6.26.4 – O Comboio VI - Ramal de Leixões à Alfândega, Ramal da Alfândega, Ramal de S. Bento, Túneis de S. Bento, Plantas da Estação de S. Bento
Planta da proposta de uma linha férrea ligando a cidade do Porto a Leixões, ao longo da orla marítima e da Foz do Douro, incluída no "Relatório de William Freebody". Londres, 1854. Arquivo da APDL.
Quando se pensou fazer o porto de Leixões os portuenses, em especial os ligados ao comércio de marítimo, opunham-se dado que era muito distante da Alfandega e seria preciso transportar as mercadorias por terra. Foi então proposto transporta-las por via-férrea através da orla marítima.
Em 1879, outra proposta, de James Abernethy “para a construção de um canal que, atravessando Matosinhos e o que é hoje a orla marítima da cidade do Porto, conduziria as embarcações desde os futuros molhes de Leixões até ao Douro, evitando a sua barra”. Arquivo APDL.
Estas propostas nunca saíram do papel.
Túnel da antiga linha da Alfândega a Campanhã – Ismael Queirós em O Porto é Lindo de Morrer
Túnel das Fontaínhas
Locomotiva junto da Alfândega a caminho de Campanhã – muitos portuenses gostariam que este ramal fosse recuperado e que seguisse pela Ponte Maria Pia, tornando-a um motivo de turismo. Será possível?
Linha do ramal da Alfândega - anos 40 - hoje é estacionamento de automóveis.
Entrada do túnel da Alfândega
Ligação de Campanhã a S. Bento – túneis do seminário - 1900
Túnel do Seminário – saída perto de Nova Sintra
De S. Bento a caminho de Campanhã – 1910
Comboios entre S. Bento e Campanhã – em baixo o túnel do ramal da Alfândega – Ponte de S. João e Guindais – belíssima foto de Nuno Pimenta - 2016.
O ramal de Campanhã a S. Bento foi inaugurado em Novembro de 1896.
Planta da Estação de S. Bento – Arq. Moreira da Silva
Planta para a Estação de S. Bento
Construção do túnel D. Carlos I, terminado em 20/8/1898. O ramal ligava Campanhã ao local onde esteve o destruído Convento de S. Bento de Avé Maria – engenheiros João Gualberto Póvoas, Alves de Sousa e Flávio Pais.
In Ednilson Fernandes
Locomotiva engalanada entra em S. Bento - 1917
Olá
ResponderEliminarEnorme o trabalho destes Homens...
Cumprs
Augusto