6.26.9.3 - O automóvel II - Automóvel a vapor (!), O balão Lusitano, Oficinas de construção de automóveis, Publicidade automóvel
In O Tripeiro, Série V, Ano IX
Recordámos o que apresentámos sobre esta tragédia, que muito impressionou o Porto, no nosso lançamento de 14/1/2014, quando tratámos de “febre” balonista da nossa cidade:
Belchior o aeronauta
Ascensão na Serra do Pilar
Os 3 desaparecidos
O sucesso, o entusiasmo e a moda da subida em balão apossou-se do Porto e alguns corajosos e extravagantes decidiram também entrar nessa “corrida”. Os lugares preferidos para as subidas eram o Palácio de Cristal, e as praças de touros da Serra do Pilar e da Rua da Alegria. Em 1903 o francês Emile Carton acedeu a levar consigo, no seu balão Mariposa, um entusiasta do balonismo, tendo-lhe dado noções de como dirigir o balão. Era o farmacêutico gaiense Belchior Fernandes da Fonseca. A “paixão” foi tal que convenceu o seu amigo a vender-lho, tendo tido a contribuição dos seus parceiros Cesar Marques dos Santos (o menino d’ouro) e engº. José António de Almeida. Deram-lhe o nome de “Lusitano”. Com a presença de multidões subiram 3 vezes, tendo terminado o voo em diferentes lugares. O Belchior, muito senhor de si, afirmava já ter conhecimentos suficientes para mais ascensões. Tendo sido prevenido por Franz Burmester do perigo de ser levado, por ventos em altitude, para o mar, não levou em consideração tais avisos, afirmando mesmo “considero estes ares como meus”. Marcou uma nova ascensão para 21 de Novembro de 1903 em que embarcaram os seus sócios. Tendo subido muito correctamente, dirigiu-se para Sul. Sobre Vila Nova de Gaia, repentinamente virou a oeste, desaparecendo sobre o Atlântico. Ainda foram enviados vários barcos em seu socorro, mas nunca mais os seus corpos foram encontrados.
Esta tragédia foi, durante muito tempo, motivo de conversa e de notícias nos jornais do Porto. Havia quem comparasse os três desaparecidos a D. Sebastião, pois muitas vezes corria o boato que alguém os tinha visto ou sabia onde se encontravam. Os ceguinhos,á porta do mercado do Anjo, cantavam, em voz triste, as quadras do Fado do Belchior!
Da revista Auto Hoje, nº. 1255 de 4/12/2013
Da revista Auto Hoje, nº. 1255 de 4/12/2013
In Auto Hoje – nº. 1290
1910
Foto do blog Restos de Colecção
João Garrido teve estabelecimento de motociclos e triciclos a motor na Rua de Passos Manuel a partir de 1891. O seu técnico era Benedito Ferreirinha. Construíram um protótipo, com motor da francesa Aster, em 1899. Serviu como publicidade à sua garagem e teria outros clientes senão aparecessem marcas estrangeiras feitas em série. Uma delas, a que acima nos referimos, foi representada no Porto por este estabelecimento a partir de 1901. Em 1906 fundou a Auto-Palace na Avenida Rodrigues de Freitas. Representou no Porto várias outras marcas.
1910
1928
1928
1928
1929
1930
Publicidade ao Fiat 521 – 1930 – o stand ficava na Rua de Santa Catarina
O primeiro carro fabricado em linha de montagem
Auto Agência do Bolhão – construção de carrocerias e estofador
Daimler construído na Auto-Agência do Bolhão
Recordámo-nos bem do Studebaker Champion de 1954 que fez grande sucesso porque era igual, de perfil, à frente e atrás.
Olá
ResponderEliminarGrandes...e gulosas máquinas.
Cumprs
Augusto
Boa tarde.
ResponderEliminarEscrevo com a curiosidade por saber o que era a Casa Mattos&Serpa Pinto, da Rua Sá da Bandeira. Consegue ajudar-me?
Obrigado
No nosso lançamento de 30/12/2013 publicámos uma fotografia desta casa no Carnaval de 1905. Porém só se vê os 1º e 2º. andares. Supomos que esta casa vendia tecidos e outras mercadorias ligadas ao vestuário.
ResponderEliminarCumprimentos
Pois, eu vi a foto. Também desconfio que seria esse o negócio. Muito obrigado.
EliminarO Studebaker Champion de 1954 de perfil era igual à frente e atrás???
ResponderEliminarNão era perfeitamente igual, mas muito parecido. Recordo-me que quando apareceu foi um sucesso muito grande e espectacular. Algo de novo.
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