Maria Pia, Comboios na Ponte Maria Pia, Ponte S. João, Rainha D. Maria Pia
Engenheiros responsáveis pela construção da ponte Maria Pia – ao centro Eiffel
O antigo Seminário, que como se vê estava completamente arruinado, antes de ser entregue, em 1903, ao Colégio dos Órfãos. Talvez seja uma das mais antigas fotos da ponte.
Zé povinho "suportando" o peso do comboio.
Pontes Maria Pia e Luis I - 1920
Vista dos Guindais – Vêem-se mulheres lavando numa corrente que desagua no Douro.
Pelo local poderemos supor que é a ribeira que passa por baixo da Praça 24 de Agosto, antiga Mijavelhas, hoje mostrada na estação de Metro do Campo 24 de Agosto.
Ponte Maria Pia, Colégio dos Órfãos e barco rabelo.
Postal curioso...
Bela paisagem tirada de Gaia
Comboio passando a ponte Maria Pia – foto de João Ramoa – 1954
1970
Capa da revista Life - 1970
Em 1980 ainda era uma máquina a vapor que atravessava a Ponte Maria Pia por ser a mais leve, de forma a preservar o mais possível a ponte.
Pontes Maria Pia e S. João, que veio substitui-la.
Vêem-se 3 pontes: S. João, Maria Pia e Luis I
Ponte S. João
“A Ponte Maria Pia satisfez as necessidades de ligação ferroviária norte-sul durante algumas décadas. Mas o rápido desenvolvimento de toda a região Norte, e do Porto em particular, levaram aos primeiros estudos dessa infraestrutura no segundo quartel do século XX, de que serviu de exemplo a ideia de ponte mista (em 1950) na zona da Arrábida, que obrigava a via férrea a atravessar toda a cidade, essa ideia foi abandonada pela sua dificuldade e custos de realização. Entretanto os anos passavam e a velha Ponte de Eiffel, não permitia às modernas máquinas ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas, já que ela fora concebida para outras solicitações. Em 1984, e após o governo ter criado o Gabinete da Nova Ponte Ferroviária sobre o Douro (mais tarde chamado Gabinete do Nó Ferroviário do Porto), abriu-se concurso internacional para o projecto da nova ponte e dos seus acessos. O concurso foi ganho pelo projecto do professor Edgard Cardoso em Junho desse mesmo ano. A ponte foi projectada em forma de Pi, com um vão central de 250 metros, que em meados de 1991, constituiu um recorde mundial para pontes deste tipo”. Site da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Rainha D. Maria Pia em 1886 – 1847/1911
Biografia de D. Maria Pia
You Tube – Filme sobre D. Maria Pia
Sem comentários:
Enviar um comentário