Barcaças de carregamento de mercadorias da Alfândega para os barcos, e vice-versa
Foto de Emílio Biel
1906
1910
Foto de Aurélio Paz dos Reis
Foto Beleza
Escadas das padeiras
Padeiras de Avintes
Os barcos costumavam carregar para o Porto grão para moer nos moinhos do rio Febros (pequeno afluente do Douro), sobretudo trigo. Quando vinham trazer a farinha ao mercado, traziam também outros produtos para venda (a broa, feita com farinha de segunda, centeio e milho; enchidos e partes do porco salgado e fumado; peças de mobiliário e assalariados para trabalhar na cidade (pedreiros, empregados de comércio, marceneiros, guarda-soleiros, sapateiros, etc.). Estes barcos eram também empregues na pesca fluvial. Os barqueiros ou barqueiras não eram os proprietários dos barcos, mas apenas os exploravam, pagando uma renda aos seus donos. Este método de trabalho também se estendia aos moinhos, fornos, oficinas, lagares, terras, juntas de gado, gado miúdo, etc.
Antes de 1886 - ainda se encontra a Ponte D. Maria II (pênsil)
1900
Cais das pedras – carregando pedra
Ribeira de Gaia
Esperando ordem de entrada no Porto - Cantareira
4 pontes do Porto – foto de Luís Miguel Cunha – Junho de 2016
Vista aérea do Porto de Leixões
100 anos do Porto
Memórias do Porto
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