segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O AUTOMÓVEL - IV

6.26.9.5 - O automóvel IV - Racionamento da gasolina, Gasogéneo, Vendas de automóveis 1940/1950, Taxis Citroen, Bombas antigas




Durante a 2ª. Guerra os combustíveis foram racionados e os automóveis particulares pouco podiam circular. Houve também uma dada altura em que num dia andavam os carros pares e no outro os impares. Dado não haver importação a frota tornou-se mais velha e caduca. 
Pelas senhas acima podemos concluir que havia quem tivesse a regalia de poder circular muito, como o António Rocha Soares que lhe foi passada uma senha suplementar de 100 litros de gasolina utilizável entre 6 e 14/5/1945. 
Os médicos estavam autorizados a circular todos os dias.


Da revista Auto Hoje, nº. 1306 de 26/11/2014


Por força deste racionamento houve quem montasse um gasogénio pois assim poderia circular todos os dias. Recordo-me bem do Plymouth de meu avô (parecido com a foto acima). Era extremamente incómodo e lento. O “chauffeur” chegava cerca das 6 ou 7 da manhã para o carregar de carvão e acender e só depois de muito tempo e canseira o carro podia andar. Era um aparelho muito pesado, colocado na traseira (o que desequilibrava a condução) e cheirava mal.


In Auto Hoje de 25-1-2017   


Transporte privativo de fábricas têxteis do Porto e arredores.


Transportes dos produtos fabricados pela firma Ach. Brito e Claus 


Táxis Citroen “arrastadeira” na Avenida dos Aliados frente ao Banco Aliança – pegado o Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa.


A Socony- Vacuum foi posteriormente a Mobil e hoje a Exxon-Mobil – um saudoso Fiat Topolino – em frente à Igreja de S. Nicolau.


Na Praça da Liberdade existiu uma bomba de gasolina da Shell – a câmara ainda em construção – Avenida dos Aliados ainda não terminada – a torre é da Igreja da Trindade. O selo tem o carimbo de 2/3/1930 às 14 horas.


Edfor Grand Sport de Eduardo Ferreirinha - Motor: Dianteiro, Ford V8 preparado, 3.622 cc, pistões EFI “a turbulência”; Potência (cv): 90 a 100 cv; - Vel. Máx. (km/h): 160; Peso total (kg): 970; carroçaria – 150; Preço (contos): 55 (à época). Ver texto abaixo.


Arquitecto Mário Abreu – revista Panorama – inaugurada em 1941




Ambulância da Cª. de Seguros a Mundial – 1946 – por trás vê-se a Padaria Ribeiro na Praça Guilherme Gomes Fernandes


Rali de Miramar – 1949 –  um nosso amigo disse-nos que é um Allard e tem razão pelo que vi na internet.

Allard - Wikipedia
 https://en.wikipedia.org/wiki/Allard


Bomba Shell – anos 50


Posto da Shell na Avenida do Marechal Gomes da Costa, onde metíamos habitualmente gasolina - 1955


Evolução do preço da gasolina de 1960 a 2015

Recordámo-nos da gasolina custar 2$50, pouco mais de 1 cêntimo de Euro!!! 
Quando, em 1973, a gasolina subiu de 6$70 para 7$50 foi uma corrida tal aos postos de abastecimento que se esperavam horas na fila. Houve quem fosse para lá fazer malha ou coser peúgas  até lhe chegar a vez!



Baú antigo em chapa

Rua de Gonçalo Cristóvão antes da construção do viaduto – empregados camarários almoçando. Cada um trazia de casa uma marmita ou alguém da família lha ia levar ainda quente… quem hoje aceitaria fazer uma coisa dessas? Outros tempos, outros costumes - 1950


Cordoaria – 1950

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