quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O COMBOIO - VI - LIGAÇÕES DE CAMPANHÃ À ALFÂNDEGA E S. BENTO

6.26.4 – O Comboio  VI - Ramal de Leixões à Alfândega, Ramal da Alfândega, Ramal de S. Bento, Túneis de S. Bento, Plantas da Estação de S. Bento


Planta da proposta de uma linha férrea ligando a cidade do Porto a Leixões, ao longo da orla marítima e da Foz do Douro, incluída no "Relatório de William Freebody". Londres, 1854. Arquivo da APDL.
Quando se pensou fazer o porto de Leixões os portuenses, em especial os ligados ao comércio de marítimo, opunham-se dado que era muito distante da Alfandega e seria preciso transportar as mercadorias por terra. Foi então proposto transporta-las por via-férrea através da orla marítima.


Em 1879, outra proposta, de James Abernethy “para a construção de um canal que, atravessando Matosinhos e o que é hoje a orla marítima da cidade do Porto, conduziria as embarcações desde os futuros molhes de Leixões até ao Douro, evitando a sua barra”. Arquivo APDL.
Estas propostas nunca saíram do papel.


Túnel da antiga linha da Alfândega a Campanhã – Ismael Queirós em O Porto é Lindo de Morrer


Túnel das Fontaínhas


Locomotiva junto da Alfândega a caminho de Campanhã – muitos portuenses gostariam que este ramal fosse recuperado e que seguisse pela Ponte Maria Pia, tornando-a um motivo de turismo. Será possível?



Linha do ramal da Alfândega - anos 40 - hoje é estacionamento de automóveis.


Entrada do túnel da Alfândega


Ligação de Campanhã a S. Bento – túneis do seminário - 1900


Túnel do Seminário – saída perto de Nova Sintra


De S. Bento a caminho de Campanhã – 1910


Comboios entre S. Bento e Campanhã – em baixo o túnel do ramal da Alfândega – Ponte de S. João e Guindais – belíssima foto de Nuno Pimenta - 2016.
O ramal de Campanhã a S. Bento foi inaugurado em Novembro de 1896.




Planta da Estação de S. Bento – Arq. Moreira da Silva


Planta para a Estação de S. Bento





Construção do túnel D. Carlos I, terminado em 20/8/1898. O ramal ligava Campanhã ao local onde esteve o destruído Convento de S. Bento de Avé Maria – engenheiros João Gualberto Póvoas, Alves de Sousa e Flávio Pais.


In Ednilson Fernandes


Locomotiva engalanada entra em S. Bento - 1917

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