terça-feira, 18 de outubro de 2016

TRANSPORTES DE TODAS AS FAZENDAS POR MAR

6.25.1 – Transporte de todas as fazendas por mar

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c. 1900



Barcaças de carregamento de mercadorias da Alfândega para os barcos, e vice-versa



Foto de Emílio Biel


1906


1910


Foto de Aurélio Paz dos Reis


Foto Beleza


Escadas das padeiras


Padeiras de Avintes

Os barcos costumavam carregar para o Porto grão para moer nos moinhos do rio Febros (pequeno afluente do Douro), sobretudo trigo. Quando vinham trazer a farinha ao mercado, traziam também outros produtos para venda (a broa, feita com farinha de segunda, centeio e milho; enchidos e partes do porco salgado e fumado; peças de mobiliário e assalariados para trabalhar na cidade (pedreiros, empregados de comércio, marceneiros, guarda-soleiros, sapateiros, etc.). Estes barcos eram também empregues na pesca fluvial. Os barqueiros ou barqueiras não eram os proprietários dos barcos, mas apenas os exploravam, pagando uma renda aos seus donos. Este método de trabalho também se estendia aos moinhos, fornos, oficinas, lagares, terras, juntas de gado, gado miúdo, etc.


Antes de 1886 - ainda se encontra a Ponte D. Maria II (pênsil)


1900


Cais das pedras – carregando pedra


Ribeira de Gaia


Esperando ordem de entrada no Porto - Cantareira


4 pontes do Porto – foto de Luís Miguel Cunha – Junho de 2016

Vista aérea do Porto de Leixões

100 anos do Porto

Memórias do Porto

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