sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O AUTOMÓVEL III

6.26.9.4 - O automóvel III - Exposições de automóveis de 1914,1926,1930 e 1933, Automóveis no Porto, Táxis do Porto, Circulação pela direita 1/6/1928




Palácio de Cristal - I exposição automóvel de 1914

Desfile automóvel, Jardins do Palácio de Cristal e exposição automóvel de 1914 – Cinemateca Portuguesa - muito interessante


Rua de Sá da Bandeira – hora de grande azáfama – julgamos ser uma exposição de automóveis novos Citroen, para venda – 5 portas acima do Café Madrid era um stand desta marca.


Táxis na Avenida dos Aliados, cerca de 1930 

III exposição automóvel – Invicta Filmes - 1924 

11 marcas de automóveis portugueses 


Em 1 de Junho de 1928 o trânsito passou a fazer-se pela direita, tal como a Europa Continental.


Esta alteração de trânsito deve ter provocado grandes dificuldades de habituação aos condutores e, possivelmente, vários acidentes. Como exemplo aqui vai uma foto tirada na Suécia, no primeiro dia da mudança da regra nesse país.


Primeiro taxímetro - revista Auto Hoje 2-11-2016


Táxi Packard – 1905 
Assim que a indústria automóvel se foi desenvolvendo os táxis foram substituindo os trens. O primeiro táxi a circular no Porto iniciou a sua actividade em 8/5/1908.


Parque de táxis em Ermesinde

“Na foto pode ver-se do lado esquerdo, na paragem, um CE de bogies, série 270-277, e nas agulhas de saída da palmatória com destino ao Bolhão, um CE "Italiano", série 250-261 com um Atrelado "Fumista" série 18-20. A linha 9\\ era explorada nas horas de ponta entre o Bolhão (rua Fernandes Tomás) e Ermesinde-estação CP com carros Italianos e com atrelados de 2 eixos das séries 18-20 e 21-24; Os CE's isolados, e normalmente os de bogies a partir de 3 de Outubro de 1960 e até 16 Setembro de 1967 (ultimo dia de circulação de eléctricos na L9) faziam o serviço até à Praça como 9, e depois continuavam para Matosinhos como 1. No regresso ou terminavam na Areosa como 9\, ou em Ermesinde como 9”. Pedro Leite



O primeiro táxi com motor diesel de que nos lembramos foi o Mercedes 170D. Eram táxis de motor barulhento, ronceiro e deitavam muito fumo mal cheiroso. Tinha 38 cavalos de potência.


Quando os táxis eram todos Mercedes - 1950


1923 - foto Alvão


Palácio de Cristal – exposição automóvel de 1926


Palácio de Cristal – exposição automóvel de 1930


Palácio de Cristal – exposição automóvel de 1933



Lembrámo-nos de duas exposições de automóveis e do maravilhoso Austin Princess que me pareceu um Rolls-Royce. Foi o carro mais luxuoso produzido pela marca. Tinha motor de 3996 c.c. e foi produzido de 1947 a 1956.



Exposição de automóveis antigos –1971

1 comentário: