6.26.9.4 - O automóvel III - Exposições de automóveis de 1914,1926,1930 e 1933, Automóveis no Porto, Táxis do Porto, Circulação pela direita 1/6/1928
Palácio de Cristal - I exposição automóvel de 1914
Desfile automóvel, Jardins do Palácio de Cristal e exposição automóvel de 1914 – Cinemateca Portuguesa - muito interessante
Rua de Sá da Bandeira – hora de grande azáfama – julgamos ser uma exposição de automóveis novos Citroen, para venda – 5 portas acima do Café Madrid era um stand desta marca.
Táxis na Avenida dos Aliados, cerca de 1930
III exposição automóvel – Invicta Filmes - 1924
11 marcas de automóveis portugueses
Em 1 de Junho de 1928 o trânsito passou a fazer-se pela direita, tal como a Europa Continental.
Esta alteração de trânsito deve ter provocado grandes dificuldades de habituação aos condutores e, possivelmente, vários acidentes. Como exemplo aqui vai uma foto tirada na Suécia, no primeiro dia da mudança da regra nesse país.
Primeiro taxímetro - revista Auto Hoje 2-11-2016
Táxi Packard – 1905
Assim que a indústria automóvel se foi desenvolvendo os táxis foram substituindo os trens. O primeiro táxi a circular no Porto iniciou a sua actividade em 8/5/1908.
Parque de táxis em Ermesinde
“Na foto pode ver-se do lado esquerdo, na paragem, um CE de bogies, série 270-277, e nas agulhas de saída da palmatória com destino ao Bolhão, um CE "Italiano", série 250-261 com um Atrelado "Fumista" série 18-20. A linha 9\\ era explorada nas horas de ponta entre o Bolhão (rua Fernandes Tomás) e Ermesinde-estação CP com carros Italianos e com atrelados de 2 eixos das séries 18-20 e 21-24; Os CE's isolados, e normalmente os de bogies a partir de 3 de Outubro de 1960 e até 16 Setembro de 1967 (ultimo dia de circulação de eléctricos na L9) faziam o serviço até à Praça como 9, e depois continuavam para Matosinhos como 1. No regresso ou terminavam na Areosa como 9\, ou em Ermesinde como 9”. Pedro Leite
O primeiro táxi com motor diesel de que nos lembramos foi o Mercedes 170D. Eram táxis de motor barulhento, ronceiro e deitavam muito fumo mal cheiroso. Tinha 38 cavalos de potência.
Quando os táxis eram todos Mercedes - 1950
1923 - foto Alvão
Palácio de Cristal – exposição automóvel de 1926
Palácio de Cristal – exposição automóvel de 1930
Palácio de Cristal – exposição automóvel de 1933
Lembrámo-nos de duas exposições de automóveis e do maravilhoso Austin Princess que me pareceu um Rolls-Royce. Foi o carro mais luxuoso produzido pela marca. Tinha motor de 3996 c.c. e foi produzido de 1947 a 1956.
Exposição de automóveis antigos –1971
Olá
ResponderEliminarNostalgia....muita !
Cumprs
Augusto
Olá Rui, Estou neste momento a produzir um video para o qual procuro imagens do Porto nos anos 30's. Como posso entrar em contacto consigo para verificar os direitos de umas datas fotos identificada acima como "Palácio de Cristal - exposição automovel 1933". Obrigada
ResponderEliminar